Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Encontro no INCAER
Início do conteúdo da página

     O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.

 

 

264º ENCONTRO NO INCAER

“Estação de Hidroaviões do Aeroporto Santos-Dumont - 80 anos”

 

 

 Para acompanhar a matéria completa clique aqui!

 

 

 

 

263º ENCONTRO NO INCAER

“A Logística na Reestruturação da FAB - Projetos Atuais e Futuros”

 

 

No dia 31 de outubro de 2018, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) realizou o 263º Encontro no INCAER, tendo como palestrante o Tenente-Brigadeiro do Ar João Paulo Cury, Comandante-Geral de Apoio, que apresentou o tema “A Logística na Reestruturação da FAB - projetos atuais e futuros”.

Durante a abertura do evento, o Tenente-Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, Diretor do INCAER, lembrou a audiência que aquela seria mais uma oportunidade para os militares se familiarizarem com as transformações decorrentes do processo de reestruturação, visto que o Tenente-Brigadeiro Cury, membro do Alto-Comando da Aeronáutica, participou de todas as fases do processo.

No decorrer da exposição, o palestrante fez um resumo das principais modificações na estrutura e nas rotinas da FAB, apontando melhoria da eficiência dos órgãos de direção setorial em consequência delas.

Dentre essas modificações, fez questão de destacar as dos cursos de carreira, com implantação de novas metodologias que possibilitaram um aperfeiçoamento no processo de ensino-aprendizagem.

Quanto às modificações na Logística, discorreu sobre a centralização do Comando-Geral de Apoio e de suas diretorias em uma mesma área, possibilitando redução nos custos administrativos e maior agilidade nas soluções de problemas, uma vez que todos os envolvidos nas decisões estariam mais próximos, podendo interagir com mais facilidade.

Enfatizou também, o aumento da responsabilidade dos gerentes de projetos, pois sobre eles recairia o encargo por coordenar ações no sentido de alcançar a disponibilidade prevista para os itens de seus respectivos projetos.

Sobre o futuro, citou a proposta de mudança da estrutura da Logística de Comando-Geral para departamento, por propiciar uma organização mais enxuta e adequada à gestão do material.

Abordou ainda, a implantação de novas plataformas de treinamento, tendo em vista o aumento da complexidade dos novos sistemas aeroespaciais que demandariam profundas modificações nos processos de capacitação.

Finalizou o discurso, assinalando como maior óbice às modificações já implantadas a reação de uma parcela do efetivo às novas rotinas e estruturas, e aproveitou para motivar os militares da ativa presentes a contribuírem com o processo, pois só assim teremos uma Força Aérea mais apta ao cumprimento da missão.

 

 

 

 

 

262º ENCONTRO NO INCAER

“Esquadrilha da Fumaça”

 

 

 

Com a finalidade de divulgar as ações desenvolvidas pelas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB), o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu no dia 26 de setembro de 2018 o Tenente-Coronel Aviador Marcelo Oliveira da Silva, Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), que abordou o tema:  “A Esquadrilha da Fumaça”.

Nas palavras de abertura do 262º Encontro no INCAER, o diretor do Instituto, Tenente-Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, lembrou que, no período em que ministrou instrução aérea na Academia da Força Aérea, testemunhou o surgimento de uma esquadrilha de voo, o “Cometa Branco” formada por um grupo de instrutores com o intuito de realizar acrobacias nos céus do “Ninho das Águias”, sendo alvo de admiração e apreço por parte de todos. E essa iniciativa serviu de inspiração para a reativação da “Esquadrilha da Fumaça”.

No decorrer da apresentação, o Ten Cel Marcelo destacou a importância da Esquadrilha em desenvolver a vocação e a mentalidade aeronáuticas, em valorizar a Força Aérea Brasileira e o sentimento de Patriotismo, dentre outras.

O Comandante do EDA também contou a história da evolução da unidade aérea desde o North American T-6, a primeira aeronave, ao Super Tucano A-29, a aeronave atual, enfatizando o profissionalismo, o trabalho em equipe e a abertura à crítica como elementos essenciais para o sucesso da Esquadrilha, que resultou três recordes mundiais, 3.800 demonstrações, 21 países visitados, e média de seis milhões de visitas nas mídias sociais.

Ao final do evento, os participantes foram convidados para participar do tradicional “Chá INCAER”.

 

 

261º ENCONTRO NO INCAER

“Missões SAR no Brasil”

 

 

O Encontro no INCAER do mês de agosto, ocorrido no dia 29, contou com a participação do Tenente-Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, comandante do 2º/10º Grupo de Aviação, que apresentou o tema: “Missões SAR no Brasil”, abordando a trajetória histórica das unidades aéreas de Busca e Salvamento no Brasil e no mundo, a estrutura SAR responsável pelo acionamento e coordenação das missões, a maneira como as missões são conduzidas, terminando com considerações sobre as equipes de resgate.

Na abertura do evento, o Subdiretor de Cultura do INCAER, Major-Brigadeiro do Ar R/1 José Roberto Scheer, enfatizou a importância do assunto tanto para o público interno como para o externo, e lembrou que a palestra faz parte de um ciclo de Encontros que visa difundir as ações realizadas pela área operacional da FAB.

O palestrante iniciou a exposição discorrendo sobre a história das missões de Busca e Salvamento por meio de aeronaves, citando a criação de unidades aéreas na II Guerra Mundial, por alemães e ingleses, com a finalidade de salvar vidas e possibilitar o retorno dos tripulantes sinistrados ao voo; mostrou a importância da Convenção de Chicago como ponto de partida na organização do SAR e na criação do 2º/10º GAv em Cumbica, em dezembro de 1957, e do PARA-SAR, em 1973; relatou também, a relevância dos equipamentos utilizados nas missões, que segundo o Ten Cel Marchiorato, constituem o estado da arte da aviação de Busca e Salvamento.

Acerca da estrutura de acionamentos e coordenação do SAR, mostrou as atribuições dos diversos setores (DECEA, COMPREP e COMAE), as áreas de responsabilidade, e a interação entre os elos do sistema SAR, deixando claro que a rapidez no processo é essencial.

No tocante à doutrina da aviação, explicou as peculiaridades da missão, a importância dos observadores (tripulantes embarcados responsáveis pela busca visual) e a influência das condições ambientais.

Encerrando a apresentação, comentou sobre a composição e o treinamento das equipes de resgate, dando ênfase ao perfil resiliente e perseverante do profissional do resgate.

Ao final do evento, houve a divulgação da venda antecipada do livro as “Bruxas da Noite – as aviadoras soviéticas na Segunda Guerra Mundial”, de autoria de Ana e Carlos Darós, cujas informações encontram-se disponíveis no sítio da editora Catarse: www.catarse.me/bruxasdanoite

 

 

 

 

 

260º ENCONTRO NO INCAER

"O Transporte de Órgãos na FAB"

 

 

O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica recebeu no dia 25 de julho de 2018 o Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, que ministrou a palestra sobre “O Transporte de Órgãos na FAB”.

Na abertura do evento, o Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, destacou a relevância dessa atividade para a sociedade brasileira e a competência do Brigadeiro Bertolino para discorrer sobre o tema, tendo em vista que o oficial participou da implantação da Central Nacional de Transplantes (CNT), nas instalações do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

No decorrer da apresentação, foram abordados os seguintes temas: o conceito de Segurança Multidimensional, os acordos de cooperação técnica, o funcionamento da CNT no CGNA e o transporte de órgãos vivos.

Sobre o conceito de Segurança Multidimensional, explicou que se trata de terminologia adotada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), para se referir às ameaças tradicionais e às novas, enquadrando a questão do transporte de tecidos e órgãos vivos na dimensão saúde da Segurança Humana.

Quanto aos acordos de cooperação técnica, citou o oficializado em outubro de 2013, e substituído pelo acordo nº 01/2016, em vigor até a presente data, celebrado entre o Ministério da Saúde, Comando da Aeronáutica, empresas aéreas, aeroportos, etc., definindo as obrigações entre as partes interessadas. Esse acordo levou à criação do CNT nas instalações do CGNA, cabendo à Aeronáutica a coordenação entre Força Aérea, Aviação Civil, aeroportos e Ministério da Saúde.

Em função desse processo colaborativo, apresentou o fluxograma de atividades no transplante de órgãos, detalhando procedimentos e responsabilidades que se iniciam com o surgimento da demanda, terminando com a disponibilização do órgão ou equipe de transplante tempestivamente, reduzindo a quase zero o risco de perda de órgão ou tecido.

Encerrando o evento, o diretor do INCAER agradeceu o palestrante pelas informações transmitidas e convidou a audiência para o tradicional Chá INCAER.

 

 

 

 

 

259º ENCONTRO NO INCAER

"A Operação da Aeronave KC-390"

 

 

O Encontro no INCAER, realizado no dia 30 de maio de 2018, contou com a participação do Major Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, do Comando de Preparo, que apresentou a palestra sobre “A operação da aeronave KC-390”, destacando os seguintes aspectos: processo de implantação, características do avião e sua operação.

Na abertura do evento, o Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, lembrou que a Aviação de Transporte há muito vinha sonhando com uma aeronave moderna para suas tripulações e que a chegada do KC-390 seria mais do que a concretização desse sonho, pois o novo equipamento teria superado todas as expectativas dos pilotos de transporte.

Sobre o processo de implantação, o Major Ferraz detalhou as atribuições do Grupo kilo, Grupo Especial de Implantação da Aeronave KC-390 na FAB, que consistem na preparação da nova doutrina de emprego, organização das futuras instalações a serem ocupadas pelo primeiro Grupo de Transporte de Tropa e treinamento de equipagens operacionais. Ressaltou, ainda, que o cronograma de recebimento será mantido, com previsão de chegada das primeiras unidades no último trimestre deste ano.

Em seguida, discorreu sobre as características do avião, enaltecendo, além dos predicados de velocidade e alcance, seus sistemas táticos inéditos, que contam com radar para todos os ambientes (ar-ar, ar-solo e ar-mar) e com capacidade de ground moving target indication (indicação do alvo em movimento) (GMTI); pod litening, que permitirá a visualização e designação de alvos diurnos e noturnos; dispositivos de autoproteção como radar warning receiver (receptor de aviso de radar) (RWR), chaff, flare, missile approach warning system (sistema de aviso de aproximação de míssil) (MAWS), etc; e capacidade para reabastecimento em voo.

Ainda, abordou as qualidades operacionais do KC-390, a partir do conceito de multimissão, observando que o novo vetor seria capaz de realizar um rol de ações de força aérea que não se restringiriam às tradicionais missões da Aviação de Transporte. Enfatizando, também, a capacidade de lançamento de cargas em voo do tipo heavy (acima de 42 mil libras), operação noturna (NVG), lançamentos de carga sem a visualização da zona de lançamento, etc.

Finalmente, apontou como principal desafio da implantação a adequação de doutrina de emprego e preparação de equipagens para operarem em múltiplas missões, que requerem conhecimentos e habilidades de diferentes aviações.

 

 

 

Diretor do INCAER realiza a entrega de diploma ao palestrante

 

 

258º ENCONTRO NO INCAER

"A Operação da Aeronave Gripen NG BR"

 

 

O 258º Encontro no INCAER, ocorrido em 25 de abril de 2018, teve como tema “A Operação da Aeronave Gripen NG BR” e contou com a participação do Cel Av Ricardo Guerra Rezende, do Comando de Preparo e presidente do Grupo de Trabalho FOX, GT responsável pela implantação operacional da aeronave Gripen. O evento coincidiu com a semana em que a Força Aérea Brasileira comemorou o Dia da Aviação de Caça (22 de abril).

Durante abertura do Encontro, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, lembrou à audiência que a aquisição do Gripen representa a realização de um sonho para a FAB, tendo em vista os inúmeros percalços sofridos pela instituição para a concretização do projeto FX-2, que surgiu após a frustração do FX-1.

A palestra abordou os seguintes aspectos: apresentação da aeronave, destacando as características do novo caça, superiores a de seus antecessores como o Mirage 2000 e o A-1, em termos de alcance, capacidade de armamento e tempo de reposicionamento. Suas inovações na área de Guerra Eletrônica, sensores, aviônica e armamento, passando pela estrutura contratual e a implantação do projeto FX-2, detalhando o cronograma de entregas e o treinamento de pilotos; e encerrando com a constituição e as responsabilidades do GT FOX na implantação operacional do F-39, designação do Gripen NG BR na FAB.

 

 

Após a explanação e os debates, foi apresentado o livro: “Uma Vida Bem Voada - A Divertida e Agitada Trajetória de um Piloto de Caça”, de autoria do Cel Peixe Lima, que narra sua trajetória de trinta anos de carreira em diversos esquadrões de combate da FAB, encarando as responsabilidades que a ele se apresentam, sem perder, em momento algum, o bom humor com o qual aproveita ao máximo todas as dádivas que a vida lhe oferece. O autor ficou à disposição dos participantes do evento para autógrafos.

 

 

 

257º ENCONTRO NO INCAER

"Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas"

 

Por ocasião do 257º Encontro no INCAER, o Cap Av LUIZ GUSTAVO NADALIN, do 1º/12º GAv, discorreu sobre “Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas”, abordando os seguintes aspectos: Histórico das aeronaves remotamente pilotadas (RPAS) na FAB e a criação do Esquadrão Hórus (1º/12º GAv); características das aeronaves RQ- 450 (Hermes 450) e RQ-900 (Hermes 900); e as experiências adquiridas pela unidade aérea no decorrer de operações militares e interagências.

Durante o evento, foram prestadas homenagens ao Dia do Especialista, celebrado no dia 25 de março; por meio da entoação da canção do Especialista pelos presentes; e também aos novos membros correspondentes, por sua destacada contribuição cultural para o cumprimento da missão do INCAER.

Ao término das homenagens, houve o lançamento do opúsculo “Os Balões de Observação na Guerra do Paraguai”, organizado pela historiadora Mônica Teixeira Serra, de autoria do Tenente-Brigadeiro do Ar Nelson Freire Lavenère-Wanderley, ex-ministro da Aeronáutica, patrono do Correio Aéreo Nacional e patrono da cadeira nº 12 do INCAER (vaga), juntamente com a exposição de algumas de suas obras. A cerimônia contou com a presença do sobrinho bisneto de Santos-Dumont e filho do Ten Brig Ar Wanderley, Alberto Dodsworth Wanderley.

 

 

 

Fim do conteúdo da página