Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Encontro no INCAER
Início do conteúdo da página

     O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.

 

 

259º ENCONTRO NO INCAER

"A Operação da Aeronave KC-390"

 

 

O Encontro no INCAER, realizado no dia 30 de maio de 2018, contou com a participação do Major Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, do Comando de Preparo, que apresentou a palestra sobre “A operação da aeronave KC-390”, destacando os seguintes aspectos: processo de implantação, características do avião e sua operação.

Na abertura do evento, o Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, lembrou que a Aviação de Transporte há muito vinha sonhando com uma aeronave moderna para suas tripulações e que a chegada do KC-390 seria mais do que a concretização desse sonho, pois o novo equipamento teria superado todas as expectativas dos pilotos de transporte.

Sobre o processo de implantação, o Major Ferraz detalhou as atribuições do Grupo kilo, Grupo Especial de Implantação da Aeronave KC-390 na FAB, que consistem na preparação da nova doutrina de emprego, organização das futuras instalações a serem ocupadas pelo primeiro Grupo de Transporte de Tropa e treinamento de equipagens operacionais. Ressaltou, ainda, que o cronograma de recebimento será mantido, com previsão de chegada das primeiras unidades no último trimestre deste ano.

Em seguida, discorreu sobre as características do avião, enaltecendo, além dos predicados de velocidade e alcance, seus sistemas táticos inéditos, que contam com radar para todos os ambientes (ar-ar, ar-solo e ar-mar) e com capacidade de ground moving target indication (indicação do alvo em movimento) (GMTI); pod litening, que permitirá a visualização e designação de alvos diurnos e noturnos; dispositivos de autoproteção como radar warning receiver (receptor de aviso de radar) (RWR), chaff, flare, missile approach warning system (sistema de aviso de aproximação de míssil) (MAWS), etc; e capacidade para reabastecimento em voo.

Ainda, abordou as qualidades operacionais do KC-390, a partir do conceito de multimissão, observando que o novo vetor seria capaz de realizar um rol de ações de força aérea que não se restringiriam às tradicionais missões da Aviação de Transporte. Enfatizando, também, a capacidade de lançamento de cargas em voo do tipo heavy (acima de 42 mil libras), operação noturna (NVG), lançamentos de carga sem a visualização da zona de lançamento, etc.

Finalmente, apontou como principal desafio da implantação a adequação de doutrina de emprego e preparação de equipagens para operarem em múltiplas missões, que requerem conhecimentos e habilidades de diferentes aviações.

 

 

 

Diretor do INCAER realiza a entrega de diploma ao palestrante

 

 

258º ENCONTRO NO INCAER

"A Operação da Aeronave Gripen NG BR"

 

 

O 258º Encontro no INCAER, ocorrido em 25 de abril de 2018, teve como tema “A Operação da Aeronave Gripen NG BR” e contou com a participação do Cel Av Ricardo Guerra Rezende, do Comando de Preparo e presidente do Grupo de Trabalho FOX, GT responsável pela implantação operacional da aeronave Gripen. O evento coincidiu com a semana em que a Força Aérea Brasileira comemorou o Dia da Aviação de Caça (22 de abril).

Durante abertura do Encontro, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, lembrou à audiência que a aquisição do Gripen representa a realização de um sonho para a FAB, tendo em vista os inúmeros percalços sofridos pela instituição para a concretização do projeto FX-2, que surgiu após a frustração do FX-1.

A palestra abordou os seguintes aspectos: apresentação da aeronave, destacando as características do novo caça, superiores a de seus antecessores como o Mirage 2000 e o A-1, em termos de alcance, capacidade de armamento e tempo de reposicionamento. Suas inovações na área de Guerra Eletrônica, sensores, aviônica e armamento, passando pela estrutura contratual e a implantação do projeto FX-2, detalhando o cronograma de entregas e o treinamento de pilotos; e encerrando com a constituição e as responsabilidades do GT FOX na implantação operacional do F-39, designação do Gripen NG BR na FAB.

 

 

Após a explanação e os debates, foi apresentado o livro: “Uma Vida Bem Voada - A Divertida e Agitada Trajetória de um Piloto de Caça”, de autoria do Cel Peixe Lima, que narra sua trajetória de trinta anos de carreira em diversos esquadrões de combate da FAB, encarando as responsabilidades que a ele se apresentam, sem perder, em momento algum, o bom humor com o qual aproveita ao máximo todas as dádivas que a vida lhe oferece. O autor ficou à disposição dos participantes do evento para autógrafos.

 

 

 

257º ENCONTRO NO INCAER

"Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas"

 

Por ocasião do 257º Encontro no INCAER, o Cap Av LUIZ GUSTAVO NADALIN, do 1º/12º GAv, discorreu sobre “Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas”, abordando os seguintes aspectos: Histórico das aeronaves remotamente pilotadas (RPAS) na FAB e a criação do Esquadrão Hórus (1º/12º GAv); características das aeronaves RQ- 450 (Hermes 450) e RQ-900 (Hermes 900); e as experiências adquiridas pela unidade aérea no decorrer de operações militares e interagências.

Durante o evento, foram prestadas homenagens ao Dia do Especialista, celebrado no dia 25 de março; por meio da entoação da canção do Especialista pelos presentes; e também aos novos membros correspondentes, por sua destacada contribuição cultural para o cumprimento da missão do INCAER.

Ao término das homenagens, houve o lançamento do opúsculo “Os Balões de Observação na Guerra do Paraguai”, organizado pela historiadora Mônica Teixeira Serra, de autoria do Tenente-Brigadeiro do Ar Nelson Freire Lavenère-Wanderley, ex-ministro da Aeronáutica, patrono do Correio Aéreo Nacional e patrono da cadeira nº 12 do INCAER (vaga), juntamente com a exposição de algumas de suas obras. A cerimônia contou com a presença do sobrinho bisneto de Santos-Dumont e filho do Ten Brig Ar Wanderley, Alberto Dodsworth Wanderley.

 

 

 

Fim do conteúdo da página