Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > PFV presta homenagem aos Profissionais de Saúde
Início do conteúdo da página

Na manhã do dia 04 de novembro, foi realizada homenagem a cerca de 100 profissionais de Saúde que atuaram direta ou indiretamente na linha de frente no combate ao Covid-19. 

Para homenagear os presentes foi realizada a leitura de um texto elaborado pelo Tenente Psicólogo Dornelles, membro da Comissão do PFV:

"O Programa de Fortalecimento de Valores do mês de novembro aborda o tema da coragem. O termo que na sua etimologia, do francês courage. Do latim *coraticum (cor + - atĭcum): associação entre a palavra latina cor, que tem como um dos significados a palavra coração, e o sufixo latino - atĭcum, que é usado para indicar a ação da palavra, forma a coragem. Pensando nisso, observamos no exercício diário dos profissionais desta organização militar e de saúde, gestos e ações que coloriram, emocionaram e significaram verdadeiros atos de coragem. A força aérea Brasileira tem em sua base, princípios e valores bastante consistentes, que são exigidos e incentivados na caserna. O ingresso na força aérea implica na escolha de servir a pátria e defender o seu povo, sua família e os símbolos nacionais, mesmo que isso lhe custe a própria vida. Tal escolha, devemos reconhecer como um grande gesto de coragem. É neste sentido que, hoje e durante o decorrer deste mês, a direção do Hospital Central da Aeronáutica dedica suas sinceras homenagens, como reconhecimento da coragem dos profissionais de saúde que atuaram ativamente ao longo dos últimos anos com muito trabalho e dedicação em prol de salvar vidas. Foram anos difíceis para toda a humanidade, mas principalmente para os profissionais de saúde que estiveram na linha de frente no combate ao COVID-19. Estes profissionais abdicaram de noites de sono, alguns deixaram suas casas como forma de protegerem suas famílias. Diuturnamente tiraram longos plantões em pé, vestindo equipamentos de proteção desconfortáveis. Ao final de cada plantão ao tirarem suas máscaras que deixavam marcas nos rostos, dominados pelo cansaço físico e mental mas com a satisfação do dever cumprido. Lidaram com muitas perdas, elaboraram muitos lutos e salvaram muitas vidas. Estes profissionais que também são militares e se nos permitem a comparação, lutaram a guerra contra a COVID-19. A guerra contra um inimigo invisível, veloz e mutante. E, assim como toda guerra, tivemos muitas baixas, perdemos colegas de farda. O jeito era enxugar o pranto, não se deixar temer, vestir a capa da coragem, levantar-se e seguir lutando, como verdadeiros combatentes, para não perder a batalha, resistiram bravamente. Os senhores são heróis, guerreiros corajosos, anjos da guarda. Profissionais que com muito carinho, amor, empenho e dedicação se doaram a essa nobre missão de salvar vidas. A sociedade agradece e reconhece o compromisso, a humanização, coragem e a dedicação dos profissionais de saúde que, ao cuidarem do outro, cuidam de todos nós, porque compreendem que cada vida importa."

A Presidente do PFV, Major Médica Luciana Jandré Boechat Alves,  ressaltou que “Profissionais da saúde devem ser enaltecidos sempre, por dedicarem suas vidas em prol de ajudar e salvar a vidas”.

Ao final da leitura, todos os homenageados receberam uma pequena lembrança dos membros da Comissão do PFV.

 

Fim do conteúdo da página