No dia 11 de julho de 2023, o trabalho de dissertação de mestrado do Chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), Coronel Médico Eduardo Wanderley Estanislau da Costa, realizado junto ao Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e o Centro de Pesquisa do Instituto Nacional de Câncer do Rio de Janeiro (INCA), foi premiado no Congresso Internacional de Montreal.
A dissertação ficou na segunda colocação dentre os diversos pôsteres apresentados pelas instituições de maior prestígio em oncologia da América do Norte, Europa e Ásia. Esse prêmio, além de ratificar o INCA como centro mundial na formação de recursos humanos, apresenta grande relevância para a comunidade científica, devido à pouca consistência de informações encontradas na literatura especializada sobre esse tema, fato justificado pela raridade desse tipo de câncer.
O trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com grande número de pacientes portadores desse tipo de neoplasia, constituindo uma das maiores casuísticas do mundo com informações sobre fatores relacionados ao aparecimento de metástases. "O conhecimento desses fatores pelos profissionais envolvidos no tratamento dos pacientes, durante o planejamento terapêutico, é fundamental para a tomada de decisão entre um procedimento mais ou menos extenso, além de melhorar o prognóstico desses pacientes", afirmou o Coronel Eduardo.
Tal premiação serve de exemplo para estimular a formação Stricto Sensu entre os profissionais de saúde da Aeronáutica e também ressaltar a importância dessa formação tanto no âmbito civil como também na caserna.
Redes Sociais