Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > 39ª Jornada Científica no HCA
Início do conteúdo da página

 

No dia 26 de agosto de 2021, ocorreu no Hospital Central da Aeronáutica, a 39º Jornada Científica, alusiva ao 79º aniversário do Hospital.

“Do Hospital Alemão ao CAIS” foi o tema, escolhido para contar a história do HCA nos 80 anos da FAB.

O Brigadeiro Médico Júlio Cesar da Gama Apolinário, Subdiretor de Logística da Diretoria de Saúde da Aeronáutica, realizou a abertura da cerimônia, acompanhado da  Coronel Médica Ericka Rabello Galhardi, Diretora do HCA. Para ministrar a primeira palestra da Jornada, como convidada, a Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, Subdiretora de Saúde Operacional da Diretoria de Saúde, nos honrou com sua presença e discursou sobre o tema da Jornada. Estiveram presentes também, o Brigadeiro Médico Marcos Vieira Maia, Diretor do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG); o Brigadeiro Médico R1 Celso Gonçalves Bencardino, Ex-Diretor do HCA; e da Vice-Diretora do HCA, Coronel Médica Carmem Heloisa Pereira Lima.

Com transmissão online através do sistema Webex para todos o efetivo do HCA e de outras unidades e seguindo os protocolos de segurança, as palestras puderam ser acompanhadas por um público presente de aproximadamente 70 pessoas, respeitando o distanciamento e as medidas de segurança preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Um momento de destaque que emocionou a todos os presentes, foi a apresentação do vídeo produzido pela Seção de Comunicação Social do HCA, em homenagem a história do Hospital, construída ao longo destes 79 anos.

As palestras foram proferidas por ilustres convidados versando sobre diversos temas relacionados ao CAIS:

Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves, Subdiretor de Atenção à Saúde e Regulação da Assistência Médico-Hospitalar da Diretoria de Saúde e Subdiretor de Planejamento, Orçamento e Gestão da Diretoria de Saúde – “O Impacto do CAIS na SARAM e no FUNSA”;

Coronel Dentista André Luis Machado Soares, Diretor da Odontoclínica de Aeronáutica Santos-Dumont – “A Evolução e Importância da Odontologia nos 80 Anos da FAB – Uma Visão Gerencial e Institucional”;

Tenente Coronel Médico Marcelo Tavares de Mendonça, Presidente da Comissão de Governança Clínica – “AGHUSE e CAIS – Marcos de evolução do SISAU no HCA”;

Tenente Enfermeiro Diego Willer Ribeiro Oliveira, Chefe da Seção de Enfermagem do CAIS – “O Papel Central da Enfermagem na Implantação do CAIS – Desafios e Perspectivas”;

Professor Doutor Ranieri Carvalho Camuzi – “Atenção Primária à Saúde”;

Professora Enfermeira Marianne Cardoso Batalha – “A Criação do Hospital Central da Aeronáutica e a Implantação do Serviço de Enfermagem”.

 Ao final da jornada foi anunciado o vencedor do melhor trabalho científico da 39ª Jornada Científica do HCA, com o tema: “Curso da Injúria Renal Aguda (IRA) no contexto da COVID-19 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)". Parabéns aos integrantes dos três trabalhos selecionados, pelo elevado nível técnico e pela relevância aplicada no Sistema de Saúde da Aeronáutica.

“É um evento tradicional que ocorre anualmente e simboliza a característica do HCA, como Hospital, que mantém a atualização da Educação Continuada do seu efetivo e aprimoramento técnico conduzindo todo aprendizado, numa assistência humanizada com embasamento científico”, ressaltou o Tenente Coronel Médico Antonio Augusto Freire Junqueira, Chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa do HCA e Coordenador da Jornada Científica.

Fim do conteúdo da página