O Hospital Central da Aeronáutica (HCA) iniciou, no mês de março, um mutirão de cirurgia de catarata.
A catarata é a causa mais comum de cegueira reversível no mundo. Caracterizada pela perda de transparência do cristalino, ocorre por diversos motivos, sendo o principal, a idade avançada (catarata senil).
A longevidade e a qualidade de vida podem melhorar com a cirurgia, pois diminui o risco de acidentes e quadros de ansiedade, principalmente em idosos.
Felizmente, essa doença é tratável por meio da cirurgia, que de forma bem simples, pode ser explicada como a troca do cristalino opaco por uma lente intraocular artificial transparente.
Com o envelhecimento da população, observamos um aumento no diagnóstico da catarata e, consequentemente, a demanda pelo tratamento cirúrgico (facectomia).
“O esforço do serviço, nesta missão, tem como objetivo reduzir o tempo de espera pela cirurgia, devolvendo assim, a independência dos nossos pacientes e resgatando a qualidade visual ao proporcionar uma vida com mais cores, detalhes e alegria”, afirmou a Tenente Coronel Médica Juliana Domingues Gomes Duarte, chefe da Seção de Oftalmologia do HCA.
Redes Sociais