Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Conteudo do Menu Superior > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES NO LABORATÓRIO


1. Efetuar apagamento dos exames (desconto em folha) no Caixa do subsolo, antecipadamente ou no dia do exame;

2. Retirar senha junto ao balcão da Sala de Coleta, no dia do exame, a partir das 07:00h ;

3. Aguardar chamada pelo número da senha no saguão do subsolo;

4. Apresentar documento de identidade (com foto) no momento do cadastro;

5. O exame de curva glicêmica ou teste oral de tolerância de glicose deverá ser agendado.


FACILIDADES

1. A Sala de Coleta funciona de segunda a sexta-feira das 07:00 às 09:30;

2. Os resultados poderão ser retirados com a apresentação do protocolo de atendimento no balcão da Sala de Coleta, de segunda a quinta-feira, das 07:30 às 12:00 e das 13:00 às 16:00; às sextas-feiras, apenas das 07:00 às 12:00;

3. Os resultados poderão ser impressos pela internet. Observar site e senha no protocolo de atendimento;

4. As orientações para realização dos exames são fornecidas no balcão da Sala de Coleta ou pelo telefone 3501-3258.


RESULTADO DE EXAMES:

AS e Cultura de Urina

Lavar a genitália externa com água e sabão, secando-a com uma toalha limpa e seca.

Desprezar o primeiro jato sem interromper o fluxo urinário, coletar urina em volume superior à metade do frasco (frasco estéril).

A amostra preconizad

em casos de emergência isso poderá ser contrariado, respeitando às instruções 1 e 2

 
Curva glicêmica / glicemia pós prandial

Comparecer ao laboratório às 7h em jejum de 12 horas.

O paciente permanecerá de 2 a 3 horas no hospital em jejum, evitando movimentações físicas e abstendo-se de fumar.

 
Espermograma - Espermocultura / PSA - PS

Horário de coleta de 7h às 9h horas, de segunda - feira à sexta – feira.

Abstinência sexual de 5 dias e não ter sido submetido ao exame digital nos últimos 7( sete ) dias.

O material deve ser colhido na sala de coleta.* Cultura1 – Além das recomendações acima descritas o paciente deverá trazer o frasco estéril apropriado.

 
Exame de fezes - MIF

Colher 03 ( três ) ou mais amostras de fezes em dias seguidos ou alternados colocando-as no mesmo frasco de maneira que estas permaneçam submersas.

Identificar o frasco com o seu nome.

Dias de entrega: de segunda a sexta das 7h às 9h da manhã.

Não precisa conservar em geladeira.

O líquido conservante é tóxico.
 

Sangue oculto nas fezes

Entregar o material de segunda a sexta de 7h às 9h da manhã.

 
Urina de 24 horas – Clearence de Creatinina e/ou Proteinúria

Desprezar toda a primeira urina das 6 horas da manhã e só então começar a coletar todas as posteriores micções até às 6 horas da manhã do dia seguinte, conservando-as na geladeira.
 
Obs: Para o clearence de creatinina colher sangue em jejum por ocasião da entrega do material.

Como marcar uma consulta?

A marcação de consulta SEM ENCAMINHAMENTO pode ser feita:

  1. Call Center: (21) 3501-3441/3120 (Apenas para as clínicas: Oftalmologia, Ortopedia, Pediatria e CAIS);
  2. Portal Militar: fab.mil.br/sti (Apenas para as clínicas de Oftalmologia, Ortopedia e CAIS - Clínica Médica, Ginecologia e Pediatria);
  3. Presencialmente: Diretamente no próprio Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS).

 

A marcação de consulta  COM ENCAMINHAMENTO pode ser feita

  1. Call Center: (21) 3501-3441/3120 e (21) 97448-6079 (celular apenas para envio do encaminhamento);
  2. Presencialmente: Diretamente no próprio Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS).

 

A marcação de consulta ODONTOLÓGICA pode ser feita:

  1. Call Center: (21) 3501-3333 (Recepção)/3393 (Acolhimento);
  2. Portal Militar: fab.mil.br/sti (Cais Odontológico);
  3. Presencialmente: Recepção da Odonto e/ou CAIS Acolhimento.

 

 

Como fazer para obter cópia do prontuário?

O paciente deverá dirigir-se a Secretaria da SAME para preencher um formulário de solicitação de cópia de prontuário.

A SAME é responsável pela solicitação de toda e qualquer documentação médica ou de profissionais de saúde solicitadas via requerimento. São emitidos relatórios médicos, laudos médicos, além de serem fornecidas cópias de prontuários médicos.
Horário de atendimento ao público:
08h às 16h de segunda à quinta; Sexta de 8hs às 12hs.
Telefone de contato:
(21)3501-3482.
Prazos de entrega: Declarações médicas ou Relatórios Médicos - 07  a 10 dias úteis;
Cópia de prontuários: 15 dias úteis.
OBS:
Só poderão solicitar cópia do prontuário médico o próprio paciente ou seu representante legal com procuração assinada pelo próprio, específica para este fim com firma reconhecida em cartório; ou aos responsáveis por pacientes menores de idade, desde que devidamente comprovado.

Qual o horário para visitas ao CTI?

Todos os dias, das 12:00h às 12:30h.

 

 

 

Fim do conteúdo da página