Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Encontro no INCAER
Início do conteúdo da página

     O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.

 

249º ENCONTRO NO INCAER

"As Revoltas de Jacareacanga e de Aragarças"

 

 

O Coronel de Infantaria da FAB João Rafael Mallorca Natal, oficial da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica e membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, proferiu a palestra “As Revoltas de Jacareacanga e de Aragarças”, no 249º Encontro no INCAER, ocorrido no dia 26 de abril de 2017.

Durante a explanação, o Cel Rafael detalhou os principais eventos ligados às revoltas de Jacareacanga, ocorrida em 1956, e de Aragarças, em 1959, explanando o clima de insatisfação que existia na Caserna, o que acarretou no surgimento de tais movimentos revolucionários. As manifestações visaram a afastar do poder grupos que controlavam, naquela época, o governo brasileiro, acusados de corrupção e de malversação de recursos públicos.

Após a apresentação, houve sessão de autógrafos do livro CONTATO - Aviação e Arte, de Mauro José de Godoy Moreira, Mestre Brasileiro da Aviation Art e fundador e primeiro Presidente da Associação Brasileira de Artistas em Arte Aeroespacial (ABRARTA).

 

 

 

 

 

248º ENCONTRO NO INCAER

"Voando na Grande Guerra: os aviadores brasileiros na 1ª Guerra Mundial"

 

 

Voando na Grande Guerra: os aviadores brasileiros na 1ª Guerra Mundial” foi o tema da palestra ministrada pelo Cel Carlos Roberto Carvalho Daróz no 248º Encontro no INCAER, realizado no dia 29 de março de 2017. Mestre em Operações Militares e Oficial de Artilharia da Reserva do Exército Brasileiro, o Cel Daróz é, ainda, membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e pesquisador associado do Centro de Estudos e Pesquisa em História Militar da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro.

A apresentação discorreu sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a participação de pilotos militares brasileiros no conflito, formados, em sua maioria, pela recém-criada Escola de Aviação Naval (1916).

Após a palestra, o Cel Daróz procedeu a uma sessão de autógrafos do livro O Brasil na Primeira Guerra Mundial – A longa travessia. Na obra, o Cel Daróz narra a presença brasileira na guerra e mostra qual foi a real contribuição do Brasil para os Aliados no conflito e as consequências disso para o país.

 

 

 

Fim do conteúdo da página