Com o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas no contexto do Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM), o Chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, participou do Ciclo de Palestras sobre Direito Aeronáutico e Aeroespacial. O evento ocorreu na última segunda-feira, dia 22 de maio, nas dependências da 57ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As exposições foram mediadas pelo Presidente da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB/RJ, o Dr. Antônio José.
Foram abordados temas ligados aos aspectos normativos da aviação, à segurança operacional, à regulamentação de aeronaves, às atividades de gestão e infraestrutura e ao fluxo aéreo. Participaram do evento, além da equipe composta pelos Oficiais Superiores do CGNA, representantes da Rio Galeão, advogados e outros especialistas em Ciências Aeronáuticas.
A Seção de Instrução e Doutrina do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) finalizou, no dia 11 de maio, o primeiro Programa de Instrução e Manutenção Operacional (PIMO) destinado aos Gerentes Nacionais (GNAC). O ciclo de capacitação foi dividido em quatro turmas e, dessa forma, foi possível atingir a totalidade dos oficiais que atuam na posição operacional de Gerência Nacional do órgão.
O processo de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) foi o foco do programa que, num contexto interdisciplinar, abordou temas como a própria estrutura no Centro, as normas e os sistemas inerentes à prestação do serviço ATFM e, além disso, as utilidades vinculadas às seções de apoio operacional.
É atribuição do GNAC supervisionar a aplicação de medidas táticas de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo (medidas ATFM táticas) em toda área de responsabilidade do serviço ATFM nacional. Diante disso, é necessário que esse Gerente, quando de serviço no Salão Operacional, seja capaz de atuar com total eficiência.
“A formação continuada, proposta pela Divisão de Operações do CGNA, é de suma importância para a atuação do Gerente Nacional. A consciência situacional e a elevação do conhecimento técnico são prioridades para nossa equipe; sem esses pilares não há como participar de uma tomada de decisão colaborativa”, ressaltou o Chefe da Seção de Instrução e Doutrina, Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Fernando de Souza Armstrong.
A última turma contou com a ilustre presença do Presidente da Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER), o Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Wilson de Ávila Ferreira Penna.
O próximo PIMO está previsto para o mês de junho e será destinado aos Gerentes Nacionais de Fluxo (GNAF). A equipe de GNAF é composta por Tenentes, da Especialidade de Controle de Tráfego Aéreo, que atuam no Salão Operacional juntamente com o Gerente Nacional.
Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Fotos: Cap CTA R1 André
Visando avaliar a empregabilidade, no cenário brasileiro, das melhores práticas executadas na Europa, no que tange ao processo de gerenciamento do espaço aéreo (ASM) e à disponibilização das aerovias e rotas condicionais, por meio da automação, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) enviou, à sede da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol), na Bélgica, representantes do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).
A comitiva, que esteve presente também no Centro de Controle de Área Superior de Maastricht (MUAC), na Holanda, realizou a missão no período de 24 a 28 de abril, em cumprimento ao planejamento da PFF005 do Programa SIRIUS, que trata da implementação do conceito de Uso Flexível do Espaço Aéreo (FUA - do acrônimo Flexible Use of Airspace).
No dia 25 de abril, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) recebeu a visita dos alunos do Colégio Interamericano de Defesa (CID), instituição com sede em Washington, especializada na formação de mestres em Ciência de Defesa e Segurança Interamericana.
A Viagem Oconus faz parte do currículo e da metodologia do CID e inclui a visita a três países, na qual são apresentados aos alunos os principais aspectos da realidade política, econômica, social, militar e cultural, por meio de vários métodos e modalidades de aprendizagem.
Em visita ao Rio de Janeiro, a comitiva de 115 pessoas oriundas de 17 nacionalidades – Chile, Panamá, Argentina, Colômbia, Paraguai, El Salvador, Honduras, Canadá, Haiti, Peru, República Dominicana, Trinidad y Tobago, México, Uruguai, Guatemala, Estados Unidos e Brasil – assistiu ao brifim ministrado pelo chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento.
Em sua preleção, o Brigadeiro Luiz Ricardo destacou a missão da Força Aérea Brasileira de “manter a soberania do espaço aéreo nacional com vistas à defesa da Pátria”, e destacou as atividades realizadas pelo DECEA, sua estrutura, funcionalidades e organizações subordinadas.
De forma didática, o oficial-general explicou sobre a característica peculiar de controle e gerenciamento de tráfego aéreo no Brasil, que inclui os tráfegos civis e militares.
Outro ponto de relevância descrito foi a área de responsabilidade territorial brasileira, de 22 milhões de quilômetros quadrados - dividida em cinco regiões de informação de voo (FIR) Amazônica, Recife, Brasília, Curitiba e Atlântico, cada qual com sua área de abrangência.
Para se ter ideia de dimensões territoriais, só a área da FIR Amazônica com 5.200.000 km² equivale a 30 estados americanos – 5.286.182 Km² – ou a 32 países da Europa.
“O Brasil possui o sexto maior tráfego no mundo, a aviação regional, nacional e internacional tem grande importância para o País, o que aumenta nossa responsabilidade a cada dia”, enfatizou o Brigadeiro Luiz Ricardo.
Outra particularidade salientada foi a característica brasileira de fazer fronteira com quase todos os países da América do Sul e, através de acordos bilaterais, estar ligada a FIR de três países africanos.
O Brigadeiro Luiz Ricardo falou ainda sobre as operações militares Ágata e Ostium, explicando que a primeira faz parte do plano estratégico de fronteiras do governo federal para prevenir e reprimir a ação de criminosos na divisa do Brasil com dez países sul-americanos. Já a Ostium concentra unidades terrestres e aéreas nos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso para combater os tráfegos ilícitos da região.
Em seguida, a comitiva dirigiu-se ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), onde participou de um brifim apresentado pelo chefe da Unidade, o Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito.
Após conhecer a missão “harmonização do gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo, do espaço aéreo e das demais atividades relacionadas à navegação aérea”, e os valores do CGNA: “utilidade, credibilidade e capacidade de pronta resposta”, a comitiva seguiu em visita para o salão operacional.
O roteiro no Rio de Janeiro incluiu ainda visita ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) - que viabilizará a produção de quatro submarinos. Em Brasília, a agenda inclui diversos órgãos governamentais e, em Manaus, o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), o Comando Militar da Amazônia (CMA) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).
Do Brasil, a comitiva segue para o Panamá e a República Dominicana.
Colégio Interamericano de Defesa O CID é uma organização internacional, dirigida desde sua fundação pela Contra-Almirante Martha Herb. O atual vice-diretor é brasileiro, General de Brigada Rolemberg Ferreira da Cunha.
O Curso Superior de Defesa e Segurança Hemisférica tem duração de um ano e tem participação de oficiais das Forças Armadas brasileiras e de professores da Escola Superior de Guerra (ESG).
Após um ano como estudante, o oficial permanece na escola como assessor, com o objetivo de auxiliar no curso seguinte, contribuindo com a visão brasileira dos módulos desenvolvidos.
Este é o caso do Coronel Aviador Ary Rodrigues Bertolino, que comandou o CGNA por três anos e cursou o CID em 2016. Atualmente, assumiu posição como chefe do Departamento de Efetividade do Colégio Interamericano de Defesa.
“O grande objetivo do colégio é enfocar os aspectos de segurança e defesa de todo o hemisfério americano. Ao final do curso elaboramos um planejamento estratégico voltado para os próximos dez anos. A metodologia usada é a mesma aplicada e desenvolvida pela ESG aqui do Brasil”, explicou.
Nesta viagem, o Coronel Bertolino foi o ponto de contato do Colégio com o Ministério da Defesa e a representação brasileira na junta Interamericana de Defesa. “Organizamos uma visita onde pudéssemos mostrar toda a capacidade de planejamento, de infra-estrutura, que os alunos possam identificar perfeitamente como o nosso País se conduz no dia a dia”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista
Visando elevar os níveis de consciência situacional e de conhecimento técnico-operacional dos Gerentes Nacionais (GNAC) que concorrem à escala de serviço na posição de Gerência Nacional, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) iniciou, na última terça-feira (18/04), o Programa de Instrução e Manutenção Operacional (PIMO).
O serviço de GNAC é exercido por Oficiais Superiores e Intermediários do QOAV e QOECTA, e também por Oficiais Intermediários do QOEA CTA, pertencentes ao efetivo do DECEA e das unidades subordinadas. Eles são responsáveis pela supervisão da aplicação de medidas táticas de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo (medidas ATFM táticas) em toda área de responsabilidade do serviço ATFM nacional.
Esse treinamento, no contexto da capacitação continuada e destinado, exclusivamente, aos GNAC, faz parte das diretrizes de Comando do órgão. “O que se espera, de forma doutrinária, é a atualização quanto às normas vigentes e aos procedimentos que orientam as ações a serem tomadas pelos Gerentes durante o serviço no Salão Operacional”, ressalta o Chefe do CGNA, Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito.
Além das rotinas e ocorrências que envolvem as atividades ATFM do Salão Operacional, são abordados outros temas imprescindíveis que, ministrados de maneira interdisciplinar, formam o seguinte conteúdo programático:
- Estrutura do CGNA;
- Normas (ICA 100-22/NOGEF);
- Sistemas (SIGMA/TATIC FLOW);
- Unidades de Gerenciamento (ASMU/MOSU);
- Seções de Apoio (AIS/PLCO/AGR)
A coordenação do PIMO é feita pela Seção de Instrução e Doutrina, que dividiu o programa em quatro turmas (18/04 a 20/04, 25/04 a 27/04; 02/05 a 04/05; 09/05 a 11/05). O objetivo do Centro é capacitar, até o próximo mês, todos os Oficiais que concorrem à escala operacional de GNAC.
Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Fotos: Cap CTA R1 André
No dia 10 de abril de 2017, o efetivo do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) participou do treinamento sobre a utilização do portal da Rede de Unidades de Informação (REUNI) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O projeto tem a finalidade de integrar as Organizações Militares do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), em prol do compartilhamento de produtos e serviços oferecidos por cada elo, com tratamento padronizado e sistêmico no que tange à gestão documental.
No decorrer da instrução, a chefe da Seção de Biblioteca (SBI) do DECEA e componente do comitê gestor do REUNI, 1º Ten Laura Fischer, apresentou um vídeo aos membros do CGNA e demonstrou como será o acesso à informação em meados de 2020, e ressaltou a imprescindibilidade do sistema, em virtude do avanço tecnológico.
“O compartilhamento de um conteúdo é a melhor medida a ser tomada para se evitar a perda de dados e informações. Cada integrante de uma organização traz consigo um precioso volume de conhecimentos, a interação é de suma importância”, ressaltou a Ten Laura Fisher.
Além do pleno uso das ferramentas constantes no portal, o acesso remoto dos contéudos digitais poderá ser feito na íntegra. Dentre tantos suportes informacionais existentes, destacam-se as legislações e publicações técnicas vigentes, bem como mapas e cartas aeronáuticas, livros, artigos, revistas e anuários estatísticos. Os materiais voltados para o apoio ao ensino e à pesquisa serão de grande relevância.
As consultas ao acervo das bibliotecas ou unidades de informação podem ser realizadas pela internet, no endereço http://biblioteca.decea.gov.br ou por dispositivo móvel, acessando http://biblioteca.decea.gov.br/mobile.
Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Foto: 2S QSS SIN Roberta
Ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, de 4 a 7 de abril, a mais importante feira de Defesa e Segurança da América Latina. A LAAD Defence & Security reuniu fornecedores e fabricantes do que há de mais novo no que tange à tecnologia voltada para as Forças Armadas e de Segurança. Além de equipamentos, embarcações e aeronaves, a feira contou com a presença de grandes organizações internacionais.
O público-alvo do evento, que somou mais de 80 países, foi composto por Delegações Oficiais, Oficiais-Generais, Autoridades Policiais e das Forças Armadas, Embaixadores, Executivos da indústria de Defesa e Segurança, membros das Forças Especiais e, dentre outros visitantes, a Imprensa especializada.
Uma equipe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) pôde acompanhar a exibição e conhecer não só os produtos de cunho bélico, mas sistemas e projetos estratégicos nacionais e estrangeiros. Uma das atrações que mais chamaram a atenção de quem passou pela feira foi o Gripen NG, novo avião de combate da Força Aérea Brasileira (FAB).
O estande da FAB apresentou suas diversas potencialidades, em especial a nova ferramenta utilizada na atividade de Controle de Tráfego Aéreo (ATC), o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO), desenvolvido pela Atech do grupo EMBRAER. O SAGITARIO já está em pleno funcionamento e, em substituição ao sistema X-4000, permite que o Controlador de Tráfego Aéreo (ATCO) atue de maneira objetiva e com mais segurança na tomada de decisão.
“Ter acesso a uma exposição como esta é uma oportunidade única, muitos assuntos são restritos aos profissionais da área. Conhecer as inovações é de suma importância para nós do CGNA, pois o tráfego aéreo tende a acompanhar o avanço tecnológico no tocante à aviação”, ratificou a Segundo-Tenente Carolina Marques Portilho, Adjunto à Chefia da Seção de Estatística do Centro.
Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Foto: 2S BFT Batista
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