Conquistas e celebrações HCA 82 anos
No dia 11 de novembro, o Hospital Central da Aeronáutica-HCA comemorou importantes conquistas e celebrações, reafirmando seu compromisso com a inovação em saúde e o respeito à diversidade.
O primeiro marco foi a inauguração do Laboratório de Odontologia Digital, um projeto alinhado ao plano Força Aérea 100 e ao Programa Quali SISAU. Idealizado pela Coronel Dentista Maria Cláudia Brandão de Souza e pelo Major Dentista Rodrigo Gilvaz Pinheiro, com o apoio dos Brigadeiros Médicos Ericka Rabello Galhardi e Alexandre de Araújo Melo, o laboratório representa um avanço significativo na odontologia, oferecendo soluções mais modernas e eficientes. Segundo as diretrizes do Major-Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes e da Coronel Médica Luci Alcione Apocalypse da Cunha, planejamento e qualidade foram premissas fundamentais para o êxito do projeto, conforme destacou o Tenente Coronel Dentista Sergio Marques Dantas Junior , Chefe da Divisão Odontológica do HCA.
Outro destaque foi o lançamento da Pedra Fundamental do futuro Centro Multidisciplinar TEA, que será um espaço dedicado ao apoio e desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo -TEA, com base nos princípios da arquitetura neurodivergente.
O projeto visa atender às necessidades individuais dessas crianças, promovendo seu bem-estar e autonomia, além de oferecer suporte psicológico e orientação a seus cuidadores. Escolhido como coordenador da Linha de Cuidado TEA – parte do Programa Quali SISAU 100, o HCA assumiu a liderança neste tema, integrando ações entre a DIRSA e as demais unidades do SISAU.
Além dessas realizações, o HCA celebrou seu 82º aniversário com uma cerimônia militar presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, comandante do COMGEP, que foi recepcionado pelo Diretor de Saúde MB Laerte e pela Diretora do HCA, Cel Luci Alcione.
Durante a cerimônia, ex-diretores do hospital foram homenageados ao som do coral “Vozes sem Idade”, da Unidade de Geriatria e Gerontologia do HCA. Ainda, foram entregues aos agraciados as medalhas militares por tempo de serviço.
Em seu discurso, a Coronel Médica Luci Alcione destacou a dedicação do efetivo, a excelência técnica dos profissionais e o envolvimento da instituição em missões humanitárias, além de reforçar o compromisso com melhorias nos processos e na infraestrutura. O evento incluiu ainda um desfile impecável da tropa, ao som da canção tradicional do Serviço de Saúde da Aeronáutica.
Após a solenidade, um coquetel promoveu a confraternização entre os convidados, celebrando as conquistas do dia e o esforço coletivo para tornar o HCA referência em assistência humanizada e inovação.
O encerramento ficou por conta de uma missa em ação de graças, presidida pelo Arcebispo Dom Marcony Vinícius Ferreira, concelebrada pelos padres Capelães Militares, Coronel Nilton Campos, do HCA, e Capitão de Corveta Rodrigo, do 1º Distrito Naval e assistida pelo diácono permanente do Ordinariado Militar do Brasil, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares.
A cantora lírica Bina Goldrajch, acompanhada do coral “Vozes sem Idade”, emocionou os presentes com canções sacras, encerrando o dia com s erenidade e inspiração.
O dia 11 de novembro destacou o compromisso do Hospital Central da Aeronáutica em inovar, humanizar e oferecer excelência no atendimento, reafirmando sua missão em servir à família aeronáutica com dedicação e qualidade.
Redes Sociais