Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Dia Mundial da Prematuridade
Início do conteúdo da página

Consideram-se prematuros os bebês nascidos abaixo de 37 semanas de idade gestacional.

A prematuridade gera riscos elevados de morte e de sequelas ao desenvolvimento infantil, e os bebês que foram prematuros precisam de acompanhamento especial durante a permanência na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ao longo dos primeiros anos de vida, para minimizar o impacto das condições clínicas próprias da prematuridade e para que sejam estimulados a atingir o melhor desenvolvimento possível.

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTN) do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), inaugurada em 07 de abril 1999, já cuidou de muitos prematuros ao longo de seus 21 anos de existência. A unidade conta com 5 leitos de UTI e 5 leitos de cuidados intermediários, e participa de projetos de humanização da assistência ao prematuro, como a utilização do Método Canguru e do Projeto Polvo. Todos os esforços são voltados para atender aos 11 artigos da Declaração Universal de Direitos do Prematuro. As mães dos prematuros nascidos na UTN do HCA podem acompanhar seus bebês de perto, pois têm acomodação garantida no mesmo andar da UTN durante toda a internação do bebê. Nossa UTN participa também do Projeto Coala que visa à prevenção de agravos relacionados ao uso excessivo de oxigênio nos prematuros extremos. O Ambulatório de Apoio à Amamentação e o Ambulatório de Seguimento dos Recém-nascidos de Alto Risco completam a rede de cuidado integral aos recém-nascidos prematuros e garantem, após a alta, a continuidade do cuidado iniciado na UTN.

Muitas histórias de superação foram vivenciadas pela equipe, pelas famílias e pelos pequenos pacientes, tão frágeis, mas ao mesmo tempo, tão fortes. Em média, nascem no HCA 400 bebês por ano, inclusive de gestantes vindas de outros Estados do país, pois tanto a Maternidade quanto a UTN do HCA são os Serviços de Referência Nacional do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU) para a assistência à gestante e ao bebê de risco. Todos os recém-nascidos no Hospital são atendidos pela Equipe da Neonatal, sobretudo os prematuros, que são admitidos logo após o nascimento. No ano de 2019, entre os bebês internados, 47% foram prematuros. Quanto aos desfechos das internações, 100% dos menores de 28 semanas, ou seja, prematuros extremos, receberam alta hospitalar. 

Devido à importância de valorizar essas histórias de superação e com o objetivo de alertar para a necessidade de cuidados especiais voltados para essa parcela da população infantil, foi instituído o dia 17 de novembro como o Dia Mundial da Prematuridade. A comemoração desse dia também serve para incentivar ações de prevenção do parto prematuro, acompanhamento pré-natal adequado e manejo das doenças gestacionais que possam levar ao parto prematuro. Uma boa assistência obstétrica interfere positivamente na sobrevivência dos bebês na UTI.

O HCA e a UTN aproveitam esse momento para relembrar alguns bebês e suas famílias que passaram pela nossa Unidade nos últimos anos, deixando conosco parte de suas histórias e levando de nós toda a dedicação e o carinho em forma de cuidado. Muitas outras histórias se encontram afixadas no mural da UTN, no quinto andar do hospital, disponível para todos que desejarem conhecê-las.

 

Fim do conteúdo da página