Em abril 2023, a Major Médica Luciana Jandre Boechat Alves, Chefe da Mastologia do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), publicou o artigo "A LEI DOS SESSENTA DIAS: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO", na Revista FT, juntamente com outras profissionais renomadas.
O estudo foi realizado através de buscas dos prontuários no setor de mastologia do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), com o objetivo de analisar o cumprimento da "Lei dos Sessenta Dias", instituída pela Portaria nº 1.220, de 3 de junho de 2014. A legislação discorre sobre o direito do paciente com neoplasia maligna de ser submetido ao primeiro tratamento, no Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de até 60 (sessenta) dias.
A Major Boechat e sua equipe atuam consistentemente no acompanhamento da jornada dos pacientes do HCA a fim de proporcionar um atendimento mais humanizado e acolhedor possível. "A mastologia do HCA já é referência Nacional na especialidade, sendo um Serviço reconhecido pela Sociedade Brasileira de Mastologia. Um dos pilares do atendimento da nossa clínica é acompanhar e facilitar a jornada do paciente dentro da nossa instituição já que entendemos a importância cabal do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento da doença", ressaltou a Major Boechat.
O assunto também foi abordado pela militar na sua tese de Mestrado em Saúde da Mulher, realizado na Universidade Federal Fluminense, tendo em vista a relevância do tema.
"Trabalhos como estes são importantes ferramentas para ressaltar a importância do acolhimento e do tratamento humanizado oferecido aos beneficiários do SISAU, diretrizes que constam no Pacto de Acolhimento do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) e da Diretoria de Saúde da Aeronútica (DIRSA)", afirmou o Coronel Médico Alexandre de Araújo Melo, Diretor do HCA.
Redes Sociais