O Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado todo dia 31 de maio. Essa data foi criada pelos Estados Membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987. O tema do Dia Mundial Sem Tabaco deste ano é "Cultive Alimentos, Não Tabaco".
O cultivo do tabaco é prejudicial não apenas a saúde dos agricultores, mas também a nossa saúde e à saúde do planeta. A indústria do tabaco contribui para a crise alimentar mundial, pois interfere nas tentativas de substituir o cultivo do tabaco.
Nos dias 18 e 31 de maio de 2023, o Hospital Central da Aeronáutica (HCA) realizou a campanha alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco. Contamos com a participação de 124 usuários atendidos na UPE e no CAIS.
Foi observado que 56,5 % dos usuários participantes eram do sexo feminino e 61 % com idade entre 50 e 79 anos. Houve uma prevalência de usuários não fumantes (93,6 %), destes, 21,6 % eram ex-tabagistas e 8,6 % com tabagista em casa. Dentre os usuários fumantes, 87,5 % declaram interesse em participar do Grupo de Tabagismo na unidade.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a porcentagem da população que consome tabaco nas Américas diminuiu de 28% para 16,3% entre 2000 e 2020. Porém, novos produtos e informações enganosas da indústria do tabaco contribuem para anular essas conquistas. Tais inovações são voltadas principalmente para o público jovem. Como por exemplo, os cigarros eletrônicos que são a forma mais comum de distribuição eletrônica de nicotina. Além da nicotina, esse equipamento emite outras substâncias tóxicas que são prejudiciais tanto para os usuários quanto para as pessoas expostas a elas.
A campanha foi organizada pela equipe multiprofissional do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), composta por farmacêutico, enfermeiro e dentista, capacitados no tratamento de pacientes Tabagistas.
Na ocasião, foram disponibilizadas orientações sobre os males do tabagismo e sobre os benefícios da cessação do tabagismo, por meio da distribuição de material informativo. Houve ainda uma abordagem breve aos fumantes com divulgação do projeto do Grupo Terapêutico para Tabagistas que iniciará no mês de julho.
Redes Sociais