Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HCA Promove o III Curso de Acolhimento ao Paciente
Início do conteúdo da página

No dia 30 de maio de 2023, o Hospital Central da Aeronáutica (HCA) realizou o “III Curso de Acolhimento ao Paciente”, sob a coordenação do Tenente Coronel Médico Antonio Augusto Freitas Junqueira, Chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP).

O evento foi elaborado com a finalidade de fornecer aos profissionais de saúde ferramentas e técnicas para um atendimento de excelência aos pacientes, de forma mais humanizada e acolhedora. Para tanto, os assuntos tratados nas diversas palestras foram de fundamental importância para esses profissionais já que eles são o elo entre o Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU) e os nossos usuários.

 

Durante o curso, foram abordados diversos temas, dentre os quais: “A Comunicação Assertiva no Acolhimento ao Paciente”; “Aspectos Psicológicos do Acolhimento ao Paciente”; “A Ouvidoria e seu Papel no Apoio para o Atendimento Excelente”; “O Papel do Núcleo de Segurança para Acolhimento e Proteção do Paciente”; “Peculiaridades da Enfermagem no Acolhimento do Paciente na Atenção Primária à Saúde/CAIS”; “Peculiaridades do Médico no Acolhimento do Paciente na Atenção Primária à Saúde/CAIS”; “O Acolhimento do Paciente Durante a sua Internação”; e “O Acolhimento em Situações de Vulnerabilidade Social”.    

A audiência foi composta por aproximadamente 90 militares de vários setores do HCA que atuam na assistência aos beneficiários do SISAU, e contou com a presença do Diretor do HCA, Coronel Médico Alexandre de Araujo Melo, acompanhado pelo Vice-Diretor do HCA, Tenente Coronel Médico Marcelo Tavares de Mendonça.

 

“Aprender sobre acolhimento é aprender sobre nós mesmos, como gostaríamos de ser tratados e acolhidos”, ressaltou Cel Med Alexandre.

Fim do conteúdo da página