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O Hospital Central da Aeronáutica realizou no dia 04 de outubro, quinta-feira, palestra sobre “Rotina de Exames em Mastologia” ministrada pela Cap Med Luciana Jandre Boechat Fontes, chefe do ambulatório de Mastologia do HCA.

A palestra teve o objetivo de orientar e conscientizar sobre a importância da prevenção. A consulta ao mastologista deve ser recorrente, pois além de prevenir o aparecimento do câncer, o médico especialista também é responsável pelo tratamento de diversas afecções como secreções, inchaços e dor a palpação.

A mastologia é uma especialidade médica de grande importância para as mulheres. Assim como o ginecologia, a obstetrícia, o profissional especialista cuida da saúde feminina e procura auxiliar as mulheres na busca pela prevenção, tratamento e cuidados com a sua saúde.

 O Hospital Central da Aeronáutica inaugurou recentemente seu Ambulatório de Cirurgia Plástica Reparadora. O serviço, composto pelos Cirurgiões Plásticos Cel R/R Marcos Aurélio Leiros da Silva e pela Ten Cel Vania da Silva e Souza, veio complementar a atividade de diversas especialidades que estão intimamente ligadas.

A cirurgia plástica reparadora tem a finalidade de, dentro do possível, reparar e/ou restabelecer a função de estruturas anatômicas que apresentem deformidade ou dano funcional causados por lesão congênita, tumoral, alteração metabólica ou secundária a cirurgia ou traumatismo. Também é importante a participação da cirurgia plástica reparadora nos casos em que, após traumatismo ou retirada cirúrgica de lesões, o fechamento primário da pele não é possível e são necessárias técnicas para a adequada cobertura de estruturas anatômicas profundas.

Além disso, o especialista da cirurgia plástica reparadora também atua no  atendimento a vítimas de queimaduras, desde a chegada na Emergência, passando pela rotina, em regime de internação, de curativos e cirurgias e, após a alta hospitalar, todo o acompanhamento cirúrgico e ambulatorial  de eventuais seqüelas destes pacientes.

A equipe da cirurgia plástica reparadora do HCA também participa dos trabalhos da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas do hospital, visando a prevenção de escaras de decúbito, e também a avaliação e determinação de condutas nas feridas complexas e de difícil cicatrização.

 

 

 

Em 25 de Setembro o Brig Med Walter Kischinhevsky, diretor do Hospital Central da Aeronáutica, recebeu o Ten Cel Alexandre Moraes Ferreira, chefe da Divisão Farmacêutica, e seu efetivo para um café da manhã em alusão ao Dia Internacional do Farmacêutico.  A data tem o objetivo de unificar a classe dos farmacêuticos mundialmente.

O farmacêutico atua em 74 atividades, todas elas regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia, seja em farmácias e drogarias, em análises clínicas, na área hospitalar, no setor público ou na área industrial. Sendo assim, o farmacêutico possui uma grande responsabilidade social.

Mais do que fornecedores de medicamentos, os farmacêuticos são prestadores de cuidados, que se esforçam para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

 

Em 08 de agosto de 2018, foi realizado no auditório do Hospital Central da Aeronáutica, o III Simpósio de Ortodontia.

Os palestrantes, alunos do Curso de Especialização em Ortodontia do Hca, discorreram sobre o tema “Gerenciando Problemas Verticais – Sobremordida”.

A conferência foi aberta pelo Vice-diretor o Cel Med Henrique Lourenço Filho e contou com a presença da Cel Dent Glauce Amaral Pinto Rubim, Diretora da Odontoclínica Santos Dumont, e da  Ten Cel Dent Maria Cláudia Brandão de Souza,  chefe da Divisão de Odontologia do HCA.

Ao final do Simpósio foi realizada uma mesa redonda onde os participantes tiveram a oportunidade de formular perguntas.

 


Em 25 de setembro de 2018 o Hospital Central da Aeronáutica promoveu uma Campanha Nacional de Combate a Prevenção de Doenças Cardiovasculares em alusão ao dia Mundial do Coração e Dia Internacional do Farmacêutico. A campanha contou com o apoio do Centro de Prevenção e Reabilitação cardíaca; Programa de Atenção farmacêutica e equipe de enfermagem. Foram disponibilizados os serviços de: aferição de pressão arterial, circunferência abdominal, índice de massa corporal (IMC), medição do colesterol total e orientação farmacêutica, nutricional e para prática de atividades físicas.

Foram atendidos 45 pacientes, destes, 20% foram do sexo masculino e 80% do sexo feminino. A maioria dos pacientes relatou ter estilo de vida sedentário, apresentando IMC elevado e medidas de circunferência abdominal acima dos valores recomendados segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde, 18% dos participantes da Campanha apresentaram Pressão arterial acima 140 x 70 mmhg e 20% encontravam-se com elevação do colesterol total.

Devido aos fatores de risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares 37 % desses pacientes foram orientados e encaminhados para acompanhamento pelo Programa de Atenção Farmacêutica, 26% foram encaminhados para avaliação médica no PASIN e 58% para acompanhamento nutricional individualizado.

 

O HCA oferece os seguintes serviços voltados para a prevenção de doenças cardiovasculares:

- Programa de Atenção Farmacêutica (PAF): direcionado aos pacientes com doenças cardiovasculares, diabéticos, e/ou pacientes polimedicados. O atendimento farmacêutico é realizado no PASIN e tem como objetivo de reduzir os problemas relacionados aos medicamentos, aumentar a adesão ao tratamento, prevenir problemas de saúde e esclarecer dúvidas sobre medicamentos. O encaminhamento para o programa pode ser realizado pelos profissionais de saúde do HCA;

- Centro de Prevenção e Reabilitação Cardíaca: visa melhorar a saúde e condições físicas do paciente e é composto por uma equipe multidisciplinar de cardiologistas, educadores físicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.

 

 

Desde o início desta semana os Setores de Emergência, Emergência Pediátrica e Emergência Obstétrica do Hospital Central da Aeronáutica estão atendendo os pacientes através do sistema do AGHUse  (Aplicativo de Gestão Hospitalar), sistema de gestão capaz de gerenciar, de maneira mais efetiva e integradora, todas as Organizações de Saúde da Aeronáutica (OSA).

Ao chegar para o atendimento de Emergência o paciente passará por uma triagem com um oficial de Enfermagem onde tem seus sinais vitais (pressão, temperatura, batimentos cardíacos, respiração e dor) aferidos e relata sua queixa principal. O oficial coloca as informações no sistema e faz a classificação de risco e prioridade de atendimento. A partir deste momento o médico já recebe as informações dos pacientes que estão aguardando.

"A Vantagem da implantação do prontuário eletrônico na emergência do HCA é que a triagem e acolhimento do paciente são feitos através de software próprio do sistema,  permitindo que haja melhor classificação de risco, gerando celeridade aos processos relacionados ao atendimento do usuário. Após acolhimento, o sistema já irá classificar o usuário e colocá-lo na tela do computador do militar que estará fazendo o atendimento, já designado uma cor que representa o risco/gravidade do quadro" enfatizou o 1º Tenente Médico Nelson Araujo Silva Filho, Adjunto da Clínica de Reumatologia.

O 1º Tenente Enfermeiro Luiz Gustavo Casanova da Veiga Martins que atua no setor de Emergência do HCA destacou também que "O ambiente se torna mais macro, tendo em vista que é possível manter um banco de dados de altíssima qualidade e detalhamento dos pacientes. Assim gerando um serviço completo e eficiente".

Cada consultório do setor de emergência encontra-se equipado com um computador e através dele o médico tem acesso a todo o histórico contido no prontuário do paciente.

Dentre as melhorias possíveis com o AGHUse está a criação de um prontuário eletrônico, com número único para todas as OSA,  o qual permite o atendimento integrado, além do histórico do paciente que fica registrado e disponível para todas as localidades que já possuam o sistema implantado.

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