No dia 14 de novembro, celebra-se o Dia Mundial do Diabetes, data criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente para evidenciar a importância da prevenção.
Para celebrar a data, o Hospital Central da Aeronáutica (HCA) promoveu a Campanha de Conscientização e Prevenção do Diabetes, uma iniciativa coordenada pela Seção de Endocrinologia em colaboração com o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), e com o apoio da Subdivisão de Farmácia Hospitalar (SDFH) e da Seção de Nutrição (SNUT).
Durante o evento, foram realizados diversos testes de avaliação de saúde, incluindo a medição de glicemia capilar, teste rápido de colesterol total, aferição da circunferência abdominal e cálculo do índice de massa corporal (IMC), além da aferição da pressão arterial. Posteriormente, os participantes receberam orientações individualizadas de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e médicos, com base nos resultados dos exames.
O atendimento abrangeu 87 pacientes, sendo 54% do sexo feminino e 46% idosos, com idades superiores a 60 anos. Dentre os atendidos, 69% apresentaram excesso de peso, com 48,3% classificados como sobrepeso e 20,7% com diferentes graus de obesidade. Em relação à circunferência abdominal, 78% dos pacientes exibiram valores superiores aos padrões recomendados pela OMS. Durante a ação, identificaram-se 5 participantes (5,7%) com glicemia acima de 200 mg/dl e 17 participantes (19,5%) com níveis elevados de colesterol total. Esses indivíduos foram encaminhados ao CAIS para avaliação médica e acompanhamento.
Os pacientes identificados com risco de doenças cardiovasculares e aqueles utilizando mais de 5 medicamentos foram direcionados para o acompanhamento pelo programa de Cuidados Farmacêuticos do CAIS.
"A campanha foi um sucesso. Nosso objetivo era educar e conscientizar os nossos pacientes sobre os riscos do diabetes e fornecer ferramentas práticas para a prevenção da doença", afirmou a Major Médica Elaine Maria dos Santos Gomes, Chefe da Endocrinologia do HCA.
Ao final do evento, todos os participantes da campanha foram cadastrados nas equipes de Saúde do CAIS e receberam orientação sobre o seu funcionamento.
Fotógrafo: Soldado Rodrigo
Redes Sociais