Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

SOLENIDADE DE ABERTURA

 

No dia 24 de julho de 2006, no salão nobre do Clube de Aeronáutica, Rio de Janeiro, aconteceu a solenidade de abertura do X Congresso Internacional de História Aeronautica e Aeroespacial - FIDEHAE.

Presentes ao evento se encontravam, o Exmo Sr Ten.-Brig. do ar OCTÁVIO JÚLIO MOREIRA LIMA, Diretor do INCAER, o Exmo Sr Ten.- Brig. do Ar IVAN MOACIR DA FROTA, Presidente do Clube de aeronáutica, e digníssimos Conselhereiros do INCAER, Exmo. Sr. Ten.-Brig do Ar SÓCRATES DA COSTA MONTEIRO, Ten.-Brig do Ar MAURO JOPSÉ MIRANDA GANDRA e Ten.-Brig do Ar CARLOS DE ALMEIDA BAPTISTA. Ao início da solenidade foi lida a mensagem do Exmo. Sr. Ten.-Brig do Ar LUIZ CARLOS DA SILVA BUENO, Comandante da Aeronáutica, saudando os representantes das nações amigas e todos os presentes.

Em seguida o Exmo. SR. Ten.-Brig do Ar MOREIRA LIMA proferiu sua mensagem de abertura dos trabalhos do Congresso, cujos textos seguem, abaixo, no seu todo.

Ao término da cerimônia de abertura do Congresso, foi lançado o livro "Eu, Santos-Dumont, Páginas Soltas de um Diário Apócrifo" de autoria do Dr. OSCAR FERNÁNDEZ BRITAL, conhecido historiador argentino e membro fundador e primeiro presidente do atual Instituto Nacional Newberiano.

 

 

 

Palavras do Comandante da Aeronáutica

 

 

Senhoras e Senhores, bom dia!

         Apraz-me apresentar às Delegações de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Honduras, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela, partícipes deste prestigioso e significativo evento, bem como aos ilustres convidados para esta Cerimônia de Abertura do X Congresso Internacional de História Aeronáutica e Aeroespacial, e que nos honram com suas presenças, os meus melhores votos de boas-vindas.
         Cumula-nos de honra e gratifica-nos, sobejamente, o fato de estarmos vivenciando este X Congresso FIDEHAE exatamente no ano em que comemoramos o Centenário do legendário vôo do 14-bis, em Paris, pelo insigne e genial inventor patrício Alberto Santos-Dumont.
         Nós, homens ligados umbilicalmente à Aviação, temos o raro privilégio de desfrutar, neste magnífico e benfazejo encontro de homens e de idéias, gratificantes momentos, ora rememorando significativos fatos históricos que marcaram indelevelmente a Aviação - desde os notáveis pioneiros até aos dias atuais -, ora expondo pensamentos inovadores e apresentando brilhantes propostas para o aperfeiçoamento de nossos futuros Congressos.
         Nenhuma atividade humana se desenvolveu com tamanha rapidez e provocou tantas mudanças comportamentais na Humanidade como a Aviação, fruto de um permanente crescendo tecnológico. Como conseqüência natural, encontra nos notáveis historiadores e pesquisadores voltados para a historiografia aeronáutica, farta matéria para pesquisa, estudo e registro.
         É nesse mister que avulta a importância de nossos Institutos Históricos e Academias, sempre direcionados e atentos à contínua observação e ao registro do que ocorre, diuturnamente, no campo das atividades aeronáuticas e aeroespaciais.
Neste X Congresso FIDEHAE, podemos vaticinar que, certamente, seremos contemplados com instigantes e criativas palestras e excelentes trabalhos da lavra de conceituados historiadores, o que, certamente, redundará na captação de precioso e rico acervo para a elevação da cultura aeronáutica de nossos Países.
         Aproveito o ensejo para parabenizar os companheiros que tiveram a feliz e brilhante idéia de criar a Federação Internacional de Estudos Aeronáuticos e Espaciais, cujo objetivo precípuo é congregar, por meio da realização destes congressos, todas as entidades, governamentais ou particulares, interessadas na pesquisa, no estudo e no registro de fatos relevantes da História Aeronáutica. Ademais, nestes significativos eventos desponta a excelente oportunidade de estreitar, ainda mais, os tradicionais laços de amizade que unem a fraterna Família Aviatória.
         Com os melhores votos de que todos tenham uma feliz e prazerosa permanência nesta cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, damos por aberto o X Congresso Internacional da FIDEHAE, desejando-lhes muitas felicidades, pleno sucesso e continuadas realizações.
         Neste momento, passo a palavra ao Diretor do INCAER, Tenente- Brigadeiro-do-Ar Octávio Júlio Moreira Lima, para as suas considerações.

 

 Ten Brig Ar Luiz Carlos da Silva Bueno
Comandante da Aeronáutica

 

 

 

 

Palavras do Diretor do INCAER

 

        Exmo Sr Ten Brig do Ar Luiz Carlos da Silva Bueno, Comandante da Aeronáutica; Exmos Srs. Oficiais-Generais; Exmos Srs. Cônsules de Países partícipes deste Congresso; Ilustríssimos Srs. Adidos Militares acreditados no Brasil e demais personalidades que nos honram com suas presenças; Prezados Congressistas,
         Desejamos, nesta oportunidade, expressar a nossa imensa satisfação em termos sido privilegiados pela honrosa escolha do Brasil como país anfitrião para acolher, planejar, organizar e materializar o X Congresso Internacional de História Aeronáutica e Espacial - FIDEHAE que, com justificado júbilo, inauguramos nesta data.
         Releva de importância, para nós brasileiros, estarmos realizando este X Congresso FIDEHAE, justamente no ano em que estamos a comemorar o Centenário do Primeiro Vôo de um aparelho mais-pesado-que-o-ar, empreendido, em 23 de outubro de 1906, por um ilustre brasileiro, Alberto Santos-Dumont, no Campo de Bagatelle, em Paris.
         Ao saudarmos as prestigiosas delegações das nações irmãs, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Honduras, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela, que nos honram com suas presenças, formulamos os melhores votos para que possam desfrutar de uma prazerosa estadia em nosso país, recebendo todo o calor humano e a fraterna amizade de seus irmãos brasileiros.
         O Congresso Internacional de História Aeronáutica e Espacial representa o fruto generoso da semente lançada em 1995, idealizada por ilustres intelectuais e destacados historiadores argentinos e chilenos. Como conseqüência dessa brilhante e feliz iniciativa foi então criada a Federação Internacional de Estudos Históricos Aeroespaciais cujos principais objetivos estabelecidos em seus estatutos são o de manter, mediante congressos periódicos, a união internacional de entidades que se dediquem a estudos e pesquisas históricas sobre atividades aeroespaciais; colaborar com organismos estatais no desenvolvimento de programas de divulgação dos resultados dos estudos e pesquisas dessas entidades; estimular a cooperação mútua entre as entidades que integram a Federação e promover o intercâmbio dos conhecimentos históricos sobre a atividade aeroespacial em todo o mundo.
         Visando atingir esses objetivos, foram realizados congressos na Argentina em 1995, no Chile em 1996, no Uruguai em 1997, no Brasil em 1998, na Espanha em 1999, no Peru em 2000, na Espanha em 2001, no Chile em 2003 e na Argentina em 2005, proporcionando a todos os participantes a oportunidade de relatarem os episódios épicos e históricos que marcaram, indelevelmente, o desenvolvimento da Aviação em seus países, contribuindo não só para a consolidação de suas nacionalidades, mas, principalmente, para uma maior e bem sucedida integração entre os povos.
         A História, fonte inesgotável de sábios ensinamentos, constitui uma das mais importantes escolas para a evolução cultural de uma sociedade, principal alicerce de uma nação, sustentáculo da organização política de um Estado.
         Dentro deste contexto, a Aeronáutica emerge como um dos mais extraordinários avanços tecnológicos nos séculos XX e XXI, tornando-se uma fundamental alavanca para o desenvolvimento econômico e cultural da humanidade. A Aviação moderna oferece imensas possibilidades, não só na rápida e eficiente circulação de riquezas, como, principalmente, abrindo extraordinárias perspectivas para um melhor conhecimento humano através do turismo interno e externo, atividade hoje reconhecida internacionalmente como uma das mais importantes dentro do setor econômico das nações.
         A literatura torna-se, por vezes, modesta em superlativos para relatar, em toda plenitude a epopéia vivida por aqueles “cavaleiros do espaço” que, no início do século passado, em proezas admiráveis, pilotando rústicas aeronaves , desbravaram imensos territórios, abrindo rotas em regiões desprovidas de qualquer infra-estrutura, superando todos os tipos de obstáculos: selvas, mares, desertos e montanhas até então considerados intransponíveis, oferecendo um magnífico exemplo de coragem, desprendimento, determinação, dedicação, traduzida em belas páginas de idealismo que serviram de inspiração às gerações futuras.
         É, pois, responsabilidade de todos nós, principalmente dos historiadores, estudiosos e pesquisadores da História Aeronáutica, através do intercâmbio com instituições congêneres - civis e militares -, a exemplo da FIDEHAE, visando incentivar um conhecimento mais abrangente dos fatos históricos, reverenciarmos os feitos heróicos daqueles abnegados pioneiros, inspirados que foram em nossos antepassados espanhóis e portugueses, através de livros, conferências, aulas, artigos e relatos, despertando nos mais jovens o sentimento da importância que eles representaram, com grande sacrifício, em benefício da Humanidade.
Conscientes desta nobre e importante missão aqui estamos reunidos para exaltar a nobreza, a altivez e o patriotismo desta plêiade de heróis que souberam escrever, com bravura indômita, memoráveis páginas, proporcionando um belo legado para a História de nossa civilização.
         Coroando esta Solenidade temos a subida honra, grata satisfação e privilégio de lhes apresentar o insigne escritor e historiador argentino, Dr. Oscar Fernández Brital, que acaba de lançar o seu segundo livro sobre Alberto Santos-Dumont, intitulado “EU, SANTOS DUMONT: PÁGINAS SOLTAS DE UM DIÁRIO APÓCRIFO”. Trata-se de um trabalho de excelente qualidade literária que, certamente, exigiu do autor aprofundada pesquisa além de percuciente análise sobre a vida e obra do ilustre inventor patrício. Honra-nos, sobremaneira, o fato de o autor ter escolhido esta Cerimônia para o lançamento deste instigante e bem elaborado compêndio que, indubitavelmente, enriquecerá as nossas bibliotecas e os nossos conhecimentos sobre Alberto Santos-Dumont, o homem que com engenho, arte e inventividade deu asas à Humanidade, tornando-se, merecidamente, o “Nume Tutelar da Aviação”.
         Sentimo-nos profundamente honrados ao sermos brindados com esta preciosidade literária que, ao ser lançada justamente nesta data, confere galardão e prestígio ao Congresso que ora se inicia.
         Antes de passar a palavra ao Dr. Oscar Fernández Brital desejo agradecer a presença de todos e aproveito o ensejo para desejar aos ilustres congressistas muitas felicidades e significativas realizações neste X Congresso FIDEHAE, um verdadeiro e benfazejo encontro de homens e de idéias.
Muito obrigado

 

Ten Brig Ar Refm Octávio Júlio Moreira Lima
Diretor do INCAER

Fim do conteúdo da página