A detecção precoce de perdas auditivas nas crianças é uma meta mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS). Quanto mais precoce o diagnóstico e a intervenção para reabilitação auditiva, maior é a possibilidade da inserção destes indivíduos nos contextos escolares, sociais e de trabalho. A partir deste conceito e focados na educação continuada do seu corpo clínico, o Hospital Central da Aeronáutica promoveu, através da parceria entre a Seção de Otorrinolaringologia e a Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP), o Simpósio de Imersão em Eletrofisiologia da Audição no dia 06/08/2022.
O evento que teve duração de cerca de 9 horas e foi abrilhantado pela Professora Doutora Daniela Capra, um expoente no assunto. Alguns dos temas abordados na ocasião foram: Triagem Auditiva Neonatal, indicação e meios de solicitação de exames eletrofisiológicos da audição. Houve destaque para os variados tipos de Potencial Evocado Auditivo de Troco Encefálico (PEATE/BERA), explicando seu mecanismo de funcionamento e realização, bem como a maneira correta de solicitá-lo e emprego clínico.
O evento contou com cerca de 70 inscritos, dentre médicos e fonoaudiólogos. Foi coordenado pelo Tenente Coronel Médico Augusto, Chefe da DEP e contou com a presença maciça do efetivo da Otorrinolaringologista da FAB do Rio de Janeiro.
O Tenente Coronel Médico Helius, Chefe da Divisão Médica do HCA, participou do evento e comentou sobre “a importância de eventos como este para o contínuo aprendizado de todos os profissionais de saúde”.
Redes Sociais