Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

 

Confira as mensagens de reflexão enviadas pelo Coronel Capelão Milton Campos:

 

05.01.2023 - Coragem

11.01.23 - Doação

18.01.23 - Amizade

25.01.23 -Verdadeiros amigos

01.02.23 - Ato de Doar-se

O Hospital Central da Aeronáutica (HCA) realizou na manhã do dia 13/01, sua primeira formatura mensal sob direção do Coronel Médico Alexandre de Araújo Melo.

Na mesma ocasião, foram homenageados os Oficiais Superiores promovidos no BCA Nº 236, do dia 23 de dezembro de 2022:

Coronel Médica Marcia Araujo Souza

Coronel Médico Helius Vinicius Fonseca

Coronel Intendente Luis Felipe Camara Ferro

Tenente Coronel Dentista Álvaro Paula de Oliveira Neto

O Diretor do HCA, Coronel Alexandre, parabenizou os oficiais promovidos e destacou que “a promoção é um reconhecimento da FAB aos bons serviços prestados.”

A tropa foi comandada pela Major Médica Isis Lima Cavalcanti Soares que deu por encerrada a formatura após a autorização do Diretor.

 
No dia 10 de novembro foi realizado, pela primeira vez no HCA, o procedimento de dissecção endoscópica da submucosa através de colonoscopia. Essa técnica, que pode ser utilizada isoladamente ou combinada a outras modalidades de terapia endoscópica, permite a retirada de lesões malignas precoces e pré-malignas do intestino (cólon e reto).
 
 
Participaram do procedimento a Major Médica Lilian Machado Silva, chefe do Serviço de Gastroenterologia, Major Médico Felipe Leite de Figueiredo, Capitão Médica Joana Sengès Pereira Szymanski, Dra. Tchandra Andrade Gomide,  Dra. Ingrid Marques Gomes, residentes da Proctologia, Dr. Bruno Salama Herszage, residente de Anestesiologia, Suboficial SEF Wallace Monteiro Chaves, Sargento SEF Rosemary Oliveira de Andrade e Sargento SEF Riane dos Reis Junqueira.
 
O procedimento foi conduzido em cooperação com dois médicos civis, Dra. Viviane Fittipaldi e Dr. Eduardo Rachman Viegas, especialistas em Endoscopia Digestiva, que vieram ao HCA partilhar a experiência com a técnica.
 
"De forma minimamente invasiva, é possível oferecer ao paciente o tratamento adequado a essas lesões em substituição à cirurgia convencional", ressaltou a Major Lilian.
Fim do conteúdo da página