Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

 VÍDEO SOBRE NOVEMBRO AZUL

Em 2018, por iniciativa da chefia da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal, Tenente Coronel Médica Andrea Regina Dias da Costa, a equipe da Neonatologia do Hospital Central da Aeronáutica iniciou um processo de ampliação do atendimento aos recém-nascidos prematuros.

A exemplo das grandes maternidades da cidade do Rio de Janeiro, foi criado um ambulatório para acompanhamento dos bebês egressos da nossa UTI Neonatal e que apresentavam maior risco de complicações e atrasos do desenvolvimento ao longo dos primeiros anos de vida.

Desde então, a iniciativa foi crescendo, agregando mais profissionais para configurar um atendimento multidisciplinar, que conta com avaliações periódicas da fisioterapia e fonoaudiologia juntamente com a avaliação pediátrica. O trabalho multidisciplinar visa ajudar na estimulação dos recém-nascidos prematuros e identificar precocemente a necessidade de medidas terapêuticas que ajudem no seu desenvolvimento neuropsicomotor. 

"Em 2021, mesmo em meio a pandemia, o atendimento integral à saúde do recém-nascido não foi deixado de lado, e com o apoio constante da Direção do HCA, o ambulatório de Follow-up ganhou um espaço exclusivo, no 5º andar da UPE (Unidade de Pacientes Externos),  aconchegante e que permitirá a ampliação de suas atividades, maior conforto para as famílias e para os pequenos pacientes." ressaltou a Major Médica Raquel Corrêa de Abreu Telles, chefe do ambulatório de Follow-up.

 O Hospital Central da Aeronáutica inaugurou no dia 22 de setembro, no quarto andar da UPI (Unidade de Pacientes Internados), uma nova ala, que foi totalmente reformada e adaptada especialmente aos usuários da Pediatria.

 

O espaço passou por reformas na estrutura, pintura e decoração com a criação de um Posto de Enfermagem exclusivo, proporcionando melhor qualidade e conforto na intervenção ao público infantil.   

A nova estrutura conta com 10 leitos, além de uma Brinquedoteca, planejados para garantir assistência adequada, criando ambiente lúdico e acolhedor para os nossos pequenos pacientes.

O espaço chega para redimensionar a assistência médica infantil no HCA, otimizando o atendimento e ampliando a eficácia e resolutividade no atendimento ao público infantil.

Essa reestruturação engloba todos os setores que envolvem o atendimento da Pediatria, nesse mesmo período, a Odontopediatria e a Emergência Pediátrica também foram repaginadas em estrutura, recursos e decoração, proporcionando maior comodidade e bem-estar aos seus pacientes.

“O serviço de pediatria do HCA é referência de atendimento pediátrico na FAB e recebe crianças de todo o território brasileiro. Com a reestruturação possuímos um novo espaço mais humanizado, oferecendo maior qualidade no atendimento ao pequeno paciente, através do acolhimento à criança e seus familiares, fazendo com que momentos difíceis de uma internação infantil se tornem mais leves. Ver um sorriso no rostinho de uma criança não tem preço!”, enfatizou a chefe da Pediatria do HCA, Major Médica Ana Cristina Spinelli Soares dos Santos.

Foi realizado no dia 27 de agosto de 2021, o descerramento de placa no Centro de Endourologia (CEU), em homenagem ao Ex-Diretor do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), Brigadeiro Médico Paulo Roberto Mello dos Santos, em reconhecimento ao trabalho e decisiva colaboração na implantação do Serviço de Urologia no HCA.  Desta forma, passando a chamar-se Centro de Endourologia Brigadeiro Médico Paulo Roberto Mello dos Santos.

 Para acompanhar esta merecida homenagem estavam presentes autoridades, amigos e familiares, todos envolvidos por forte comoção.  Sua trajetória na Força Aérea e sobretudo no HCA demonstra seu valor imensurável para todos nós. Em concordância, a Diretora do HCA, Coronel Médica Ericka Rabello Galhardi enalteceu seu legado e parabenizou os familiares e amigos presentes.

Contamos também, com a presença do Tenente Brigadeiro do Ar R1 Paulo Roberto Borges Bastos, que proferiu algumas palavras em forma de agradecimento, admiração e respeito decorrentes de todo o processo de cuidado e acompanhamento enquanto paciente.  Outra presença que merece destaque foi a participação do Coronel Capelão Milton Campos proferindo palavras de estima, respeito e acalento aos familiares e amigos presentes.

“Uma homenagem merecida, o Brigadeiro Mello além de ter sido um grande amigo deixou um legado. Um companheiro sempre interessado no bem-estar de toda a equipe da Urologia do HCA” destacou o Tenente Coronel Médico Carlos Alberto Carvalhal Rainho, Chefe do Serviço de Urologia do HCA.

No dia 28 de setembro, a Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP) do Hospital Central da Aeronáutica (HCA) realizou um curso de Acolhimento ao Paciente.

Respeitando o distanciamento e as medidas de segurança preconizadas pelo Ministério da Saúde, o público foi de aproximadamente 70 pessoas, dentre militares e civis do corpo de efetivo do HCA. Foram desenvolvidos os seguintes temas: “Comunicação Social e Acolhimento; Aspectos Psicológicos no Acolhimento ao Paciente; Ouvidoria e o seu papel no apoio para o atendimento excelente; O papel do Núcleo de Segurança para Acolhimento e proteção do Paciente; Peculiaridades da Enfermagem no Acolhimento do Paciente na atenção primária à Saúde/CAIS; Peculiaridades do Médico no Acolhimento do Paciente na atenção primária Saúde/CAIS; O Acolhimento do Paciente durante sua internação: da chegada ao andar ao desfecho; e o Acolhimento em situações de vulnerabilidade social.”

O objetivo do Curso foi apresentar técnicas e recursos para aprimorar o atendimento dos pacientes, abordando vários assuntos desde comunicação, capacidade de lidar com as diferenças, autoconhecimento, tudo com finalidade de habilitar o efetivo do HCA, para prestar um atendimento de excelência ao usuário externo e interno.

A iniciativa da realização do Curso foi muito elogiada pela Diretora do HCA, a Coronel Médica Ericka Rabello Galhardi, que participou da Abertura da Cerimônia acompanhada da Vice-Diretora do HCA, Coronel Médica Carmem Heloisa Pereira Lima. A coordenação Geral foi realizada pelo Tenente Coronel Médico Antonio Augusto Freire Junqueira, chefe da DEP e os instrutores foram: Major Médico R1 Mário Márcio Ferreira de Souza Leal, Tenente SSO Cristiane Queiroz Leite Carvalho; Tenente PSI Renata Hilário Pereira de Macedo;  Tenente SVH Cristiane Freire de Oliveira; Tenente ADM Tatiele Valente Ribeiro Lopes; Tenente ENF Cristina Mara Ribeiro da Natividade; Tenente Médica Magda Caldas Machado Bandeira Melo; e a Tenente ENF Maria José Pessanha Maciel.

“Foi um evento muito bom, descontraído e com muita interatividade entre a plateia e os palestrantes, proporcionando uma boa formação e revisão de conceitos sobre acolhimento”, enfatizou o chefe da DEP, o Tenente Coronel Augusto.

 

CORONEL DENTISTA 

ALEX DA SILVA DURÃO - HCA

“Por necessidade, em sua origem, o Homem necessitou organizar-se em tribos para sobreviver, mas o tribalismo exagerado e estéril nada constrói. O sentimento de que só meu grupo é importante e tem a verdade, em detrimento do bem comum, sem considerar os costumes culturais, religiosos e éticos dos demais, nada agrega.

  Patriotismo é muito mais que sentimentos mesquinhos, é o desejo de somar esforços em nome da Pátria, de agregar valores que melhorem o respeito de todos por todos, que leve ao crescimento de toda a comunidade.

  Quando criança, certo dia mudou-se para nossa rua uma família protestante radical, que não admitia dança e música popular. Minha Mãe, quando observou que me aproximei do menino da família, recomendou:

“Filho, a família de seu coleguinha, por motivos religiosos, não aceita algumas coisas, vamos respeitar seus valores, para eles respeitarem também os nossos. Quando estiver com eles nada de música popular e danças”

  Em poucos anos esta família já aceitava alguns dos nossos costumes, fruto da convivência respeitosa que tivemos.

  Patriotismo é somar valores sem prejuízo do todo, é incorporar um pouco de sua tribo na tribo do seu vizinho, e um pouco da dela na sua, para que, juntos, possamos defender o bem maior, a Nação.”

 

No dia 25 de agosto, foi realizada cerimônia de Inauguração da Galeria de Destaques Profissionais. Com objetivo de reconhecer os militares e civis que, ao longo do ano de 2021, destacaram-se dentre seus pares, prestando serviço de excelência.

Os Destaques Profissionais foram:

  • Sargento SAD Taís de Oliveira Franca e Silva – Graduado Padrão;
  • Senhora Claudia Vargas Tonietto – Servidora Destaque;
  • Soldado SNE Felipe Queiroz Cremoniz Dutra - Praça Padrão.

 A Diretora do Hospital Central da Aeronáutica, a Coronel Médica, Ericka Rabello Galhardi, discursou para cada um dos Homenageados do dia. Além da Diretora, também discursaram as chefias imediatas dos Destaques profissionais, o Tenente Coronel Farmacêutico Arilson Dias, Chefe Da Divisão Farmacêutica; Tenente Coronel Dentista Maria Cláudia Brandão De Souza, Chefe da Divisão Odontológica do HCA; e o Tenente Coronel Médico Carlos Maurício Rezende Novoa, Chefe da Secretaria da Direção.

Fim do conteúdo da página