Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O INCAER promove mensalmente, de março a novembro, o "Encontro no INCAER". O evento é aberto ao público em geral. Nessas ocasiões, personalidades ligadas à Aviação Civil e Militar encontram-se para debater temas da História Aeronáutica, bem como, aqueles ligados à atualidade da Aviação.

 

 

256º ENCONTRO NO INCAER

"DÓ, RÉ, MI, FAB - Nas Asas do Universo Musical"

 

 

O “256º Encontro no INCAER”, realizado na tarde do dia 29 de novembro de 2017, emocionou a plateia presente com apresentações de três pequenos grupos musicais formados por integrantes das Bandas de Música sediadas na Base Aérea dos Afonsos e nas Alas 11 e 12.

No já tradicional evento, que encerrou, simbolicamente, o calendário cultural do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) no ano de 2017, foram interpretadas músicas populares brasileiras conhecidas pelos públicos interno e externo, bem como obras internacionais, enriquecidas pela execução até mesmo de instrumentos musicais não previstos nas estruturas funcionais das Bandas de Música da Força Aérea Brasileira, como é o caso do “acordeão”, tocado pelo 1º Ten QOEA MUS Paulo Maurício Gomes, da Ala 11.

Propiciando um repertório eclético à audiência, os grupos executaram, dentre outras, as obras: “Na Baixa do Sapateiro”, de Ary Barroso, que contou com o solo de violão do Maj Brig Ar Refm Wilson Freitas do Valle e com o Ten Cel Esp Com Refm Francisco Eugênio Ribeiro na percussão; “ Fibra de Herói”, letra de Teófilo Barros Filho e música de César Guerra Peixe, excepcionalmente em ritmo de rock; a clássica canção italiana “Con Te Partiró”, letra de Lúcio Quarantotto e música de Francisco Sartori, cujo solista, 1º Sgt Rafael Bezerra de Souza, da Banda de Música da Base Aérea de Santa Cruz, foi aplaudido de pé; a famosa “Luíza”, de Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim; “Vida de Viajante”, do genial instrumentista e sofisticado criador de melodias e harmonias Luiz Gonzaga do Nascimento; e “Jura”, composta por José Barbosa da Silva, o “Sinhô do Samba”.

Para abrilhantar ainda mais o Encontro, a equipe de Museologia do INCAER providenciou uma exposição alusiva à atividade musical, contendo diversos instrumentos musicais, equipamentos antigos que eram utilizados para a confecção de partituras musicais, assim como “banners” e fotografias contando a história deste importante elemento difusor de cultura denominado Banda de Música.

Na mesma oportunidade, foi lançado o opúsculo intitulado “DÓ, RÉ, MI, FAB – Nas Asas do Universo Musical”, com tarde de autógrafos da 1º Ten QOCon Tec (HIS) Bruna Melo dos Santos, do efetivo do INCAER e autora do compêndio.

 

Grupo Musical da ALA11 interpreta Luiz Gonzaga

 

Grupo Musical interpreta “ Na Baixa do Sapateiro”

 

1º Ten His Melo em sessão de autógrafo

 

 

 

 

255º ENCONTRO NO INCAER

"O Centro de Operações Espaciais"

 

 

O Coronel Aviador Marcelo Vellozo Magalhães proferiu a palestra “O Centro de Operações Espaciais (COPE)”, no 255º Encontro no INCAER, realizado no dia 25 de outubro de 2017, familiarizando a audiência sobre as especificidades do COPE.

Organização militar subordinada ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), o COPE está incumbido de preparar operadores de satélites, integrar as operações aéreas da Força Aérea Brasileira com as operações espaciais, sendo também, responsável pela capacitação dos profissionais envolvidos na operação e monitoramento do primeiro satélite brasileiro, o SGDC, Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações.

O SGDC dará mais segurança à transmissão de informações estratégicas do país, sendo sua execução realizada de forma compartilhada entre o Ministério da Defesa e a Empresa de Telecomunicações Brasileiras (TELEBRAS). Os militares são os responsáveis pela operação da banda X, frequência destinada exclusivamente ao uso do Ministério da Defesa. Já a banda Ka, que irá ampliar a oferta de banda larga, será operada pelos técnicos da TELEBRAS.

Durante o debate, foram explanadas excelentes questões acerca das operações realizadas pelo SGDC, elucidando as dúvidas da plateia.

 

Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filhos, realiza a entrega de diploma ao palestrante.

 

 

 

 

254º ENCONTRO NO INCAER

"O Superior Tribunal Militar"

 

Ten Brig William durante a apresentação

 

O 254º Encontro no INCAER, realizado no dia 27 de setembro de 2017, teve como tema “O Superior Tribunal Militar”. A palestra foi apresentada pelo Exmo. Sr. Ten Brig Ar Refm William de Oliveira Barros, Ministro do Superior Tribunal Militar (STM).

O Ten Brig William explanou sobre a história e a organização da Justiça Militar da União, passando por suas competências e funcionamento. Delineou temas que se encontram em pauta atualmente no STM, como a atualização do Código Penal Militar e do Código Processual Penal Militar, finalizando com as perspectivas da JMU para 2018.

Durante o painel, exemplificou a atuação da Justiça Militar por meio de casos ocorridos, atuais ou do passado recente.

Pela primeira vez o novo Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho, teve a oportunidade de atuar como anfitrião do evento.

Como de costume, a apresentação contou com a prestigiosa participação de membros do Conselho Superior do INCAER.

 

Ten Brig William recebe diploma do Diretor do INCAER

 

 

Conselheiros do INCAER prestigiaram o evento

 

 

 

 

253º ENCONTRO NO INCAER

"Concepção de Emprego de Reconhecimento Aéreo e as capacidades dos sensores do 1º/10º GAv"

 

 

Concepção de Emprego de Reconhecimento Aéreo e as capacidades dos sensores do 1º/10º GAv”, foi o tema do 253º Encontro no INCAER, realizado no dia 30 de agosto de 2107, que teve como palestrante o Major Aviador Murilo Grassi Salvatti, Adjunto da Divisão de Preparo Operacional do Comando de Preparo (COMPREP).

O Maj Salvatti nos trouxe informações relevantes sobre as grandes transformações na estrutura organizacional da Força Aérea Brasileira através do COMPREP, órgão responsável pelo planejamento e controle das atividades permanentes e rotineiras de preparo, e o seu emprego por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

“Na área operacional, a Força Aérea Brasileira vive um momento de transformação, que envolve o desenvolvimento e a aquisição de aeronaves e equipamentos bélicos, processos de modernização, planejamento baseado em capacidades, além do desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para organizar e sistematizar as atividades de preparo da FAB”, assim elucidou o Maj Salvatti.

Nesse contexto, a FAB se consolida como referência em missões de reconhecimento tático, e o 1/10º Grupo de Aviação, subordinado à ALA 4, detém a expertise no emprego do reconhecimento aéreo, fornecendo informações atualizadas produzidas através do reconhecimento visual, fotográfico, meteorológico, eletro-óptico e infravermelho, o que nos coloca em posição de destaque no cenário internacional.

 

 

Ao fim da palestra, o Diretor do INCAER, Ten Brig Ar R/1 Ailton dos Santos Pohlmann, entregou diploma e lembrança do Instituto ao palestrante.

 

 

 

252º ENCONTRO NO INCAER

"O Instituto de Aplicações Operacionais (IAOP)"

 

 

No dia 26 de julho de 2017, aconteceu o 252º Encontro no INCAER, quando o Coronel Aviador José Virgílio Guedes de Avellar, Diretor do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOP), realizou uma apresentação sobre essa organização subordinada ao Comando de Preparo (COMPREP).

O Cel Avellar nos proporcionou uma interessante palestra sobre o IAOP, Instituto de referência no Brasil e no exterior, reconhecido pela excelência de sua contribuição técnico-científica aplicada às atividades operacionais, geração de conhecimento e apoio à decisão.

A unidade, também, concentra profissionais qualificados para realizar avaliações operacionais e soluções para questões nas áreas de Guerra Eletrônica, Comando e Controle e Sistemas de Armas, visando a contribuir para o adequado preparo e o correto emprego da Força Aérea Brasileira.

 

Cel Avellar em palestra no Auditório Ten Brig Deoclécio

 

Após a palestra, houve a abertura da mostra filatélica “A vida de Santos-Dumont na Filatelia” organizada pelo Capitão de Mar-e-Guerra Reformado Fernando Antônio Borges Fortes de Athayde Bohrer, membro associado à Federação Brasileira de Filatelia. A Mostra conta, através dos selos, um pouco sobre a gloriosa trajetória do Pai da Aviação.

 

Mostra filatélica “A vida de Santos-Dumont na Filatelia” organizada pelo CMG Athayde

 

CMG Athayde acompanhado de seu pai Brig Ar Refm Athayde

 

 

 

251º ENCONTRO NO INCAER

"O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)"

 

 

O Coronel Aviador César Augusto O’Donnell Alvan, Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), foi o palestrante do 251º Encontro no INCAER, ocorrido no dia 28 de junho de 2017.

O IFI, uma “organização de referência internacional para o fomento do complexo científico-tecnológico aeroespacial”, foi o tema explanado, com propriedade, pelo Cel O’Donnell. O Instituto, único órgão qualificador de pessoal da América Latina e responsável por coordenar toda atividade de tecnologia industrial básica da FAB, tem como missão realizar e implementar soluções eficientes para garantia do desempenho, da segurança e da disponibilidade de produtos e sistemas aeroespaciais do interesse do Comando da Aeronáutica. Presta também, serviços com rigor científico, nas áreas de normalização, metrologia, certificação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, como também, na coordenação industrial, com vistas ao alcance da eficácia no cumprimento da missão.

Ao final da palestra, o Subdiretor de Cultura do INCAER, Maj Brig Ar José Roberto Scheer, representando o Diretor, Ten Brig Ar Aílton dos Santos Pohlmann, realizou os agradecimentos e entregou ao palestrante diploma e lembrança do Instituto.

Realiza, também, “ensaios em voo”, pesquisa aplicada e formação de pessoal especializado, com excelência, rigor científico e segurança.

Tivemos ainda, a sessão de autógrafos do livro “A Criação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA”, de autoria do Maj Brig Ar Refm Irineu Rodrigues Neto.

O livro relata episódios envolvendo a transição da antiga Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo para o atual Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

 

Subdiretor de Cultura do INCAER, Maj Brig Ar Scheer, realiza a entrega de diploma ao Cel O’Donnell

 

 

Sessão de autógrafos com o Maj Brig Ar Rodrigues Neto

 

 

 

250º ENCONTRO NO INCAER

"O Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV)"

 

 

O 250º Encontro no INCAER, ocorrido no dia 31 de maio de 2017, contou com a presença do Coronel Aviador Silvio Lúcio Cunha Bastos, Diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).

O Coronel Lúcio nos brindou com interessante apresentação sobre o IPEV, cuja finalidade é a de efetuar atividades de instrumentação de aeronaves e telemetria de dados, para apoio à pesquisa, ao desenvolvimento e à certificação de produtos aeronáuticos, visando à validação do projeto e à segurança da operação. Além disso, o IPEV tem como atribuições testar, em voo, tais produtos, a fim de garantir o fiel cumprimento operacional da missão.

Realiza, também, “ensaios em voo”, pesquisa aplicada e formação de pessoal especializado, com excelência, rigor científico e segurança.

O evento foi abrilhantado pela exposição “Asas Pioneiras”, composta por acervo de quadros e aquarelas sobre aviação, pertencentes ao Museu Aeroespacial, retratando aeronaves antigas voadas no Brasil.

Logo após a palestra, houve sessão de autógrafos do livro “Reminiscências de Aviador – Histórias de um Piloto da Força Aérea Brasileira”, do Coronel Aviador Raul Galbarro Vianna. O livro conta, de forma poética, relatos sobre situações vividas pelo autor, como Piloto da Força Aérea Brasileira.

 

 

 

Exposição “Asas Pioneiras”

 

 

Coronel Raul Galbarro Vianna em Sessão de Autógrafos

 

 

 

249º ENCONTRO NO INCAER

"As Revoltas de Jacareacanga e de Aragarças"

 

 

O Coronel de Infantaria da FAB João Rafael Mallorca Natal, oficial da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica e membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, proferiu a palestra “As Revoltas de Jacareacanga e de Aragarças”, no 249º Encontro no INCAER, ocorrido no dia 26 de abril de 2017.

Durante a explanação, o Cel Rafael detalhou os principais eventos ligados às revoltas de Jacareacanga, ocorrida em 1956, e de Aragarças, em 1959, explanando o clima de insatisfação que existia na Caserna, o que acarretou no surgimento de tais movimentos revolucionários. As manifestações visaram a afastar do poder grupos que controlavam, naquela época, o governo brasileiro, acusados de corrupção e de malversação de recursos públicos.

Após a apresentação, houve sessão de autógrafos do livro CONTATO - Aviação e Arte, de Mauro José de Godoy Moreira, Mestre Brasileiro da Aviation Art e fundador e primeiro Presidente da Associação Brasileira de Artistas em Arte Aeroespacial (ABRARTA).

 

 

 

 

 

 

248º ENCONTRO NO INCAER

"Voando na Grande Guerra: os aviadores brasileiros na 1ª Guerra Mundial"

 

 

Voando na Grande Guerra: os aviadores brasileiros na 1ª Guerra Mundial” foi o tema da palestra ministrada pelo Cel Carlos Roberto Carvalho Daróz no 248º Encontro no INCAER, realizado no dia 29 de março de 2017. Mestre em Operações Militares e Oficial de Artilharia da Reserva do Exército Brasileiro, o Cel Daróz é, ainda, membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e pesquisador associado do Centro de Estudos e Pesquisa em História Militar da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro.

A apresentação discorreu sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a participação de pilotos militares brasileiros no conflito, formados, em sua maioria, pela recém-criada Escola de Aviação Naval (1916).

Após a palestra, o Cel Daróz procedeu a uma sessão de autógrafos do livro O Brasil na Primeira Guerra Mundial – A longa travessia. Na obra, o Cel Daróz narra a presença brasileira na guerra e mostra qual foi a real contribuição do Brasil para os Aliados no conflito e as consequências disso para o país.

 

 

 

Fim do conteúdo da página