Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > MILITARES DO HCA PARTICIPAM DE MISSÃO DE EVACUAÇÃO AEROMÉDICA EM LA PAZ, BOLÍVIA
Início do conteúdo da página

 

No dia 11 de janeiro, a Major Médica Ana Maria Castello Branco, a Major Médica Luciana Santos das Chagas Pereira, pediatras da UTI Neonatal, e a 2º Tenente Fisioterapeuta Andréia Rosângela Oliveira de Moraes do Carmo, todas do efetivo do HCA, participaram da missão que realizou a Evacuação Aeromédica (EVAM) para trazer uma criança da cidade de La Paz, na Bolívia, até o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).

A criança de 1 ano de idade, dependente de um militar do Exército Brasileiro em missão na Bolívia, apresentou necessidade urgente de cuidados médicos e necessitava ser trazida ao Rio de Janeiro para correção cirúrgica.

A missão partiu da Base Aérea de Campo Grande, e foi realizada na aeronave C-150 Amazonas, do 1º/15º Grupo de Aviação – Esquadrão Onça, configurada para UTI aérea pelo Grupo de Saúde da Base – GSAU CG, que também cedeu a equipe de enfermagem que participou do transporte: 2º Tenente Enfermeira Luciana Rodrigues de Oliveira Winckler e a 1º Sargento SEF Camila Baltazar da Silva.

Desde o dia 31 de dezembro de 2023, a equipe da UTI neonatal do HCA vinha prestando apoio, através de videoconferência e mensagens, juntamente com a Capitão Médica Carolina, pediatra do HCE, aos médicos bolivianos que assistiam o paciente, para definir o melhor momento para o transporte, que finalmente foi realizado entre os dias 11 e 12 de janeiro.

 

“Acredito que essa missão ilustra muito bem o espírito de cooperação entre as forças armadas. Foi uma missão desafiadora pelas 12 horas com o paciente a bordo, entre tempo de solo e de voo, mas extremamente gratificante ter a oportunidade de participar dessa enorme mobilização que envolveu um trabalho conjunto da equipe médica Boliviana, adidos militares na Bolívia, UTI Aérea Brasília, GSAU-CG, Esquadrão Onça e HCA. Graças a essa cooperação conseguimos trazer o paciente em segurança e no melhor estado clínico possível para concluir seu tratamento no Brasil”, afirmou a Major Castello.

“Poder participar de uma EVAM como essa, só nos faz ter mais orgulho de pertencer a esta Instituição. E, nesses 10 dias em que estivemos preparando a transferência do paciente, apesar de todos os desafios enfrentados como a influência da altitude sobre a aeronave e a tripulação, a diferença de idioma na comunicação com a equipe médica boliviana e a gravidade do quadro clínico, o apoio de diversos profissionais militares e civis foram fundamentais para o sucesso desta nobre missão”, ressaltou a Major Lucianha Chagas. 

 

O Diretor do HCA, o Coronel Médico Alexandre de Araújo Melo, enfatizou o orgulho que sente ao testemunhar a participação ativa e dedicada das médicas do seu efetivo em uma missão tão nobre como essa. "Sinto-me profundamente orgulhoso e emocionado, pois essa ação exemplifica não apenas a excelência profissional de nossa equipe, mas também o comprometimento inabalável com a missão de cuidar da vida", concluiu o Coronel Alexandre.

Fim do conteúdo da página