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O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA – Federal Aviation Administration) assinaram, nesta terça-feira (28/03), um anexo ao memorando de cooperação técnica.

O diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino – acompanhado do chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento e demais oficiais  – recebeu, em sua organização no Rio de Janeiro, a vice-administradora da FAA, Victoria Wassmer, para a assinatura do documento.

 

Estiveram presentes também o gerente da Divisão Flight Standards, Robert Ruiz; o diretor Executivo de Assuntos Internacionais, Carey Fagan; o diretor de Assuntos do Hemisfério Sul, Christopher Barks; a diretora de Sistemas NextGen, Michele Merkle; o especialista da FAA no Brasil, João Silva; o representante da FAA no Brasil, Paul Friedman.

O Anexo 1 ao Memorando de Cooperação (MoC) NAT-I-4016, assinado em 2015, estabelece os termos e as condições de cooperação entre o DECEA e a FAA a fim de realizar pesquisas e análises de dados coletados dos distúrbios ionosféricos, que ocorrem sobre o território brasileiro e seu efeito no desempenho dos Sistemas de Aumentação Baseado em Solo, o GBAS, do inglês “Ground-Based Augmentation System”.

A FAA disponibilizará uma equipe de especialistas com experiência em navegação por satélite, coleta e análise de dados ionosféricos, teste, avaliação e validação de dados para realizar viagens ao Brasil entre 2017 e 2021.

Entre as ações, estão as de verificação e manutenção do monitor de performance baseado em solo da FAA, além da reposição de componentes em caso de eventual falha, discussão e revisão do modelo de risco ionosférico, análises do sistema Honeywell SLS-4000 instalado e  testes em voo.

A vice-administradora da FAA destacou o contínuo interesse em avançar na modernização de um sistema de controle de tráfego aéreo harmonizado e avaliou a parceria FAA e DECEA: “Esse acordo vai facilitar um estudo conjunto entre Brasil e os Estados Unidos na implementação do GBAS em latitudes do Hemisfério Sul”.

Para o Tenente-Brigadeiro Aquino, esse acordo de cooperação entre o DECEA e a FAA é muito importante para realizar estudos, aprofundar as análises e buscar soluções para identificar possibilidades que permitam a utilização do GBAS no Brasil.

GBAS – É um sistema de aproximação e pouso de precisão, projetado para atender as categorias I, II e III, que propicia correção de sinais do Sistema Global de Navegação por Satélites (GNSS), atendendo aos usuários de forma similar ao Sistema de Pouso por Instrumentos Convencionais, o ILS, mas com a vantagem de possuir custo menor de implantação e manutenção.

A delegação da FAA também visitou as instalações do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao DECEA, quando o Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, chefe da Unidade, explicou a importância de cada um dos setores para assegurar o balanceamento entre a capacidade de atendimento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a demanda dos movimentos aéreos do País.

O chefe da Subseção de Capacidade de Setor Aéreo da Unidade de Gerenciamento do Espaço Aéreo (ASMU) do CGNA, Tenente Joaquim Tavares Lobo Júnior, apresentou o funcionamento do Salão Operacional, onde são monitorados todos os movimentos aéreos do País 24 horas por dia, mantendo ininterruptamente a prestação do serviço de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA

No dia 22 de fevereiro, nas dependências do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), foi iniciado o treinamento acerca do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA), tendo como público-alvo os membros da Central de Plano de Voo Apresentado (CPVA).

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O SIGMA apresenta uma série de ferramentas no tocante ao preenchimento dos planos de voo e ao gerenciamento destes pelos setores responsáveis. O detalhamento das informações permite que, por meio de uma maneira inovadora de preenchimento desses planos, os erros sejam minimizados significativamente. A finalidade é impedir que qualquer tipo de incompatibilidade afete a realização de um voo.

A instrução, supervisionada pelo Chefe da CPVA, Segundo-Tenente Especialista em Informações Aeronáuticas Sergio Roberto Oliveira Fonseca, objetivou o aprimoramento do nível de conhecimento dos membros do setor, em prol do suporte eficiente às Salas AIS e Centrais AIS.

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De acordo com o planejamento prévio, o treinamento será contínuo, como forma de capacitação permanente. “As instruções teóricas, juntamente com a prática do dia-a-dia, servirão para manter o nível de consciência situacional da equipe elevado”, afirma o Tenente Fonseca.

Inicialmente, foram demonstrados os módulos e componentes do sistema bem como suas relações com as designações dos perfis. A próxima instrução abarcará uma dinâmica envolvendo a utilização desses componentes e uma menção sobre as validações sintáticas e semânticas que serão realizadas junto aos planos de voo.

“O suporte deve ser garantido, sobretudo, aos Gerentes de Fluxo e aos Gerentes Regionais que exercem suas atividades no Salão Operacional do CGNA”, ratifica o Primeiro-Sargento especialista em Informações Aeronáuticas Jader Pinheiro de Oliveira, membro da Divisão Operacional do Centro.

Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Foto: Sd SSG Galino

No dia 23 de janeiro, nas dependências do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), foi realizado o primeiro encontro do novo Chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, com todo o efetivo da Organização.

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O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) iniciou, nesta quarta-feira, um ciclo de palestras sobre as Telecomunicações Aeronáuticas e contou com a participação do Gerente de Empreendimento do Programa SIRIUS (PFF010), Coronel Especialista em Comunicações Francisco Almeida da Silva, como palestrante. No sentido de aprimorar o nível de conhecimento dos membros da unidade, a instrução objetivou a elevação da capacitação e da consciência situacional. O evento ocorreu no auditório do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

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Foi realizada, na manhã do dia 19 de janeiro, a passagem de chefia do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). O Coronel Aviador Luiz Roberto Barbosa Medeiros deixou a função após, aproximadamente, dois anos à frente do CGNA, período no qual, entre outras atividades, destacou-se o planejamento e execução da operação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. “O Coronel Medeiros realizou um trabalho excepcional para o transporte aéreo. O CGNA se tornou um marco e é um elemento fundamental para gerenciar o fluxo de tráfego aéreo no Brasil. Durante os Jogos Olímpicos, o Brasil se tornou um palco de observação em todos os segmentos, e o Coronel Medeiros e sua equipe se dedicaram integralmente a esse desafio. O DECEA só tem a agradecer”, afirmou o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino. 


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Foi realizada no dia 26 de janeiro, no âmbito do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), uma força-tarefa envolvendo todo o efetivo, juntamente com o novo Chefe, Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito. As atividades foram baseadas nos conceitos do Programa 5S de Qualidade, filosofia japonesa de trabalho que objetiva superar hábitos desnecessários em uma instituição. 

 

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ENTENDA POR QUÊ!

As constantes transformações da atualidade têm impelido as instituições à racionalização de suas atividades, simplificação dos processos e busca da eficácia e da eficiência.

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