Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Higiene das Mãos
Início do conteúdo da página

HCA celebra Dia Mundial da Higiene das Mãos

Em comemoração ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, o Hospital Central da Aeronáutica (HCA) realizou uma ação especial no dia 22 de maio de 2024, visando conscientizar e educar seus profissionais sobre a importância da prática correta de higienização das mãos no ambiente hospitalar. A campanha contou com a dinâmica intitulada "O Último Quarto", realizada em um quarto da Unidade de Pacientes Internos (UPI). A atividade foi conduzida por uma equipe de especialistas que compõe a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HCA, incluindo o Major Médico Luiggi Miguez Dantas (presidente da Comissão), o Capitão Farmacêutico Orlando Carlos Da Conceição Neto, a 1° Tenente Enfermeira Bruna Rocha da Silva e o 1° Tenente Farmacêutico Matheus da Silva Tavares Henriques.

Participaram da atividade mais de 60 membros das Divisões Médica, Farmacêutica, Atividades Complementares, e funcionários da equipe de limpeza e gestoria. A presença diversificada de profissionais garantiu que a mensagem de prevenção e segurança fosse disseminada de forma ampla e eficaz por todo o hospital.

         

Os profissionais do efetivo entraram no quarto e se depararam com um paciente fictício, Sr. José. A Tenente Bruna Rocha iniciou a dinâmica relembrando os 5 momentos para a higiene das mãos, além de concitar os presentes a executar a técnica correta de antissepsia das mãos. Lembrou pontos importantes, como a fricção durante o uso do álcool gel, o uso de adornos e de luvas de procedimento. Na sequência, o Capitão Orlando comentou sobre a identificação das bactérias no laboratório de microbiologia e a sua importância no controle de disseminação de bactérias multirresistentes. Os presentes puderam manusear meios de cultura, contendo bactérias isoladas das mãos de profissionais da assistência. Além disso, puderam visualizar um Staphylococcus aureus MRSA ao microscópio. O Tenente Henriques ressaltou a emergência mundial da resistência aos antimicrobianos e trouxe um artigo científico que comprovou que a diminuição do consumo de antissépticos pela equipe de saúde está diretamente relacionada ao aumento da resistência. Comentou ainda que a observância de uma prática correta de higiene das mãos pode diminuir consideravelmente a mortalidade e os custos com o tratamento.

O Major Dantas apresentou indicadores de infecção do HCA, incluindo os principais microrganismos identificados e os mais isolados em culturas de vigilância. Ainda, realizou uma metodologia ativa com os presentes, que responderam a um quiz sobre higiene das mãos, consolidando o que foi ministrado durante a atividade. Um Laboratório de Simulação foi também realizado. Nesse cenário clínico, foi prestada assistência de enfermagem ao Sr. José pela 1° Tenente Enfermeira Leylane Tinoco Mendonça Marcello da Silva e a Suboficial SEF Fernanda Rafaela Rodrigues Morgado da Silva. Elas possuíam nas mãos uma espuma simuladora de germes que brilhava sob a luz ultravioleta que existia em todo o quarto e, ao sair elas apagaram as luzes. Com isso, vários pontos importantes da assistência ficaram fluorescentes, simulando os germes transmitidos pelas mãos dos profissionais.

            

 

 Por fim, foi realizado um “debriefing”, em que a metáfora “O Último Quarto” foi debatida, trazendo à tona o papel ativo dos profissionais de saúde na contribuição para que  aquele não se tornasse o último quarto do Sr. José. Ainda, um porta-adornos foi oferecido de brinde ao efetivo.

 O Hospital Central da Aeronáutica reafirma o seu compromisso com a qualidade e segurança na assistência aos seus pacientes, e continuará promovendo ações educativas e preventivas em saúde.

Fim do conteúdo da página