Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Jornada Científica da Enfermagem.
Início do conteúdo da página

Nos dias 13 e 14 de maio de 2021, a Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), realizou Jornada Científica da Enfermagem, alusiva ao “Dia da Enfermagem” com o tema: “A Enfermagem da FAB no Enfrentamento à COVID-19”. A Jornada foi aberta pelo Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky, por videoconferência. O objetivo da Jornada foi mostrar o papel do Enfermeiro frente à pandemia e a sua atuação de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, dentro do contexto militar.

O Hospital Central da Aeronáutica (HCA) participou com três palestrantes, que discorreram sobre a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) na Prevenção e Controle à COVID-19.

A 1º tenente Enfermeira Bruna Rocha da Silva, apresentou o treinamento das equipes multiprofissionais, para o manejo dos pacientes nos setores de Emergência, CTI e Internação. O treinamento seguiu as normas do manual criado pela CCIH do HCA, para o atendimento durante a pandemia.

A 1º Tenente Enfermeira Keyla Suellen de M. Nunes, discorreu sobre: “A Experiência da Equipe na Enfermaria COVID-19”.

Por último, a 2º Tenente Enfermeira Leylane Tinoco Mendonça Marcello da Silva, apresentou a palestra sobre "Missão Roraima – Instalação do Hospital de Campanha (HCAMP) COVID-19".

Para encerrar os eventos da Semana da Enfermagem, no dia 20 de maio, o  HCA promoveu Cerimônia dos Destaques Operacionais da Enfermagem, com a presença da Diretora do HCA, a Coronel Médica Ericka Rabello Galhardi, acompanhada da Vice-Diretora Coronel Médica Carmem Heloisa Pereira Lima e do chefe da Divisão de Atividades Complementares do HCA, Coronel Médico Alexandre Bessa Roale.  Foram homenageados 17 militares da Enfermagem, com a entrega de certificado, por se destacarem em seus respectivos setores, pelos relevantes serviços prestados com dedicação, iniciativa e comprometimento. Os destaques foram:

 

1º TENENTE ENFERMEIRA RAFAELLA FRANCO TEIXEIRA ARNEIRO

1º TENENTE ENFERMEIRA ALESSANDRA MARIA DI CANDIA

1º TENENTE ENFERMEIRA MARCELA NOVELLO SERPA

1º TENENTE ENFERMEIRA BRUNA ROCHA DA SILVA

SUBOFICIAL SEF ELAINE FLORENTINO MENDES

SUBOFICIAL SEF ANDREA CARNEIRO SANTOS ZUROVAC

SUBOFICIAL SEF MÁRCIA DE AZEVEDO SILVA

SUBOFICIAL SEF CRISTINA GUIMARÃES TROUCHÉ

SUBOFICIAL SEF MÁRCIA NUNES DE SOUZA

1º SARGENTO SEF ANDERSON NASCIMENTO FERREIRA

1º SARGENTO SEF ANA PAULA SOARES DOS SANTOS

1º SARGENTO SEF CAROLINA RUBIM TELLES

2° SARGENTO SEF LUANA ALVES SANTA MARINHA PACHECO

2° SARGENTO SEF VINICIUS CRUZ PACHECO

2° SARGENTO SEF PÂMELLA DE SOUZA SILVA OLIVEIRA

3° SARGENTO SEF SARAH MARIA MACETTI PEREIRA

3° SARGENTO SEF ISABELLE DE AVELLAR GUIMARÃES DE OLIVEIRA

 

“A enfermagem é o coração do hospital, pois, é vital para o funcionamento do serviço e para a qualidade da assistência. Lida com o que há de mais complexo neste mundo: o ser humano, cuidando-o em todas as fases da vida, estando ao seu lado 24h, sem hesitar. Hoje, mais do que nunca, a enfermagem está fortalecida, capacitada, competente e pronta para os desafios na luta pela vida”, frisou a Tenente Enfermeira Jéssica Bernardes Almeida Borges da Silva dos Reis, Chefe da Subdivisão de Enfermagem.

Na mesma data, foi realizada uma homenagem as Prestadoras de Tarefa por Tempo Certo (TTC) Enfermeiras do Quadro Feminino de Oficiais (QFO), pioneiras que marcaram seu tempo e abriram caminho de possibilidade e atuação as demais mulheres na FAB. As destaques foram:

TENENTE CORONEL ENFERMEIRA R1 EDNA MARIA DE FREITAS FILHOTE

TENENTE CORONEL ENFERMEIRA R1 RITA DE CÁSSIA DE AZEVEDO MENDES

TENENTE CORONEL ENFERMEIRA R1 HELOISA ALVES DA SILVA

TENENTE CORONEL ENFERMEIRA R1 MÁRCIA BARBOSA DOS SANTOS

MAJOR ENFERMEIRA R1 MARIA APARECIDA ANTON VARGAS

Muito emocionada, uma das homenageadas, a Tenente Coronel Enfermeira R1 Edna Maria de Freitas Filhote, ressaltou “Provamos que ultrapassamos a “prática do cuidar”. Agora estamos na “fase da doação”, de nossa ciência, técnica, profissionalismo, sensibilidade e dedicação aos pacientes. Enfrentamos diariamente o desconhecido, o medo e a ansiedade. Na nossa existência temos a oportunidade de desempenharmos uma missão a cada vida. Essa atual é para os fortes. A lâmpada da enfermagem jamais se apagará, sua chama se fortalecerá a cada dia”.

O HCA parabeniza e agradece a todos esses profissionais, que exercem papel primordial e unem ciência e arte no cuidado com o ser humano.

Fim do conteúdo da página