Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > 40ª Jornada Científica no HCA
Início do conteúdo da página

Nos dias 24 e 25 de agosto de 2022, ocorreu a 40º Jornada Científica, alusiva ao 80º aniversário do Hospital Central da Aeronáutica, o tema central foi escolhido foi “A Promoção do Acolhimento ao Paciente no HCA”.

Os palestrantes foram todos membros do efetivo, e representaram de maneira clara a visão do HCA sobre “ O Acolhimento ao Paciente”, “A ouvidoria e seu papel no apoio para o atendimento excelente”, “O acolhimento do paciente durante sua internação: o papel da equipe de Enfermagem” e  “O acolhimento do paciente durante sua internação: o papel da equipe médica”, durante a apresentação foram apresentadas algumas técnicas para promover um bom Acolhimento aos usuários.

 A Jornada Científica trata-se de um evento que tem por objetivo mostrar o lado acadêmico do HCA, sua capacidade de se atualizar cientifica e tecnicamente, o que impacta diretamente no seu elevado nível assistência.

O evento apresentado pela Diretora do HCA, a Coronel Médica Ericka Rabello Galhardi e declarada aberta pelo Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes, Subdiretor de Atenção à Saúde e Regulação da Assistência Médico-Hospitalar e Subdiretor de Planejamento, Orçamento e Gestão da Diretoria de Saúde da Aeronáutica, representando o senhor Diretor de Saúde. A promoção e realização foi capitaneada pelo Tenente Coronel Médico Antonio Augusto Junqueira, Chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa e sua equipe.

Foram 2 dias de muito aprendizado e culminaram com a apresentação de 62 trabalhos científicos, oriundos de pesquisa do efetivo do HCA, de todas as áreas de saúde. Tais trabalhos serão publicados posteriormente como Anais da 40ª Jornada, na Revista de Saúde da Aeronáutica.

Ao final da jornada foi anunciado o vencedor do melhor trabalho científico da 40ª Jornada Científica do HCA, com o tema: “O perfil da utilização de Antimicrobianos em um Hospital Geral”. Parabéns aos integrantes dos três trabalhos selecionados, pelo elevado nível técnico e pela relevância aplicada no Sistema de Saúde da Aeronáutica.

A Coronel Ericka, ressaltou que “Sabemos que este olhar acolhedor e mais humano, para muitos, é algo espontâneo, mas no decorrer do dia a dia, é essencial dedicar-se para não perder de vista a amplitude que é um atendimento de excelência”, além de parabenizar todos os trabalhos científicos apresentados.

Fim do conteúdo da página