HCA SEDIA O PRIMEIRO CURSO DE IMOBILIZAÇÕES ORTOPÉDICAS
O Primeiro Curso de Imobilizações Ortopédicas está sendo ministrado pelo Serviço de Ortopedia (SORT) do HFAG em parceria com o HCA, atividade inédita no âmbito das Forças Armadas brasileiras.
O curso é composto de 2 módulos, sendo dividido em Módulo Teórico, com 30 horas, que ocorrerão no período de 01 a 31 de março de 2021 no HCA, e o Módulo Prático, com 70 horas de estágio no HFAG, havendo avaliações distintas em cada fase.
O curso visa atender a RESOLUÇÃO COFEN Nº 0609/2019, e em virtude do atual déficit de profissionais em imobilização ortopédica em todo Brasil. O curso tem por objetivo habilitar os graduados de enfermagem da FAB para a confecção de imobilizações ortopédicas nas diversas Organizações de Saúde da Aeronáutica.
A primeira turma é composta por 11 alunos, sendo militares do HFAG, HCA e CGABEG, havendo ainda graduados que compõem o efetivo do Hospital de Campanha(HCAMP).
O nome dado a esta turma será em homenagem ao 3S SEF R1 José Goulart Filho, que realiza imobilizações ortopédicas desde 1982.
O Maj Med Ortopedista Giordano, do efetivo do HFAG, enfatiza que “A evolução tecnológica requer cada vez mais conhecimentos, não somente a formação teórica, mas também a prática. Pois, o tratamento conservador, mesmo com o avanço do tratamento cirúrgico, nunca perderá seu valor e necessita de constante aperfeiçoamento. A evidência científica e tecnológica associadas a uma importante ação estratégica na capacitação de novos recursos humanos, com o objetivo resolver a deficiência de profissionais aptos a atuar em equipe multidisciplinar, sob a supervisão de um médico ortopedista, que desenvolverá as competências e evitará uma série de riscos e exposição do paciente.”
O Cap Med Ortopedista Schutz, do efetivo do HCA, agradece ao SORT do HFAG, por trazerem ao HCA a experiência e a excelência de ensino na Ortopedia, que se iniciou desde 2004 no HFAG com o Programa de Residência Médica, e agora contribuindo na formação de graduados de enfermagem habilitados em imobilizações ortopédicas.
Redes Sociais