Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Cães levam alegria aos pacientes do HCA
Início do conteúdo da página

A Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos do Hospital Central da Aeronáutica (HCA) deu início a um novo projeto em parceria com a Associação “Pêlo Próximo”.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida e contribuir com a saúde emocional dos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde com intervenção assistida por animais.

A tarde do dia 04 de abril foi linda e emocionante com a primeira visita dos cães:  Bento, Catarina, Mamy e Mel, que percorreram os corredores do 3° e 4° Andares, do prédio da Unidade de Paciente Internados (UPI), acompanhados de seus donos e permitiram, aos pacientes que desejaram, um contato mais próximo.

Estudos mostraram que a interação com cães pode ter efeitos positivos na saúde física e emocional, podendo reduzir a pressão arterial, diminuir o estresse e até mesmo melhorar a função pulmonar em pacientes com doenças respiratórias.

Muito emocionada, a Senhora Sandra Maria Duarte Olivier, paciente do 3° andar, comentou: “Meu coração se alegrou, meu tremor sumiu!  Estava muito nervosa por conta do meu procedimento, o Bento me trouxe paz, a calmaria que os animais transmitem é maravilhosa, esse Hospital é muito acolhedor, só posso agradecer a Deus por estar aqui”.

Cada vez mais hospitais ao redor do mundo tem adotado programas de visita assistida de cães como parte de seus esforços para melhorar o bem-estar de seus pacientes.

Esses programas envolvem trazer cães especialmente treinados para visitar pacientes em unidades de cuidados intensivos e outras áreas de tratamento.

“O projeto surgiu inspirado no fato de que os animais nos trazem inegáveis benefícios físicos, emocionais e mentais e no desejo de tornar estes benefícios visíveis e ao alcance de todos” ressaltou a coordenadora geral do Projeto “Pêlo Próximo”, Roberta Araújo.

A Tenente Assistente Social Fernanda Sofieti Netto, membro da Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos do HCA, participou da ação e comentou sobre os benefícios observados: “A primeira visita do Projeto foi um momento de muita emoção e alegria; muitos pacientes se sentem isolados e sozinhos durante sua estadia no hospital, e a presença de um cão pode ser uma grande ajuda para reduzir esses sentimentos negativos”.

“A ideia por trás desses programas é que os cães possam fornecer conforto, companhia e um senso de normalidade para os pacientes hospitalizados”, frisou o Coronel Médico Alexandre de Araújo Melo, Diretor do HCA.

As próximas visitas estão sendo programadas de acordo com a disponibilidade do “Pêlo Próximo” e devem ocorrer mensalmente.

Atualmente, a Associação conta com: 23 cães, 1 coelho e 1 gato. Quem tiver interesse em ser voluntário e inscrever seu cachorro, pode entrar em contato com o projeto via redes sociais ou através do site: www.peloproximo.com.br.

Fim do conteúdo da página