Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Residente do HCA representa a equipe de Urologia em Simpósio Internacional
Início do conteúdo da página

Entre os dias 19 e 21 de setembro de 2024, o Grand Hyatt Washington, nos Estados Unidos, sediou um importante encontro internacional sobre urologia, promovido pela Focal Therapy Society (FTS) em conjunto com a Society of Robotic Urologic Surgery (SURS). O evento reuniu cerca de 200 especialistas da área para discutir as mais recentes inovações no tratamento do câncer de próstata e em técnicas minimamente invasivas. Entre os destaques do simpósio, estiveram as abordagens avançadas para biópsias, terapias focais, como HIFU e crioablação, e o uso de cirurgias robóticas, incluindo a prostatectomia radical.

 

 

A Dr.ᵃ Bianca Ferreira Barros Pacheco, residente do serviço de urologia do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), apresentou um relato de caso cirúrgico realizado no hospital em 2024, com uso de laser de alta potência.. O trabalho, intitulado “The Use of High Frequency and Power Laser at an Unusual Delayed Hem-O-Lok Clip Complication Following Aporoscopic Radical Prostatectomy”, teve o apoio da equipe de urologia do HCA, com destaque para o Capitão Márcio Henrique Malta Almeida e o Tenente-Coronel Sandro Ribeiro Gomes. Este estudo será publicado no site da Endourology Society, contribuindo com um importante avanço no campo da urologia.

 

 

Além do brilhante trabalho da Dr.ᵃ Bianca, o simpósio recebeu o Professor Fernando Kim, palestrante brasileiro, ícone importante na urologia, integrante de uma equipe médica de referência nos Estados Unidos.

O evento também foi marcado pela realização de uma atividade prática de simulação, em uma Arena Hands-On. Participantes do simpósio puderam vivenciar em tempo real uma prostatectomia radical single port utilizando o sistema Da Vinci XI.

O trabalho da Dra. Bianca Ferreira Barros Pacheco, juntamente com os esforços contínuos da equipe de urologia do Hospital Central da Aeronáutica, é um exemplo claro da importância da pesquisa científica no avanço da medicina. A inovação no uso de lasers de alta potência para o tratamento de complicações pós-operatórias e as discussões sobre as tecnologias robóticas no tratamento do câncer de próstata apontam para um futuro promissor na urologia, onde as opções de tratamento são cada vez mais eficazes e menos invasivas, beneficiando os pacientes com uma recuperação mais rápida e uma melhor qualidade de vida.

Fim do conteúdo da página