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1) APRENDA A ACESSAR O SISTEMA SOLICITAÇÃO DE ACESSO – USUÁRIOS EXTERNOS E MILITAR INATIVO/PENSIONISTA

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Documentação Médica

Subseção de Apoio ao Paciente:

É a Subseção da Seção de Arquivo Médico e Estatística – SAME, responsável por fornecer documentação médica solicitada pelos usuários/ pacientes do Sistema de Saúde da Aeronáutica – SISAU que comparecem à SAME Secretaria, bem como encaminhar documentações médicas solicitadas por via judicial ou extra-judicial.

São emitidas e encaminhadas as seguintes documentações:

  • Declarações médicas;
  • Relatórios médicos; 
  • Ofícios;
  • Pareceres médicos; e
  • Cópias de prontuários médicos.

Horário de atendimento:

Segunda a quinta-feira - 8h às 12h/ 13h às 16h.

Sexta-feira - 8h às 12h.
Telefone de contato: (21) 3501-3482.

O prazo de entrega de Declarações médicas, Relatórios médicos e Cópia de prontuários são de até 15 dias úteis.

Obs.: Conforme preconizado na Ordem Técnica n° 004/SDTA/2000, de 04 de Abril de 2000, referente ao fornecimento de documentos médicos a pacientes a terceiros pelas OSA.

De acordo com o disposto em seu item 3, “Poderão ser entregues ao paciente, quando solicitados pelo próprio; cópias de qualquer documento médico referente a sua própria pessoa (prontuários, resultados de exames, pareceres de Juntas de Saúde, relatórios médicos e outros)”.  

O item 3.2 informa que, “[...] cópias dos documentos médicos deverão ser solicitados pelo próprio paciente através de requerimento interno, específico para este fim, ao Diretor da OSA”.

Isto posto, ressaltamos que só poderão solicitar cópia de documentos médicos o próprio usuário ou seu representante legal com procuração emitida por cartório ou os pais, se for o caso de menor, ou ainda por determinação judicial; neste caso, é recebido um ofício da justiça solicitando a referida cópia. Cabe salientar que o formulário para finalidade pretendida deverá ser preenchido junto a SAME Secretaria.

 

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Internações

A Subseção de Apoio ao Paciente é responsável por todas as internações feitas no âmbito do Hospital Central da Aeronáutica – HCA sejam de pacientes oriundos do Rio de Janeiro, bem como pacientes de outros Estados da Federação.

Localização: No térreo da Unidade de Pacientes Externos - UPE (Guichê de Internação)
Telefone de contato: (21)3501-3491.


Procedimentos:
Pacientes do Rio de Janeiro: dirigir-se à internação no térreo da UPE.
Pacientes de outras Unidades Federativas: dirigir-se a internação no térreo da UPE, trazendo consigo Ofício de Apresentação, Relatório Médico e documento que comprove a confirmação de reserva de leito (Ofício do HCA).

 

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Dicas da SAME

A SAME, buscando cada vez mais prestar um serviço de excelência aos usuários do HCA, informa algumas particularidades da Seção que irão contribuir para melhorar a relação usuário/HCA.

Dicas importantes da SAME:

1 – Solicitamos que, caso não possa comparecer à consulta agendada, informe com 24 horas de antecedência sua desistência, ligando para o Call Center através do telefone (21) 3501-3441. Desta forma, estaremos disponibilizando o horário cancelado para outro usuário que necessite.

2 – Procure manter o seu cadastro atualizado no Portal do Militar, evitando, assim, descontentamento na hora de necessitar dos serviços médicos do HCA. Com o telefone atualizado no cadastro será possível realizar interações em caso de necessidade.

3 – A Direção do HCA e a SAME estão sempre procurando mecanismos para melhorar e humanizar o atendimento médico hospitalar da família Aeronáutica. Esforços e recursos estão sendo direcionados para que o HCA continue entre os melhores hospitais gerais do Rio de Janeiro, buscando a excelência em nosso atendimento. Desta forma, solicitamos a compreensão dos usuários, por quaisquer óbices que venham a ocorrer, ajudando-nos através de sugestões, elogios e críticas.

 

médico referente a sua própria pessoa (prontuários, resultados de exames, pareceres de Juntas de Saúde, relatórios médicos e outros)”.  

O item 3.2 informa que, “[...] cópias dos documentos médicos deverão ser solicitados pelo próprio paciente através de requerimento interno, específico para este fim, ao Diretor da OSA”.

Isto posto, ressaltamos que só poderão solicitar cópia de documentos médicos o próprio usuário ou seu representante legal com procuração emitida por cartório ou os pais, se for o caso de menor, ou ainda por determinação judicial; neste caso, é recebido um ofício da justiça solicitando a referida cópia. Cabe salientar que o formulário para finalidade pretendida deverá ser preenchido junto a SAME Secretaria.

 

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Internações

A Subseção de Apoio ao Paciente é responsável por todas as internações feitas no âmbito do Hospital Central da Aeronáutica – HCA sejam de pacientes oriundos do Rio de Janeiro, bem como pacientes de outros Estados da Federação.

Localização: No térreo da Unidade de Pacientes Externos - UPE (Guichê de Internação)
Telefone de contato: (21)3501-3491.


Procedimentos:
Pacientes do Rio de Janeiro: dirigir-se à internação no térreo da UPE.
Pacientes de outras Unidades Federativas: dirigir-se a internação no térreo da UPE, trazendo consigo Ofício de Apresentação, Relatório Médico e documento que comprove a confirmação de reserva de leito (Ofício do HCA).

 

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Seção de Diagnóstico por imagem (Radiologia)

INFORMAÇÕES E MARCAÇÕES DE EXAMES:
Nossos exames são agendados através da central de marcação.
Telefones: 3501-3169 / 3501-3392
Horários: Segunda à Quinta-feira de 8h as 16h.
Sexta-feira de 8h as 12h.

 Exames de raios-X sem agendamento prévio.

EXAMES DISPONÍVEIS COM AGENDAMENTO PRÉVIO:
MAMOGRAFIA
ULTRASSONOGRAFIA
TOMOGRAFIA
DENSITOMETRIA
BIOPSIA MAMÁRIA E MARCAÇÃO PRÉ-CIRÚRGICA
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DAS MAMAS

MAMOGRAFIA
AGENDAMENTO:
Necessário agendamento prévio.
Mamografia Rastreamento - O exame será agendado no mês de aniversário da paciente.
*Para agilizar o seu atendimento a agenda para marcação do seu exame estará aberta 2 (dois) meses antes.
Mamografia Diagnóstica - O exame será agendado, na data disponível mais próxima, por indicação médica ou acompanhamento semestral.
PRÉ-REQUISITOS:
Preencher o questionário disponível nos anexos;
Pacientes com prótese de silicone: preencher termo de consentimento e responsabilidade;
Trazer exames anteriores (mamografia, ressonância e ultrassonografia mamária);
Não utilizar desodorante no dia do exame.ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

 Tenha em mãos o seu pedido médico, número da solicitação, número do saram e/ou prontuário para o agendamento;
 Trazer exames anteriores no dia agendado;
 Para agilizar o seu atendimento, os questionários estão disponíveis para impressão e preenchimento prévio. 
 Orientações individuais de cada exame estão disponíveis clicando no exame escolhido;
 Em caso de dúvidas, ligar nos telefones citados acima.

ANEXOS:
Questionário de Mamografia

Termo de Consentimento – Prótese Mamária

ULTRASSONOGRAFIA
AGENDAMENTO:
Necessário agendamento prévio.
Ultrassonografia Mamária:
*Pacientes acima dos 40 anos: obrigatório exame de mamografia recente.
PRÉ-REQUISITOS:
Jejum de 6 horas para os seguintes exames: Abdome total e Abdome Superior;
Para a realização dos exames (Aparelho Urinário, Abdome Total e Próstata via abdominal) o paciente deverá manter a bexiga cheia sem urinar;
Trazer exames anteriores da área a ser avaliada.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
 Tenha em mãos o seu pedido médico, número da solicitação, número do saram e/ou prontuário para o agendamento;
 Trazer exames anteriores no dia agendado;
 Para agilizar o seu atendimento, os questionários estão disponíveis para impressão e preenchimento prévio. 
 Orientações individuais de cada exame estão disponíveis clicando no exame escolhido;
 Em caso de dúvidas, ligar nos telefones citados acima.

TOMOGRAFIA
AGENDAMENTO:
Necessário agendamento prévio.
PRÉ-REQUISITOS:
Para exames com a utilização do contraste: Jejum de 6 horas;
Preencher o questionário disponível nos anexos;

Trazer exames anteriores;

Pacientes com histórico de alergia solicitar no momento do agendamento orientações sobre o preparo antialérgico; Clique aqui e acesse o Preparo Antialérgico;
Pacientes diabéticos deverão suspender, no dia do exame e 2 (dois) dias após, o uso de medicamentos quecontenham metformina ( qualquer dúvida solicitar orientações do médico assistente).
Pacientes com histórico de doenças renais, diabéticos e hipertensos: OBRIGATÓRIO apresentar no dia exame dosagem sérica de creatinina (exame de sangue) recente (últimos 60 dias).

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
 Tenha em mãos o seu pedido médico, número da solicitação, número do saram e/ou prontuário para o agendamento;
 Trazer exames anteriores no dia agendado;
 Para agilizar o seu atendimento, os questionários estão disponíveis para impressão e preenchimento prévio. 
 Orientações individuais de cada exame estão disponíveis clicando no exame escolhido;
 Em caso de dúvidas, ligar nos telefones citados acima.

ANEXO:
Questionário Tomografia

DENSITOMETRIA
AGENDAMENTO:
Necessário agendamento prévio.

BIOPSIA MAMÁRIA E MARCAÇÃO PRÉ-CIRÚRGICA
AGENDAMENTO:
Necessário agendamento prévio.
PRÉ-REQUISITOS:
* Solicitação do exame (pedido médico) pela seguinte clínica: Mastologia da FAB;
Preencher o questionário disponível nos anexos;
Trazer exames anteriores (mamografia - para pacientes acima dos 40 anos, ressonância magnética e ultrassonografia mamária);
Pacientes em uso de anticoagulantes e/ou AAS deverão consultar previamente o médico assistente para maiores orientações;
Marcação Pré-Cirúrgica – O agendamento será realizado de acordo com a data da cirurgia disponibilizada previamente pela mastologia.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
 Tenha em mãos o seu pedido médico, número da solicitação, número do saram e/ou prontuário para o agendamento;
 Trazer exames anteriores no dia agendado;
 Para agilizar o seu atendimento, os questionários estão disponíveis para impressão e preenchimento prévio. 
 Orientações individuais de cada exame estão disponíveis clicando no exame escolhido;
 Em caso de dúvidas, ligar nos telefones citados acima.

ANEXO:
Questionário Biópsia Mamária

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DAS MAMAS
AGENDAMENTO:
Necessário agendamento prévio.
PRÉ-REQUISITOS:
* Solicitação do exame (pedido médico) pelas seguintes clínicas: Mastologia ou Cirurgia Plástica da FAB;
*O agendamento será efetuado através da central de marcação do HCA e o exame realizado no HFAG;
Preencher o questionário / termo de consentimento disponível nos anexos;

Trazer exames anteriores (mamografia, ressonância e ultrassonografia mamária);
Jejum de 2 horas;
Não utilizar desodorante, hidratante, talcos e cremes nas mamas e axilas no dia do exame.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
 Tenha em mãos o seu pedido médico, número da solicitação, número do saram e/ou prontuário para o agendamento;
 Trazer exames anteriores no dia agendado;
 Para agilizar o seu atendimento, os questionários estão disponíveis para impressão e preenchimento prévio. 
 Orientações individuais de cada exame estão disponíveis clicando no exame escolhido;
 Em caso de dúvidas, ligar nos telefones citados acima.

ANEXO:

Questionário Ressonância Magnética

Ao longo de sua história, o Hospital Central da Aeronáutica tem desenvolvido e participado de vários projetos  nas áreas de saúde e  na assistência social.

Conheça em detalhes alguns projetos existentes: 

 

 

Programa de Eficiência Energética

Programa de Atenção Farmacêutico (PAF) no HCA

SERVIÇO SOCIAL

Objetivos:

  • Contribuir para a viabilização e ampliação do acesso a saúde.
  • Visibilizar direitos e benefícios sociais.
  • Promover ações multidisciplinares/interdisciplinares com vistas a desenvolver um trabalho em equipe que possa proporcionar atendimento ao usuário em sua integralidade.

Público Alvo:

  • Usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica.

Frentes de atuação:

  • As principais atividades realizadas pelos assistentes sociais estão concentradas em dois eixos de inserção do trabalho profissional: 1) atendimento ambulatorial (atendimento individualizado e coletivo através da realização de Programas Sociais); 2) atendimento aos usuários internados e seus familiares.

 Ações e Estratégias dos atendimentos do Serviço Social:

  1. AMBULATÓRIO:
  • Orientação social sobre os direitos sociais e/ou recursos da OSA e da rede socioassistencial;
  • Atendimento social ao usuário do ambulatório e seus familiares;
  • Realização de atividades socioeducativas que promovam reflexões sobre processo saúde-doença.
  • PLANEJAMENTO FAMILIAR:
  • Atendimento social às gestantes e a família durante o pré-natal com orientação e informação sobre direitos sociais;
  • Atividade em grupo, junto a equipe multiprofissional do CAIS, com os usuários inscritos no Programa de Planejamento Familiar, para prestar informações em relação à legislação e as documentações necessárias para realizar a vasectomia e a laqueadura;
  • Atendimento ao usuário e elaboração de parecer social para compor avaliação da equipe multidisciplinar no Planejamento Familiar;
  • SAÚDE DA PESSOA IDOSA:
  • Planejamento e organização de ações sócio-educativas com as pessoas idosas;
  • Atendimento e acompanhamento social aos idosos e seus familiares;
  • Atendimento aos pacientes crônicos em sua residência que estejam devidamente inscritos no Serviço de Atendimento Domiciliar – SAD e impossibilitados de se locomoverem até ao hospital.
  • REABILITAÇÃO CARDÍACA:
  • Atendimento social aos usuários e seus familiares no ambulatório.
  • Atividade em grupo com o intuito de visibilizar direitos e benefícios sociais.
  • HEMODIÁLISE:
  • Atendimento e acompanhamento social aos doentes renais crônicos e seus familiares;
  • Atividade socioeducativa e preventiva (palestras, grupos e distribuição de folders) com apoio de equipe multidisciplinar.
    1. INTERNAÇÃO:
  • Atendimento e acompanhamento social ao paciente e sua família;
  • Orientação social sobre os direitos sociais e/ou recursos da rede socioassistencial;
  • Elaboração de parecer social a fim de colaborar com a equipe multidisciplinar da internação.

 

Maiores Informações: 3501-3529 / 97448-5844

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