Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nessa segunda-feira (25/03), o transporte da Banda Down Rítmica, de Campo Grande (MS) para Brasília (DF). O grupo é composto por 21 músicos, sendo pessoas com Síndrome de Down e com Autismo, na faixa etária de 15 a 45 anos. 

A aeronave C-99 do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor – transportou os integrantes para a capital federal, com o fito de participarem de uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em homenagem à Associação Juliano Varela, que, há 30 anos, presta apoio às pessoas com Síndrome de Down e Autismo.

“Decolamos de Campo Grande para Brasília para cumprir a missão de transportar passageiros especiais. Isso mostra o quanto a Força Aérea está preocupada com o bem-estar e a inclusão social e, sem dúvidas, é muito gratificante para todos os tripulantes realizar esse tipo de atividade”, disse o Comandante da aeronave C-99, Capitão Aviador David Kennedy de Sousa dos Santos.

A cofundadora da Associação, Malu Fernandes, expressou sua gratidão pelo cuidado e atenção da tripulação da FAB com todos que estavam no voo. “Comemorar os 30 anos de serviços prestados às pessoas com síndrome de Down e Autismo, dessa forma tão especial, é um momento único e a Força Aérea Brasileira deu um exemplo de inclusão social. Porque inclusão social se faz com ação e a FAB mostrou ao mundo que é possível, sim, fazer ações”, afirmou. 

“Trabalhar com uma banda exige disciplina. Logo, passei a tratá-los de igual para igual e aprendi, desde o início, muito com eles. Trabalhar com pessoas com Síndrome de Down e Autismo é inexplicável”, afirmou o Maestro da Banda Down Rítmica, Marcelo dos Santos Peres, que já acompanha o grupo há 16 anos.

Por iniciativa do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), por meio da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), uma equipe médica do Hospital Central da Aeronáutica (HCA) foi acionada para prestar apoio para a comitiva durante os deslocamentos. A Major Pediatra Edna da Fonseca e Silva, que realizou o acompanhamento juntamente com a Tenente Enfermeira Vânia Fonseca dos Santos Gavina, comentou sobre a alegria de participar dessa missão tão especial. 

"Toda a equipe se mobilizou para que adolescentes e jovens com Síndrome de Down e Autismo tivessem a melhor experiência em voo, com muito respeito, cuidado e carinho. Fomos envolvidos por um dia cheio de sorrisos, abraços e gratidão", completou.

Neste mês de março, o Hospital Central da Aeronáutica realizou diversos eventos dedicados ao seu efetivo feminino e às usuárias da instituição para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março. Sob a liderança da diretora interina, Coronel Médica Luci Alcione, as atividades foram cuidadosamente planejadas para reconhecer e homenagear as mulheres que desempenham papéis essenciais na comunidade aeronáutica.

               

O dia 08 de março, foi iniciado com um gesto caloroso, à medida que as mulheres adentravam ao refeitório, sendo recebidas com flores e música ambiente, um café da manhã especial com a diretora. O evento, intitulado "Café da Manhã com a Diretora", proporcionou um ambiente acolhedor e descontraído para que as militares compartilhassem momentos de camaradagem e celebração.

   O evento foi um grande sucesso, com lotação máxima e uma atmosfera leve de reconhecimento à mulher. A diretora iniciou o encontro com palavras que destacavam a importância e a força das mulheres, enaltecendo suas contribuições e conquistas.

 

Além do café da manhã, às 10h30, as mulheres do efetivo e as usuárias foram convidadas a participar de uma revigorante aula de yoga na Unidade de Geriatria e Gerontologia (UGG). A aula foi conduzida pela professora de yoga, Sra. Iara Lima, do Núcleo de Yoga Madhava Shanti. Sob a orientação dela, as participantes puderam desfrutar de uma experiência de relaxamento e conexão mente-corpo, promovendo o bem-estar e a saúde física e mental.

Ainda em comemoração, no dia 22 de março, com a presença da Brigadeiro Ericka Rabelo Galhardi, que ofereceu uma palestra inspiradora intitulada "Mulheres que Inspiram". O auditório da DEP (Divisão de Ensino e Pesquisa) foi lotado por militares do HCA, em sua maioria, mulheres, para ouvir sobre a história das mulheres na Força Aérea Brasileira (FAB) e testemunhar os relatos pessoais da Brigadeiro sobre sua jornada na instituição. Sua palestra foi um tributo inspirador à determinação, resiliência e conquistas das mulheres na FAB.


E para encerrar as celebrações, uma comovente missa em homenagem ao Dia da Mulher foi realizada às 11 horas do dia 22, com a participação especial da talentosa cantora lírica Bina Goldrajch. Sua participação durante e após a missa, com músicas como Ave Maria, Hallelujah, Amazing Grace, Deus de Promessas e I Say a Little Prayer, trouxe uma atmosfera de serenidade e reflexão, elevando ainda mais o espírito de comunhão e gratidão que permeou todo o evento.

Esses eventos especiais no Hospital Central da Aeronáutica não apenas celebraram a contribuição e a importância das mulheres na instituição, mas também serviram como uma oportunidade para reconhecer e valorizar seu papel fundamental em todas as esferas da sociedade.

A Coronel Luci Alcione expressou sua grande satisfação em poder proporcionar essas homenagens, demonstrando o compromisso e a valorização do papel da mulher dentro e fora da instituição.

 

 HCA realiza Formatura de turma de Residentes

  

 

No dia 7 de Fevereiro de 2024, ocorreu no Hospital Central da Aeronáutica (HCA) a formatura de mais um grupo de médicos residentes do HCA.

O evento já se tornou uma tradição desde a primeira turma iniciada em 1997. A formatura contou com a participação de 28 médicos residentes formandos, provenientes dos diversos Programas de Residência Médica oferecidos pelo HCA. Além deles, o auditório estava completamente lotado por familiares e convidados dos formandos, bem como pelo staff do hospital, compartilhando a alegria do êxito alcançado.

 

 

A cerimônia foi presidida pelo Vice-Diretor do HCA, Coronel Médico Helius Vinicius da Fonseca, acompanhado dos chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP) e coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME), Coronel Médico Antonio Augusto F. Junqueira, e pelo chefe em exercício da Divisão Médica (DMD), Major Médica Vanessa Malizia. Tanto o Coronel Helius quanto o Coronel Augusto proferiram palavras enaltecendo o Programa de Residência Médica no HCA, a competência dos preceptores e coordenadores do programa, bem como toda a equipe da DEP/COREME que contribui para o alto desempenho que os programas apresentam.

 

 

O discurso dos residentes ficou a cargo da Dra. Luiza Torres Troncoso, formanda em Oftalmologia, que não economizou palavras para elogiar o HCA e toda a equipe empenhada na formação dos especialistas. Foram discursos cheios de emoção e ao mesmo tempo descontraídos.

Convém ressaltar que o Vice-Diretor, CEL MÉD Helius, participou ativamente do evento, confirmando a ação direta e a cooperação da Direção para o bom desempenho desta atividade de grande valor que é a Residência Médica.

 

 

Ao final, houve confraternização na ante sala do auditório.

 

 

No dia 13 de dezembro, o Hospital Central da Aeronáutica (HCA), em continuação à Campanha "Dezembro Laranja" que visa a conscientização sobre o câncer de pele, realizou uma ação a fim de disseminar informação sobre os sinais de alerta para a detecção do câncer de pele e as orientações preventivas.

O Major médico Raphael Bitteti Sodré abordou em torno de 90 pacientes nas salas de espera dos ambulatórios de todas as especialidades médicas, além da fisioterapia e laboratório, alertando as pessoas sobre a importância da prevenção e detecção precoce desse tipo de câncer.

       

                                                                                   

 

Foi realizada distribuição de material informativo e amostras de filtro solar.

O Coronel Médico Alexandre de Araújo Melo, Diretor do HCA, ressaltou a importância desta ação: "Ações como essa são fundamentais para combater o câncer de pele e promover a saúde da população."

 

 

Essa abordagem proativa contribui significativamente para a conscientização e incentivo as pessoas a adotarem hábitos saudáveis de proteção solar.

 

 

Fotografias: Soldado Rodrigo.

 

HCA realiza palestra sobre Dengue para sua equipe médica e de enfermagem

 

 

No dia 21 de fevereiro, o Hospital Central da Aeronáutica (HCA) realizou uma palestra com o tema "Atualização no Manejo Clínico e Prevenção da Dengue".

Ministrada pelo Major Médico Luiggi Miguez Dantas na Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP), a palestra teve como foco principal o manejo clínico e prevenção da dengue para médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde.

Durante a aula, o Major Dantas abordou sobre a piora no cenário atual, com o aumento do número de casos, internações e óbitos, enfatizando que o manejo adequado dos pacientes com dengue diminui o risco de evolução para grave e também o risco de óbitos.

 

 

Ao final do evento, o Major ressaltou a importância de vacinas eficazes para controle dessa endemia nos próximos anos.

 

O Capitão Marcio Henrique Malta Almeida e a Tenente Pamella Luiza dos Santos Benedetto, médicos do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), publicaram o artigo "Associação entre lesão músculo esquelética, demanda operacional e exercício físico em pilotos", na Revista de Educação Física do Exército Brasileiro (Journal of Physical Education).

O trabalho é parte da produção científica do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional, na modalidade mestrado profissional, da Universidade da Força Aérea (UNIFA). A pesquisa tem como objetivo identificar os fatores que influenciam no surgimento de dores e lesões musculoesqueléticas nos pilotos da FAB a fim de propor melhorias e otimizar o desempenho operacional desses profissionais.

 

 

O estudo foi exibido também na forma de pôster durante o 21° Simpósio Internacional de Atividades Físicas no Rio de Janeiro, ocorrido em 28 de outubro de 2023. Essa apresentação proporcionou uma oportunidade valiosa para compartilhar os resultados com a comunidade científica, incentivando a discussão e a partilha de conhecimentos entre os especialistas da área.

"O trabalho do Capitão Malta e da Tenente Pamella demonstra compromisso com a área acadêmica o que alinha-se às diretrizes estabelecidas pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica no que tange ao incentivo à capacitação profissional e ao estudo científico", afirmou o Coronel Médico Alexandre de Araújo Melo, Diretor do HCA.

 

No dia 8 de dezembro, o Serviço de Urologia do Hospital Central da Aeronáutica (HCA) alcançou um marco significativo ao completar 20 procedimentos de Enucleação da Próstata com Holmium Laser (HoLEP). Esta técnica, realizada em poucos hospitais no Rio de Janeiro, é um tratamento cirúrgico eficaz para a hiperplasia da próstata, conforme destacado nos Guidelines das sociedades médicas internacionais.

A equipe de Urologia, chefiada pelo Tenente-Coronel Médico Sandro Ribeiro Gomes, demonstra um compromisso constante com a busca por tecnologias de ponta para oferecer o melhor tratamento possível aos pacientes. Além disso, as novas técnicas também contribuem para o aprendizado dos residentes em urologia. Esses profissionais em formação têm a oportunidade de aprender com esses procedimentos, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com conhecimentos atualizados e prontos para aplicar técnicas modernas no tratamento de patologias urológicas.

O Tenente Coronel Ribeiro ressalta a importância desses avanços na medicina urológica: "Estamos comprometidos em oferecer aos nossos pacientes as opções mais avançadas e eficazes de tratamento. A HoLEP é uma técnica que tem se mostrado altamente eficiente, proporcionando resultados excepcionais aos pacientes com hiperplasia prostática."

O Capitão Médico Marcio Henrique Malta Almeida buscou aprimoramento em São Paulo, adquirindo conhecimentos sobre a técnica HoLEP. Agora, ele desempenha um papel fundamental na disseminação desse conhecimento para o restante da equipe, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo e excelência clínica.

"O HCA reforça seu compromisso com a inovação, a qualidade no atendimento e a formação de profissionais capacitados, posicionando-se como referência em urologia no SISAU e proporcionando aos pacientes o acesso aos melhores tratamentos possíveis", ressaltou o Coronel Médico Alexandre de Araújo Melo.

Fim do conteúdo da página