Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HCA Realiza Campanha alusiva ao Mês de Prevenção e Combate ao Glaucoma
Início do conteúdo da página

Neste mês de maio, no dia 26, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. O glaucoma é uma doença ocular que, quando não precocemente diagnosticada e tratada, cursa com lesão progressiva do nervo óptico e redução do campo visual. É considerado a principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo.

No dia 25 de maio foi realizada a campanha alusiva ao Mês de Prevenção e Combate ao Glaucoma pela Seção de Oftalmologia do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), representada pela Tenente Coronel Médica Juliana Domingues Gomes Duarte e pela Residente Luiza Torres Troncoso. O evento contou ainda com a participação do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), representado pela Tenente Farmacêutica Francielle Lourenço Soares De Lima.

O evento ocorreu nas recepções do Laboratório, da Unidade de Pacientes Externos (UPE) e CAIS, contando com a participação de aproximadamente 70 pacientes. Na ação foi realizada uma palestra educativa de conscientização sobre a doença, entregue folders explicativos e os pacientes puderam esclarecer dúvidas  sobre o tema.

Na maioria dos casos, o glaucoma é assintomático até atingir estágios mais avançados, onde a deficiência visual já está estabelecida. O diagnóstico só é possível quando o paciente vai ao médico oftalmologista para um exame oftalmológico de rotina, onde são realizados exames específicos para sua detecção (principalmente a medida da pressão intraocular e o exame do fundo de olho).

 

O glaucoma é uma doença crônica e sem cura, porém, possível de ser controlada.

"O seu diagnóstico precoce é uma arma fundamental para a prevenção da perda gradativa da visão e, com o tratamento adequado, consegue-se evitar o avanço da doença." ressaltou  Tenente-Coronel Juliana.

Fim do conteúdo da página