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Página inicial > Notícias > Retorno do Programa de Atenção Farmacêutico (PAF) no HCA
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Os medicamentos quando tomados de maneira inadequada podem se transformar em um potencial causador de agravos à saúde, indo em direção contrária ao seu papel terapêutico.

A falta de adesão à terapia medicamentosa também é considerada uma barreira importante para o controle das doenças crônicas, estando diretamente relacionada à ocorrência de eventos adversos e falha terapêutica.

De acordo com a Capitão Farmacêutica Isabela Azevedo Mota responsável pelo Programa de Atenção Farmacêutica do Hospital Central da Aeronáutica, “O farmacêutico tem papel fundamental na orientação dos pacientes, sobre a correta utilização de seus medicamentos, bem como no monitoramento do tratamento e identificação de problemas que podem levar o agravamento de saúde, internação e consequente aumento nas despesas em saúde.”

Você sabia que o Hospital oferece o serviço de cuidado farmacêutico ao usuário?

O Hospital da Aeronáutica oferece desde 2014 o serviço de Cuidado Farmacêutico ao usuário, no qual o oficial farmacêutico interage diretamente com o paciente com o objetivo de reduzir os problemas relacionados aos medicamentos, aumentar a adesão ao tratamento, prevenir problemas de saúde e esclarecer dúvidas sobre medicamentos.

Com a implantação do Centro de Atenção Integrada em Saúde (CAIS) no HCA, o farmacêutico passou a atuar junto a equipe multidisciplinar visando um cuidado integral possibilitando o alcance de melhores resultados nos tratamentos, assim como promover a prevenção em saúde.

Quais pacientes se bene­ficiam do cuidado farmacêutico?

O público alvo são aqueles com maior risco de sofrerem dano ligado ao uso de medicamentos, tais como:

a) Usuários que utilizam vários medicamentos simultaneamente (principalmente cinco ou mais medicamentos diferentes por dia);

b) Usuários com problemas de adesão aos medicamentos;

c) Usuários que possuem prescrições de medicamentos por dois ou mais médicos diferentes no último ano (quanto maior o número de médicos diferentes, maior o risco);

d) Usuários que tratam várias doenças ou problemas de saúde simultaneamente.

 Como funciona o serviço de cuidado farmacêutico desenvolvido no HCA?    

O atendimento é totalmente gratuito, após encaminhamento pelos médicos e enfermeiros do CAIS, ou mesmo pela procura direta do usuário pelo farmacêutico.

O paciente irá esclarecer suas dúvidas quanto ao uso correto dos medicamentos e, posteriormente, retornar para acompanhamento e reavaliação.

Sempre que necessário o farmacêutico entrará em contato com o médico assistente ou outro profissional de saúde para otimizar o tratamento e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Onde é realizado o atendimento no HCA?

O atendimento é realizado no consultório farmacêutico, localizado na Unidade de Pacientes Externos (UPE) - Sala 410.

As consultas são realizadas Terça, Quinta e Sexta-feira das 07h às 12h30min.

 

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