Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Diretora do HCA é Promovida a Primeira Oficial-General da FAB
Início do conteúdo da página

Hoje, dia 25 de novembro de 2020, ficará marcado na história da Força Aérea Brasileira, pela primeira vez em seus 80 anos de história, uma mulher foi promovida a Oficial General nesta Instituição. A Brigadeiro Carla Lyrio Martins, ingressou na FAB em 1990 e foi primeira mulher a dirigir uma organização militar. Sendo Diretora da Casa Gerontológica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG); Vice-Diretora no Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) e Subdiretora Interina de Aplicação Dos Recursos Para Assistência Médico-Hospitalar (SARAM). Atualmente, comanda com maestria o Hospital Central da Aeronáutica,  já demonstrou grande habilidade e competência assumindo o desafio de conduzir uma Unidade hospitalar de alta complexidade, no momento considerado um dos mais delicados já enfrentados pela área da saúde no mundo inteiro.

As histórias se coincidem, a precursora Oficial-General na FAB foi promovida comandando o HCA, criado em 1942, a primeira Organização de Saúde a ser criada pela FAB, Organização essa que sediou o Serviço de Saúde antes mesmo de sua efetiva criação. No dia 2 de dezembro comemoramos o Dia do Serviço de Saúde da Aeronáutica, temos muitos motivos para comemorar e muitos desafios pela frente.

Por trás de um coque e fardamento impecáveis, uma mineira, 55 anos, de voz doce,  casada com o Coronel Aviador João Pedro Martins e dois filhos, João Pedro e Bruna,  especialista em Hematologia e Hemoterapia, conquistou o seu lugar com muita garra e empenho e se tornou a primeira Brigadeiro da FAB.

Em nome de todo o efetivo do HCA, queremos parabenizar a nossa Diretora, Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, pela linda trajetória de sucesso!

Fim do conteúdo da página