Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Agosto Lilás: Avanços na Visibilidade e Combate à Violência Contra as Mulheres
Início do conteúdo da página

 

No dia 28 de agosto de 2024, a DEP sediou uma palestra sobre o tema "Violência Contra as Mulheres: Por Que Dar Mais Visibilidade ao Tema?", organizada pela 2ºTen QOCON SSO Sofiete, 1ºTen ENF QOCON Mariana Garcez e 1ºTen QOCON PSC Dayanne.. A palestra foi ministrada pela assistente social Lúcia Torres, da Prefeitura do Rio de Janeiro, que fez sua segunda participação no HCA, trazendo insights valiosos sobre a questão.

 

 

A profissional Lúcia Torres aceitou o convite com entusiasmo e apresentou uma abordagem brilhante sobre a Lei Maria da Penha. Durante sua exposição, ela exibiu um vídeo de um repentista que abordava a Lei, fornecendo uma perspectiva educativa sobre o tema. Além disso, explicou detalhadamente as formas de violência e a estrutura da rede especializada de atendimento.

Outro ponto destacado foi a importância do preenchimento da ficha de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). A Ten Sofiete reforçou a necessidade de utilizar essa ferramenta para registrar casos de violência e mostrou onde encontrar o formulário na página do HCA. Também abordou a Norma Padrão de Ação (NPA) 232, que orienta sobre os fluxos a serem seguidos em caso de suspeita ou confirmação de violência.

A palestra foi encerrada pela Comandante, que sublinhou a relevância do tema e a necessidade de maior conscientização e ação. A importância do assunto é corroborada pelos dados oficiais, que mostram um aumento nas denúncias e casos de feminicídio.

Para aqueles que desejam se aprofundar mais sobre o tema, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024 oferece informações detalhadas e atualizadas. O site do HCA também disponibiliza a NPA 232, que possui orientações sobre o preenchimento da ficha de notificação do SINAN.

Os agradecimentos vão para Lúcia Torres, cuja dedicação e conhecimento foram fundamentais para a discussão e promoção de um tema tão relevante. A palestra foi um marco no Agosto Lilás e destacou a importância de continuarmos a trabalhar para erradicar a violência contra as mulheres.

Fim do conteúdo da página