Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > HCA recebe palestra sobre Erros de Medicação
Início do conteúdo da página

No dia 17 de abril, a enfermeira Priscilla Paiva, especialista em Controle de Infecção Hospitalar e Ciência da Melhoria pela Fiocruz e também CEO da empresa Top Control Consultoria e Sáude, realizou no auditório da Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP) do Hospital Central da Aeronáutica (HCA) uma palestra com o tema “Erros de medicação: A importância da Notificação no Gerenciamento da  Segurança do Paciente”.

O evento foi realizado em colaboração com a Subdivisão da Farmácia Hospitalar, chefiado pela Capitão Farmacêutica Isabela Azevedo Mota  e a equipe do Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP) presidido pelo Major Médico Fábio Couto Almeida. A palestra teve como público-alvo médicos residentes, oficiais médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, dentistas e graduados das várias áreas assistenciais (Unidade de Pacientes Internos e Externos, exames complementares, emergência).

 

A palestra foi ministrada demonstrando que as falhas que culminam com o erro de medicação são decorrentes de erros durante o processo, e muitas vezes esses erros são detectados e notificados quando as conseqüências clínicas ocorrem. Alertou para que as notificações sejam sempre realizadas, mesmo que não haja repercussão clínica, prevenindo incidentes futuros. Evidenciou que através dessas notificações a vigilância constante nos processos será realizada, evitando novos eventos e ressaltou que não existe melhoria sem vigilância, e que deve ser um processo contínuo e sistemático.

No fim da palestra, a Major Médica Patrícia Burda Costa, membro do NUSP, reforçou a importância da notificação de Evento Adverso ou o Quase Evento pelos profissionais de saúde, cumprindo a Meta 3 Internacional de Segurança do Paciente. Além disso, foi orientado ao público como fazer a notificação desses eventos através da página do HCA: Ao clicar no item “AO PROFISSIONAL DE SAÚDE” e depois “NOTIFICAÇÃO DE EVENTO ADVERSO”, deve-se preencher o formulário, podendo ser feito de forma anônima, e entregue no NUSP (2° Andar da UPI) ou ainda através dos QR CODE fixados nos postos de enfermagem dos andares da UPI.

Fim do conteúdo da página