Como etapa do Curso de Formação de Sargentos (CFS), visando o exercício da prática profissional, 27 alunos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), das especialidades de Meteorologia (BMT) e Serviço de Informações Aeronáuticas (AIS), realizaram Estágio Supervisionado nas dependências do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).
O treinamento, que ocorreu no período de 02 a 25 de maio, proporcionou, além de uma adaptação social e psicológica, a ambientação no que tange ao contexto das operações aéreas. A carga horária, totalizando 160 tempos, é um requisito para que o egresso do curso de formação faça jus ao título (reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC) de Técnico na área.
Os discentes, recepcionados no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), pelo chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, foram instruídos quanto à estrutura do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e à aplicabilidade de suas especialidades. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do DECEA e unidades subordinadas.
No CGNA, os 16 estagiários de AIS atuaram na Central de Plano de Voo Repetitivo (CPVR), Central de Plano de Voo Apresentado (CPVA) e Central AIS. Além disso, cumpriram parte do estágio no Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e no Centro de Informação Aeronáutica do Rio de Janeiro (CAIS-RJ), localizado no Galeão.
“Após o CFS, esses profissionais exercerão suas atividades em locais diversos. Devem, portanto, ter uma noção da amplitude do serviço prestado aos usuários da aviação civil e militar. O estágio no Rio de Janeiro foi um ganho para a formação desses especialistas”, afirmou o Primeiro-Tenente Rui Fernandes de Carvalho, membro da Seção de Planejamento de Informação Aeronáutica do DECEA.
Os 11 alunos de Meteorologia puderam observar a posição Radar e atuaram como Auxiliares de Previsor Meteorológico no Salão Operacional do CGNA. Realizaram, ainda, estágio na Estação Meteorológica de Superfície (EMS) do Santos Dumont, na Estação Meteorológica de Altitude (EMA) e no Centro Meteorológico Militar (CMM) do Galeão.
O serviço prestado pelo CGNA, mais especificamente o de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM), é um processo que, necessariamente, requer fontes confiáveis acerca das previsões meteorológicas e informações aeronáuticas. As falhas, nesse sentido, podem impactar severamente o planejamento e a execução das operações.
“As especialidades de BMT e AIS são fundamentais para que o CGNA cumpra sua missão. Os dados meteorológicos e as informações aeronáuticas são analisadas, diuturnamente, em prol de um planejamento estratégico eficiente. O processo ATFM não completaria um ciclo virtuoso se não tivéssemos esses profissionais alimentando a tomada de decisão”, ressaltou o Chefe do CGNA, Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito.
A formatura dos novos Sargentos da FAB está prevista para o dia 23 de junho.
Texto/Fotos: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Redes Sociais