Ocorreu nos dias 17 e 18 de outubro, nas dependências do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), a 5ª Reunião do Grupo de Implementação Regional da Rede de Intercâmbio de Informações sobre ATFM para as Américas (CADENA). A comissão de implementação é coordenada pela Organização Civil de Serviços de Navegação Aérea (CANSO).
Os membros da equipe foram recepcionados pelo Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo do Nascimento e, após conhecerem a estrutura, um pouco da rotina e as atividades realizadas pelo DECEA e por suas unidades subordinadas, seguiram para o CGNA.
Dentre os objetivos do evento, destacaram-se a definição do futuro da CADENA para os próximos 3 anos, a compreensão sobre o Gerenciamento das Informações do Sistema (SWIM) e o aprimoramento de ferramentas para uma melhor prestação do serviço de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM).
Estiveram presentes representantes da Federal Aviation Administration (FAA), Empresa Argentina de Navegação Aérea (EANA) e do Instituto Dominicano de Aviação Civil (IDAC). Além dos componentes estrangeiros, participaram do encontro o Capitão José Airton Patrício, Tenente Joaquim Tavares Lobo Júnior e os Sargentos Christian Mills e José Maurício da Conceição Rocha, especialistas em Controle de Tráfego Aéreo e pertencentes ao efetivo do CGNA.
"O Grupo de Implementação Regional CADENA vem realizando um excelente trabalho. Conforme relato do Sr. Joe Hof, representante da FAA, nenhum grupo avançou tanto, e tão rápido, na implementação de uma rede de troca de informações ATFM. O CGNA, além de representar o DECEA, é uma referência na Região da América do Sul”, ressaltou o Sgt C Rocha.
O grupo CADENA foi instituído no ano de 2016 e desde então tem contado com a participação do CGNA.
Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Fotos: 2S QSS SIN Roberta
Com a finalidade de agregar conhecimentos no que concerne ao aprimoramento dos recursos humanos no âmbito operacional, alunos do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD) visitaram, no dia 19 de outubro, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).
A capacitação, que está na 12ª edição, é ministrada pela Escola Superior de Guerra (ESG) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), com o objetivo de apresentar os conceitos de defesa no Estado moderno, baseados no Poder Nacional, nas Relações Internacionais, Políticas e na Gestão dos Recursos Públicos.
O curso, sediado nas instalações da FIESP - SP, ocorreu no período de 12 de setembro a 01 de novembro, sob a coordenação do Coronel de Comunicações R/1 Luiz Cláudio de Souza Gomes e contou com a participação de 38 alunos, sendo 11 Oficiais superiores das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e 27 civis pertencentes ao Departamento de Polícia Federal (DPF), Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região (TRT 2ª região), Amazônia Azul Tecnologia e Defesa S/A, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), Soluções Tecnológicas (IACIT), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Banco do Brasil.
O Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, Chefe do CGNA, deu as boas-vindas ao grupo e ministrou palestra acerca das atividades desempenhadas no órgão e sobre a concepção operacional do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Após as instruções, a equipe pôde conhecer todos os setores da Divisão de Operações (DO) e, também, acompanhar as ações desenvolvidas no Salão Operacional.
“Conhecer as instalações do Centro foi muito gratificante e enriquecedor profissionalmente. Depois que conhecemos o trabalho de vocês na prática, percebemos que o transporte aéreo funciona de forma eficaz e segura”, ressaltou o agente administrativo Fábio Pontes Santos, do Tribunal Regional do Trabalho.
Além das atividades realizadas no CGNA, a turma visitou o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e o Instituto de Pesquisa da Marinha (IPqM).
Texto e Fotos: 2S QSS SIN Roberta
Por meio do Programa Anual de Emprego dos Laboratórios de Simulação (PAELS), o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) participou, no período de 14 de agosto a 06 de outubro, do planejamento para a implementação da Navegação Baseada em Performance na Região Sul do país (Projeto PBN-Sul). A reestruturação foi realizada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), sob a coordenação da Divisão de Operações do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA).
O Projeto PBN-Sul propõe melhorias para o usuário do espaço aéreo, tais quais o encurtamento das trajetórias, reduzindo o tempo de translado das aeronaves, um menor consumo de combustível e a otimização dos gastos relativos aos voos.
Outro benefício, com a implantação do projeto, é a diminuição de poluentes no espaço aéreo e o Brasil, como signatário da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), acaba exercendo seu papel junto aos organismos reguladores. O gerenciamento das operações aéreas deve caminhar ao encontro da Resolução aprovada pela OACI que apresenta essas diretrizes. No que tange à sustentabilidade, o que se espera é a redução do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
Visando o preparo dos Gerentes de Fluxo e Controladores de Tráfego Aéreo para o início das operações, que se deu no dia 12 de outubro, a Divisão de Operações do CGNA enviou duas equipes, coordenadas pelo Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo José Airton Patrício, para o Laboratório de Simulação (LABSIM) do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), com a incumbência de acompanhar o fluxo de aeronaves durante os exercícios propostos e calcular in loco a capacidade dos setores de espaço aéreo diante da nova circulação.
"Nossa presença no ambiente de simulação representa não só a efetivação de uma atividade de gerenciamento, mas também uma forma de demonstrar que estamos todos juntos e que, sobretudo, não há outro resultado esperado que não seja o de uma operação segura e com fluidez", afirmou o Capitão Patrício.
No tocante ao Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM), os membros do CGNA puderam avaliar os possíveis impactos oriundos da mudança, bem como as consequências da aplicação de medidas ATFM em prol de um melhor sequenciamento de aeronaves. Quanto ao Gerenciamento do Espaço Aéreo (ASM), os especialistas deram ênfase ao controle efetivo do tempo de comunicação entre o piloto e o órgão de controle, da quantidade de aviões e do tempo de permanência desses tráfegos nos setores.
“A medida da capacidade, no período de treinamento, proporcionou a possibilidade de gerar novos parâmetros para algumas porções do espaço aéreo. Como estamos falando em reestruturação, não há como deixar de fazer tais medições. A atuação do CGNA, junto ao PBN-Sul, foi imprescindível”, ressaltou o Primeiro-Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Joaquim Tavares Lobo Júnior.
A Circular de Informações Aeronáuticas (AIC N 31/2017) apresenta todas as especificidades referentes à nova circulação aérea nas áreas terminais de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, bem como as mudanças nas Regiões de Informação de Voo (FIR) de Brasília e Curitiba. Por meio do link AIS Web, constante no site do DECEA, as cartas de rotas atualizadas e os novos procedimentos e poderão ser consultados.
A responsabilidade do Comando da Aeronáutica pelo controle dos voos no espaço aéreo brasileiro é inerente a 22 milhões de quilômetros quadrados, a chamada Dimensão 22.
A implementação do PBN-Sul, demonstra, acima de tudo, o cumprimento das normas e o vínculo do Estado brasileiro ao que é preconizado pelas autoridades internacionais.
Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Na última quinta-feira, dia 14 de setembro, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) recebeu Controladores de Tráfego Aéreo (ATCO), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - INFRAERO, pertencentes à Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) de Jacarepaguá - TAJR. A visita objetivou o aprofundamento no que tange às normas inerentes ao Serviço de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (Serviço ATFM).
As EPTA têm por finalidade a prestação dos serviços de Controle de Tráfego Aéreo, por meio dos Controles de Aproximação (APP) e das Torres de Controle de Aeródromo (TWR), dos Serviços de Informação de Voo, de Informação de Voo de Aeródromo (AFIS) e de Alerta; bem como o apoio à navegação aérea e às operações de pouso e de decolagem em plataformas marítimas.
Os Controladores da INFRAERO, também conhecidos como Profissionais de Tráfego Aéreo (PTA), sob a coordenação da Gerente da TAJR, Andrea de Araujo Cavalcanti, foram recebidos pelo Chefe da Divisão Técnica do CGNA, o Tenente-Coronel Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante, que deu as boas-vindas e enfatizou a importância da visita. Logo após, o Segundo-Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Araujo da Silva ministrou instrução sobre a missão da organização, as atividades regimentais, o ciclo ATFM e o processo de Tomada de Decisão Colaborativa (CDM).
No contexto da normatização e das rotinas operacionais, o Chefe do Centro de Operações Táticas e Tomada de Decisões Colaborativas (COTDC), Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Alexandre Rodrigues de Brito, palestrou acerca das atividades realizadas junto ao Salão Operacional, pontuando os principais tópicos da Instrução do Comando da Aeronáutica que estabelece o Serviço ATFM (ICA 100-22).
Após as palestras, todos foram levados até o Salão Operacional e lá puderam observar as ações provenientes de um CDM, em tempo real. “A interação entre os órgãos é o início de qualquer trabalho conjunto. Temos uma imensa satisfação em acompanhar de perto o gerenciamento das operações. O CGNA se apresenta muito além das nossas expectativas”, ressaltou a Coordenadora de Segurança Operacional da TAJR, Bárbara Sbruzzi Martignoni.
“Como Gerente de Fluxo, ratifico a imprescindibilidade de termos essa interação. Assim como, para eles, há um ganho no tocante ao contato com as normas e procedimentos vigentes; para nós, é de grande valia conhecer o cenário operacional no qual eles atuam”, ressalta o Capitão Brito.
Há a previsão de palestras futuras envolvendo a concepção ATFM do Centro. Vislumbra-se que, com isso, não só os membros da INFRAERO se familiarizem, mas também outras entidades civis e militares.
Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Foto: S2 SSG Edvaldo
O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) recebeu, na última terça-feira (22), os alunos do Curso Avançado de Aviação, organizado pelo Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx). A visita é parte integrante da capacitação e tem como objetivo o aprimoramento dos conhecimentos especializados no tocante às operações aéreas.
O curso de formação, que ocorre no período de 28 de julho a 27 de outubro, é considerado o de mais alto nível ministrado nos bancos escolares do CIAvEx e visa habilitar os Oficiais de carreira, possuidores do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e dos Cursos de Piloto de Combate ou de Gerente de Aviação, para o desempenho das funções de Oficial de Ligação da Aviação do Exército e de Comandante de Unidade Aérea. Os componentes da turma são oriundos das unidades de Campo Grande (MS), Manaus (AM) e Taubaté (SP).
A equipe, composta por Pilotos de Helicóptero e Gerentes de Manutenção, sob a coordenação do Major de Infantaria Marcelo Bailone Álvares Leite, foi recepcionada pelo Segundo-Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Araujo da Silva, que palestrou acerca da metodologia de Tomada de Decisão Colaborativa (CDM) praticada no Centro e sobre o processo de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (Ciclo ATFM).
O Chefe do Centro, Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, deu as boas-vindas ao grupamento e ressaltou algumas atividades desempenhadas pelo Órgão. A concepção Operacional do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) bem como a atuação do CGNA junto aos Grandes Eventos foram explanadas pelo Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Fernando de Souza Armstrong.
Após as instruções, a comitiva pôde conhecer todas os setores da Divisão de Operações (DO) e, também, acompanhar as atividades desenvolvidas no Salão Operacional.
“Conhecer o CGNA foi, além de um engrandecimento profissional, uma grande satisfação para nós da Aviação do Exército. Não imaginávamos quão eficientes eram os sistemas operacionais que estruturam o gerenciamento da navegação aérea. É surpreendente o que estes especialistas fazem enquanto voamos”, salientou o Tenente-Coronel de Infantaria Charles Pires.
Além das atividades realizadas no CGNA, a turma visitou o Primeiro Esquadrão do Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC) e o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCA).
Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Fotos: S2 SSG Edvaldo
Com o objetivo de ampliar os conhecimentos no que tange à cultura geral e militar, aplicáveis às funções dos Oficiais Superiores, na última quarta-feira, dia 16 de agosto, alunos estrangeiros do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), visitaram o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).
A capacitação, que ocorre no período de 13 de fevereiro a 08 de dezembro do corrente ano, é uma iniciativa da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) que, com vistas ao cumprimento do planejamento estratégico da Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), no tocante aos cursos de carreira, se baseia na premissa do ensino continuado. A comitiva, composta por representantes da África do Sul, República Dominicana, Argentina, Moçambique, Coréia do Sul, El Salvador e, também, dos Estados Unidos da América, foi recebida pelo Chefe da Seção de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFMU), Major Aviador Fábio da Silva Santos.
Os alunos, sob a coordenação do Adjunto à Chefia de Cursos da ECEMAR, Tenente-Coronel Aviador Cândido Fernando Azevedo da Silva, receberam uma instrução, ministrada pelo Segundo-Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Araujo da Silva, acerca da missão e filosofia do Centro, bem como sua estrutura organizacional, o ciclo ATFM, as atividades realizadas no Salão Operacional e, por fim, a metodologia de Tomada de Decisão Colaborativa praticada no órgão.
Após a aula expositiva, a equipe foi levada até o Salão Operacional, onde puderam acompanhar as operações em tempo real.
“Receber em nossa Organização membros das nações amigas, mais especificamente aqueles que atuam na Aviação, acima de tudo, é uma honra para nós. Conhecer as ações executadas pelo Centro é de suma importância para os que vêm em busca de uma capacitação no âmbito da FAB. Nosso intuito é, além de divulgar nossas atividades regimentais, colaborar para o desenvolvimento de pesquisas e programas de formação continuada", salientou o Major Fábio.
Como parte da atividade prevista para o dia, após a visita ao CGNA, os componentes da turma seguiram para o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).
Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Foto: S2 SSG Edvaldo
Na última quarta-feira, dia 26 de julho, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) recebeu a 4ª edição do Programa INTEGRAR, que tem como finalidade proporcionar melhor adaptabilidade ao indivíduo, no tocante aos novos desafios em sua realidade profissional. Além dos egressos de cursos de formação, compõem a equipe militares transferidos de outras Organizações.
A programação incluiu palestras relacionadas à rotina do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e, num contexto interdisciplinar, a matérias como segurança do trabalho, ética, assistência social, educação financeira e assuntos sigilosos, seguidas de visitas ao Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL).
Ao chegarem no CGNA, os participantes foram recepcionados pelo Chefe da Seção de Comunicação Social (SCOM), Segundo-Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Araujo da Silva. Os militares conheceram de perto as repartições administrativas do Centro e, ao final, observaram em tempo real o gerenciamento de tráfego aéreo, no Salão Operacional.
“Para os que visitam unidades operacionais como o ICA, GEIV e DTCEA-GL, é de suma importância conhecer o CGNA. Essa Organização presta um serviço ímpar à sociedade e reúne profissionais de diversas especialidades. Isso é muito motivador para o nosso programa”, salientou a Segundo-Tenente QOCON SSO Simone Pereira Rocha.
Como parte integrante do projeto, esta edição contou com um tema inovador, qual seja o das Possibilidades de Ascensão na FAB, ministrado no auditório do Subdepartamento de Operações do DECEA, pelo Tenente Eduardo Silva. O objetivo foi apresentar as formas de ingresso bem como as oportunidades de promoção funcional existentes na própria Instituição.
“Há uma grande vantagem em se obter as informações certas acerca das possibilidades de ascensão no âmbito da FAB, isso pode definir o futuro de cada um de nós. O que devemos buscar é o aprimoramento da Força e também pessoal”, ressaltou a chefe da Seção de Serviço Social do DECEA, Primeiro-Tenente QCOA ASS Fernanda Rodrigues.
Outras informações sobre o programa e a iniciativa do DECEA podem ser acessadas na Intraer, por meio do link http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4286
Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Foto: 2S QSS SIN Roberta
Redes Sociais