O Dia Nacional da Saúde tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde. A data é uma homenagem ao aniversário do médico e sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.
A ação em saúde foi promovida pelo Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) do Hospital Central da Aeronáutica, com o apoio da Subdivisão de Farmácia Hospitalar (SDFH) e Centro de Prevenção e Reabilitação Cardíaca (CPRC), no dia 17 de agosto de 2022. Foram atendidos aproximadamente 150 pacientes com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, bem como da adoção de um estilo de vida mais saudável.
Foram disponibilizados os serviços de: aferição de pressão arterial, rastreio de fibrilação atrial, teste de glicemia capilar, teste rápido de colesterol total, circunferência abdominal, índice de massa corporal (IMC) e orientação da saúde bucal. Após os resultados dos exames os pacientes passaram por orientação individualizada da equipe multidisciplinar: enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, educador físico e dentista.
Em relação ao perfil dos pacientes atendidos, 60% eram do sexo feminino, 65% dos pacientes eram idosos, 51% dos pacientes possuíam Hipertensão Arterial, 38% Diabetes Mellitus e 27% Dislipidemia.
Houve uma prevalência de pacientes acima do peso (68%), sendo que 35% dos pacientes com sobrepeso e 33% em grau de obesidade. Em relação à circunferência abdominal, 66% dos pacientes apresentaram valores superiores aos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses achados estão diretamente relacionados a um estilo de vida sedentário e uma alimentação pobre em nutrientes com excesso de calorias, rica em carboidratos simples e gorduras saturadas.
Na Campanha foram detectados 28 participantes com pressão arterial acima 140 x 90 mmHg, 21 com glicemia acima dos valores acima dos valores de referência e 17 participantes com Colesterol Total elevado. Estes pacientes foram encaminhados ao CAIS para avaliação médica e acompanhamento.
Devido aos fatores de risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e/ou a utilização de mais de 5 medicamentos, 12 pacientes foram encaminhados para serem acompanhados pelo programa de Cuidados Farmacêuticos do CAIS.
A Diretora do HCA, a Coronel Médica Ericka Rabello Galhardi, frisou que “precisamos promover a reflexão de saúde, cuidados necessários e orientação sobre a prevenção”.
Redes Sociais