A Seção de Instrução e Doutrina do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) finalizou, no dia 11 de maio, o primeiro Programa de Instrução e Manutenção Operacional (PIMO) destinado aos Gerentes Nacionais (GNAC). O ciclo de capacitação foi dividido em quatro turmas e, dessa forma, foi possível atingir a totalidade dos oficiais que atuam na posição operacional de Gerência Nacional do órgão.
O processo de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) foi o foco do programa que, num contexto interdisciplinar, abordou temas como a própria estrutura no Centro, as normas e os sistemas inerentes à prestação do serviço ATFM e, além disso, as utilidades vinculadas às seções de apoio operacional.
É atribuição do GNAC supervisionar a aplicação de medidas táticas de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo (medidas ATFM táticas) em toda área de responsabilidade do serviço ATFM nacional. Diante disso, é necessário que esse Gerente, quando de serviço no Salão Operacional, seja capaz de atuar com total eficiência.
“A formação continuada, proposta pela Divisão de Operações do CGNA, é de suma importância para a atuação do Gerente Nacional. A consciência situacional e a elevação do conhecimento técnico são prioridades para nossa equipe; sem esses pilares não há como participar de uma tomada de decisão colaborativa”, ressaltou o Chefe da Seção de Instrução e Doutrina, Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Fernando de Souza Armstrong.
A última turma contou com a ilustre presença do Presidente da Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER), o Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Wilson de Ávila Ferreira Penna.
O próximo PIMO está previsto para o mês de junho e será destinado aos Gerentes Nacionais de Fluxo (GNAF). A equipe de GNAF é composta por Tenentes, da Especialidade de Controle de Tráfego Aéreo, que atuam no Salão Operacional juntamente com o Gerente Nacional.
Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Fotos: Cap CTA R1 André
Redes Sociais