Hoje, dia 25 de novembro de 2020, ficará marcado na história da Força Aérea Brasileira, pela primeira vez em seus 80 anos de história, uma mulher foi promovida a Oficial General nesta Instituição. A Brigadeiro Carla Lyrio Martins, ingressou na FAB em 1990 e foi primeira mulher a dirigir uma organização militar. Sendo Diretora da Casa Gerontológica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG); Vice-Diretora no Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) e Subdiretora Interina de Aplicação Dos Recursos Para Assistência Médico-Hospitalar (SARAM). Atualmente, comanda com maestria o Hospital Central da Aeronáutica, já demonstrou grande habilidade e competência assumindo o desafio de conduzir uma Unidade hospitalar de alta complexidade, no momento considerado um dos mais delicados já enfrentados pela área da saúde no mundo inteiro.
As histórias se coincidem, a precursora Oficial-General na FAB foi promovida comandando o HCA, criado em 1942, a primeira Organização de Saúde a ser criada pela FAB, Organização essa que sediou o Serviço de Saúde antes mesmo de sua efetiva criação. No dia 2 de dezembro comemoramos o Dia do Serviço de Saúde da Aeronáutica, temos muitos motivos para comemorar e muitos desafios pela frente.
Por trás de um coque e fardamento impecáveis, uma mineira, 55 anos, de voz doce, casada com o Coronel Aviador João Pedro Martins e dois filhos, João Pedro e Bruna, especialista em Hematologia e Hemoterapia, conquistou o seu lugar com muita garra e empenho e se tornou a primeira Brigadeiro da FAB.
Em nome de todo o efetivo do HCA, queremos parabenizar a nossa Diretora, Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, pela linda trajetória de sucesso!
Redes Sociais