Em 2018, por iniciativa da chefia da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal, Tenente Coronel Médica Andrea Regina Dias da Costa, a equipe da Neonatologia do Hospital Central da Aeronáutica iniciou um processo de ampliação do atendimento aos recém-nascidos prematuros.
A exemplo das grandes maternidades da cidade do Rio de Janeiro, foi criado um ambulatório para acompanhamento dos bebês egressos da nossa UTI Neonatal e que apresentavam maior risco de complicações e atrasos do desenvolvimento ao longo dos primeiros anos de vida.
Desde então, a iniciativa foi crescendo, agregando mais profissionais para configurar um atendimento multidisciplinar, que conta com avaliações periódicas da fisioterapia e fonoaudiologia juntamente com a avaliação pediátrica. O trabalho multidisciplinar visa ajudar na estimulação dos recém-nascidos prematuros e identificar precocemente a necessidade de medidas terapêuticas que ajudem no seu desenvolvimento neuropsicomotor.
"Em 2021, mesmo em meio a pandemia, o atendimento integral à saúde do recém-nascido não foi deixado de lado, e com o apoio constante da Direção do HCA, o ambulatório de Follow-up ganhou um espaço exclusivo, no 5º andar da UPE (Unidade de Pacientes Externos), aconchegante e que permitirá a ampliação de suas atividades, maior conforto para as famílias e para os pequenos pacientes." ressaltou a Major Médica Raquel Corrêa de Abreu Telles, chefe do ambulatório de Follow-up.
Redes Sociais