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SERVIÇO SOCIAL

Objetivos:

  • Contribuir para a viabilização e ampliação do acesso a saúde.
  • Promover ações multidisciplinares/interdisciplinares com vistas a desenvolver um trabalho em equipe que possa proporcionar atendimento ao usuário em sua integralidade.

Público alvo:

  • Usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica.

Frentes de atuação:

  • As principais atividades realizadas pelas assistentes sociais estão concentradas em dois eixos de inserção do trabalho profissional: 1) atendimento ambulatorial (atendimento individualizado e coletivo através da realização de projetos sociais) e 2) atendimento aos usuários internados e seus familiares.

 Ações e estratégias dos atendimentos do Serviço Social:

  1. AMBULATÓRIO:
  • Orientação social sobre os direitos sociais e/ou recursos da OSA e da rede socioassistencial.
  • Atendimento social ao usuário do ambulatório e seus familiares.
  • Realização de atividades socioeducativas que promovam reflexões sobre processo saúde-doença.

                 1.1 PLANEJAMENTO FAMILIAR:

  • Atendimento social às gestantes e a família durante o pré-natal com orientação e informação sobre direitos sociais.
  • Reunião de grupo junto à equipe do CAIS, com os casais inscritos no Projeto de Planejamento Familiar, para informação e reflexão sobre diferentes métodos de contracepção utilizados e documentações necessárias para os procedimentos de vasectomia e laqueadura.
  • Atendimento ao casal e elaboração de parecer social para compor avaliação da equipe multidisciplinar no Planejamento Familiar.

                1.2 SAÚDE DA PESSOA IDOSA:

  • Planejamento e organização de ações sócio-educativas com pessoas idosas na Unidade de Geriatria e Gerontologia.
  • Atendimento e acompanhamento social as pessoas idosas e seus familiares.
  • Atendimento aos pacientes crônicos em sua residência que estejam devidamente inscritos no Serviço de Atendimento Domiciliar – SAD e impossibilitados de se locomoverem até ao hospital.

                1.3 HEMODIÁLISE E REABILITAÇÃO CARDÍACA:

  • Atendimento e acompanhamento social aos doentes renais crônicos e seus familiares.
  • Atividade socioeducativa e preventiva (palestras, grupos e distribuição de folders) com apoio de equipe multidisciplinar.
  1. INTERNAÇÃO:
  • Atendimento e acompanhamento social ao paciente e sua família.
  • Orientação social sobre os direitos sociais e/ou recursos da rede socioassistencial.
  • Elaboração de parecer social a fim de colaborar com a equipe multidisciplinar da internação.

 

 Informações: 3501-3529 / 97448-5844

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