Ocorreu no dia 23/05/2022 o primeiro implante de prótese auditiva ancorada no osso (BAHA©) realizado pela equipe de Otorrinolaringologia (ORL) do Hospital Central da Aeronáutica (HCA).
Este procedimento é selecionado para alguns tipos específicos de perda auditiva unilateral que não se beneficiam com aparelhos de amplificação sonora convencionais “próteses auditivas”. Após seleção, o paciente é submetido a um teste com o processador externo e somente após a emissão de laudo de Fonoaudiólogo especializado, dizendo que houve resposta satisfatória, é que se procede à cirurgia. Após o implante do pilar no osso temporal, espera-se ainda 2 meses para total osteo-integração, para, aí sim, acoplar e ativar o processador externo.
A cirurgia teve duração de aproximadamente 2 (duas) horas e foi capitaneada pelo Tenente Coronel Médico Otorrinolaringologista Antonio Augusto Junqueira, Chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP) do HCA, que contou com apoio e instrução do Professor Doutor Felippe Felix, do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a cirurgia durou aproximadamente duas horas.
“O procedimento de implante de prótese auditiva ancorada no osso é um modelo de tratamento para determinadas perdas auditivas que revoluciona a adaptação do paciente a este tipo de reabilitação”, ressalta o Tenente Coronel Médico Augusto.
Este é um grande passo para a ORL do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU), pois é mais um recurso oferecido ao seu usuário para solucionar casos selecionados de perda auditiva.
Redes Sociais