Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Planejamento Estratégico para o Acolhimento de Crianças Neurodivergentes no Air Show do MUSAL
Início do conteúdo da página

No dia 15 de setembro, ocorreu uma reunião estratégica no MUSAL para planejar o acolhimento do público infantil neurodivergente, que estará presente no evento promovido pelo próprio MUSAL, o Air Show, marcado para os dias 21 e 22 de setembro.  Em parceria com o Instituto Oceano Azul – centro de apoio às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares – o Museu Aeroespacial promoverá diversas oficinas em seu espaço especial para crianças com transtorno de neurodesenvolvimento, o Espaço Azul, um ambiente de conforto e diversão. A iniciativa destaca a relevância de conscientizar a sociedade sobre o TEA, promovendo a inclusão e proporcionando um ambiente acolhedor para todos, especialmente em eventos de grande porte. Essa abordagem é essencial para a integração social e o respeito às diferenças, garantindo que as crianças com TEA também possam participar de atividades culturais e educativas com segurança e conforto.

Nesse encontro, a Major Médica Pediatra Edna da Fonseca e Silva apresentou uma proposta da participação da equipe multidisciplinar da Linha de Cuidados TEA em oficinas diversas voltadas para o público infantil neurodivergente nos dias do evento. A linha de cuidado TEA é um dos projetos estratégicos do Programa Quali SISAU 100, Programa que se alinha às Diretrizes do COMAER e à Concepção Estratégica Força Aérea 100 (Brasil, 2018), tendo o objetivo de promover o aprimoramento e a excelência assistencial. Assim, o HCA foi escolhido como Coordenador do projeto TEA SISAU, como elo entre DIRSA e demais unidades do SISAU. O projeto visa padronizar o fluxo de atendimento, proporcionando a agilidade no diagnóstico, nas intervenções e no atendimento especializado de forma humanizada, além de criar diretrizes clínicas e protocolos.

Com esses esforços, o MUSAL e seus parceiros esperam garantir uma experiência enriquecedora e adaptada às necessidades das crianças durante o Air Show, evento anual de grande importância que reúne a Esquadrilha da Fumaça e outras equipes acrobáticas, além de unidades da Força Aérea Brasileira, que destacam suas habilidades operacionais e contribuem para a grandiosidade da celebração.

Fim do conteúdo da página