Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Encontro no INCAER
Início do conteúdo da página

     O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.

 

 

253º ENCONTRO NO INCAER

"Concepção de Emprego de Reconhecimento Aéreo e as capacidades dos sensores do 1º/10º GAv"

 

 

Concepção de Emprego de Reconhecimento Aéreo e as capacidades dos sensores do 1º/10º GAv”, foi o tema do 253º Encontro no INCAER, realizado no dia 30 de agosto de 2107, que teve como palestrante o Major Aviador Murilo Grassi Salvatti, Adjunto da Divisão de Preparo Operacional do Comando de Preparo (COMPREP).

O Maj Salvatti nos trouxe informações relevantes sobre as grandes transformações na estrutura organizacional da Força Aérea Brasileira através do COMPREP, órgão responsável pelo planejamento e controle das atividades permanentes e rotineiras de preparo, e o seu emprego por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

“Na área operacional, a Força Aérea Brasileira vive um momento de transformação, que envolve o desenvolvimento e a aquisição de aeronaves e equipamentos bélicos, processos de modernização, planejamento baseado em capacidades, além do desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para organizar e sistematizar as atividades de preparo da FAB”, assim elucidou o Maj Salvatti.

Nesse contexto, a FAB se consolida como referência em missões de reconhecimento tático, e o 1/10º Grupo de Aviação, subordinado à ALA 4, detém a expertise no emprego do reconhecimento aéreo, fornecendo informações atualizadas produzidas através do reconhecimento visual, fotográfico, meteorológico, eletro-óptico e infravermelho, o que nos coloca em posição de destaque no cenário internacional.

 

 

 

Ao fim da palestra, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Ailton dos Santos Pohlmann, entregou diploma e lembrança do Instituto ao palestrante.

 

 

 

252º ENCONTRO NO INCAER

"O Instituto de Aplicações Operacionais (IAOP)"

 

 

No dia 26 de julho de 2017, aconteceu o 252º Encontro no INCAER, quando o Coronel Aviador José Virgílio Guedes de Avellar, Diretor do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOP), realizou uma apresentação sobre essa organização subordinada ao Comando de Preparo (COMPREP).

O Cel Avellar nos proporcionou uma interessante palestra sobre o IAOP, Instituto de referência no Brasil e no exterior, reconhecido pela excelência de sua contribuição técnico-científica aplicada às atividades operacionais, geração de conhecimento e apoio à decisão.

A unidade, também, concentra profissionais qualificados para realizar avaliações operacionais e soluções para questões nas áreas de Guerra Eletrônica, Comando e Controle e Sistemas de Armas, visando a contribuir para o adequado preparo e o correto emprego da Força Aérea Brasileira.

 

Cel Avellar em palestra no Auditório Ten Brig Deoclécio

 

Após a palestra, houve a abertura da mostra filatélica “A vida de Santos-Dumont na Filatelia” organizada pelo Capitão de Mar-e-Guerra Reformado Fernando Antônio Borges Fortes de Athayde Bohrer, membro associado à Federação Brasileira de Filatelia. A Mostra conta, através dos selos, um pouco sobre a gloriosa trajetória do Pai da Aviação.

 

Mostra filatélica “A vida de Santos-Dumont na Filatelia” organizada pelo CMG Athayde

 

CMG Athayde acompanhado de seu pai Brig Ar Refm Athayde

 

 

 

251º ENCONTRO NO INCAER

"O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)"

 

 

O Coronel Aviador César Augusto O’Donnell Alvan, Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), foi o palestrante do 251º Encontro no INCAER, ocorrido no dia 28 de junho de 2017.

O IFI, uma “organização de referência internacional para o fomento do complexo científico-tecnológico aeroespacial”, foi o tema explanado, com propriedade, pelo Cel O’Donnell. O Instituto, único órgão qualificador de pessoal da América Latina e responsável por coordenar toda atividade de tecnologia industrial básica da FAB, tem como missão realizar e implementar soluções eficientes para garantia do desempenho, da segurança e da disponibilidade de produtos e sistemas aeroespaciais do interesse do Comando da Aeronáutica. Presta também, serviços com rigor científico, nas áreas de normalização, metrologia, certificação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, como também, na coordenação industrial, com vistas ao alcance da eficácia no cumprimento da missão.

Ao final da palestra, o Subdiretor de Cultura do INCAER, Maj Brig Ar José Roberto Scheer, representando o Diretor, Ten Brig Ar Aílton dos Santos Pohlmann, realizou os agradecimentos e entregou ao palestrante diploma e lembrança do Instituto.

Realiza, também, “ensaios em voo”, pesquisa aplicada e formação de pessoal especializado, com excelência, rigor científico e segurança.

Tivemos ainda, a sessão de autógrafos do livro “A Criação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA”, de autoria do Maj Brig Ar Refm Irineu Rodrigues Neto.

O livro relata episódios envolvendo a transição da antiga Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo para o atual Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

 

Subdiretor de Cultura do INCAER, Maj Brig Ar Scheer, realiza a entrega de diploma ao Cel O’Donnell

 

 

Sessão de autógrafos com o Maj Brig Ar Rodrigues Neto
 

 

 

 

250º ENCONTRO NO INCAER

"O Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV)"

 

 

O 250º Encontro no INCAER, ocorrido no dia 31 de maio de 2017, contou com a presença do Coronel Aviador Silvio Lúcio Cunha Bastos, Diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).

O Coronel Lúcio nos brindou com interessante apresentação sobre o IPEV, cuja finalidade é a de efetuar atividades de instrumentação de aeronaves e telemetria de dados, para apoio à pesquisa, ao desenvolvimento e à certificação de produtos aeronáuticos, visando à validação do projeto e à segurança da operação. Além disso, o IPEV tem como atribuições testar, em voo, tais produtos, a fim de garantir o fiel cumprimento operacional da missão.

Realiza, também, “ensaios em voo”, pesquisa aplicada e formação de pessoal especializado, com excelência, rigor científico e segurança.

O evento foi abrilhantado pela exposição “Asas Pioneiras”, composta por acervo de quadros e aquarelas sobre aviação, pertencentes ao Museu Aeroespacial, retratando aeronaves antigas voadas no Brasil.

Logo após a palestra, houve sessão de autógrafos do livro “Reminiscências de Aviador – Histórias de um Piloto da Força Aérea Brasileira”, do Coronel Aviador Raul Galbarro Vianna. O livro conta, de forma poética, relatos sobre situações vividas pelo autor, como Piloto da Força Aérea Brasileira.

 

 

 

Exposição “Asas Pioneiras”

 

 

Coronel Raul Galbarro Vianna em Sessão de Autógrafos

 

 

 

249º ENCONTRO NO INCAER

"As Revoltas de Jacareacanga e de Aragarças"

 

 

O Coronel de Infantaria da FAB João Rafael Mallorca Natal, oficial da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica e membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, proferiu a palestra “As Revoltas de Jacareacanga e de Aragarças”, no 249º Encontro no INCAER, ocorrido no dia 26 de abril de 2017.

Durante a explanação, o Cel Rafael detalhou os principais eventos ligados às revoltas de Jacareacanga, ocorrida em 1956, e de Aragarças, em 1959, explanando o clima de insatisfação que existia na Caserna, o que acarretou no surgimento de tais movimentos revolucionários. As manifestações visaram a afastar do poder grupos que controlavam, naquela época, o governo brasileiro, acusados de corrupção e de malversação de recursos públicos.

Após a apresentação, houve sessão de autógrafos do livro CONTATO - Aviação e Arte, de Mauro José de Godoy Moreira, Mestre Brasileiro da Aviation Art e fundador e primeiro Presidente da Associação Brasileira de Artistas em Arte Aeroespacial (ABRARTA).

 

 

 

 

 

 

248º ENCONTRO NO INCAER

"Voando na Grande Guerra: os aviadores brasileiros na 1ª Guerra Mundial"

 

 

Voando na Grande Guerra: os aviadores brasileiros na 1ª Guerra Mundial” foi o tema da palestra ministrada pelo Cel Carlos Roberto Carvalho Daróz no 248º Encontro no INCAER, realizado no dia 29 de março de 2017. Mestre em Operações Militares e Oficial de Artilharia da Reserva do Exército Brasileiro, o Cel Daróz é, ainda, membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e pesquisador associado do Centro de Estudos e Pesquisa em História Militar da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro.

A apresentação discorreu sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a participação de pilotos militares brasileiros no conflito, formados, em sua maioria, pela recém-criada Escola de Aviação Naval (1916).

Após a palestra, o Cel Daróz procedeu a uma sessão de autógrafos do livro O Brasil na Primeira Guerra Mundial – A longa travessia. Na obra, o Cel Daróz narra a presença brasileira na guerra e mostra qual foi a real contribuição do Brasil para os Aliados no conflito e as consequências disso para o país.

 

 

 

Fim do conteúdo da página