Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > 38° Jornada Científica do HCA
Início do conteúdo da página

Ocorreu no Hospital Central da Aeronáutica nos dias 26 e 27 de agosto de 2020, a 38ª Jornada Científica, alusiva ao 78º aniversário do Hospital. Este evento teve como tema “Desafios da Pandemia de COVID-19: realidade do HCA”, cujo objetivo foi expor o envolvimento do Hospital e as estratégias de enfrentamento a esta guerra travada nos últimos meses contra o vírus. Após a abertura online feita pelo senhor Diretor de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), Major Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, a Coronel Médica Carla Lyrio Martins, Diretora do HCA, deu seguimento à cerimônia de abertura, fazendo seu discurso de boas-vindas, dando início ao evento. Ela estava acompanhada pelo senhor Brigadeiro Médico Marcos Vieira Maia, Diretor do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), que honrou com sua presença e da Vice-Diretora do HCA, Coronel Médica Carmem Pereira Lima.

Convém ressaltar que esta Jornada foi pioneira, pois mantendo sua tradição em sua 38ª edição, foi ajustada a um modelo inovador de transmissão online simultânea, no modelo webinar, através do aplicativo Webex™, com disponibilidade de mil acessos. Desta forma, todo o efetivo do SISAU foi alcançado. O evento também teve uma parte presencial de ouvintes, com redução a menos de 1/3 da capacidade do Auditório do HCA, obedecendo todas as regras de vigilância sanitária vigentes, com distanciamento, utilização de álcool em gel e entrega de máscaras personalizadas para todos presentes.

Diversos temas relacionados aos desafios enfrentados devido ao COVID-19 foram abordados: “Experiência no tratamento do COVID-19; Controle de infecção hospitalar no cenário da pandemia de COVID-19; Odontologia e COVID-19: Atuação da Odontologia do HCA; Odontologia em tempos de pandemia; Atuação do farmacêutico frente À pandemia do COVID-19: Um relato de experiência num gabinete de gestão de crise; Alterações laboratoriais na COVID-19; Gestão financeira do HCA diante a COVID-19; Contratos administrativos em tempos de pandemia do COVID-19; Relato de caso clínico; Estratégias de enfrentamento do COVID-19: Mobilização e adequação da rotina de enfermagem do CTI do HCA”.

As palestras foram proferidas por ilustres convidados em ordem de apresentação: Capitão Médico Fábio Basilio F. dos Santos; Capitão Médico Luiggi Miguez Dantas; Tenente Fisioterapeuta Renata da Silva Leite; Capitão Dentista Josiane C. Rodrigues de Sá; Coronel Dentista Glauce Amaral Pinto Rubim; Doutor Cássio Maia Pessanha; Doutor Marcos Kneip Fleury; Tenente Coronel Intendente Luis Felipe C. Ferro; Tenente Psicóloga Renata P. de M. Hilário e Tenente Enfermeira Sarah Lopes Silva Sodre.

A Jornada apresentou palestras multidisciplinares de alto nível, mesa redonda, com palestrantes do corpo clínico do HCA e alguns professores renomados da UFRJ e Hospital Federal Cardoso Fontes. Também contou com apresentação online de palestra com o Senhor Advogado Geral da União, Doutor Nelson Orlando de Alarcão Duccini, que abordou as questões legais sobre contratos em tempos de pandemia. Desta forma, a Jornada ofereceu conhecimento sobre as diversas áreas assistenciais do HCA, além de gestão e assistência jurídica, envolvidos com a Pandemia.

A Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP) do HCA, sob coordenação do seu chefe, Tenente Coronel Médico Antonio Augusto Junqueira, se esmerou em proporcionar a todos os participantes, presenciais e remotos, uma Jornada Científica que fosse fonte de aprendizado, formação de pensamento científico e difusão de conhecimento para todo o SISAU, evidenciando o grande e excelente trabalho que o efetivo do HCA vem desempenhando ao longo dos últimos seis meses para enfrentamento da Pandemia de COVID-19. Esta Jornada revela que o HCA é uma organização coesa, bem dirigida pela Coronel Carla Lyrio e pronta para avançar no desenvolvimento cientifico, tecnológico, assistencial e de gestão.

“Foi muito gratificante para a DEP desenvolver este trabalho, que envolveu um grande desafio de agregar ensino a distância com presencial. Este pioneirismo é um marco em nossa gestão. Não posso deixar de mencionar que também recebemos 59 trabalhos científicos escritos pelo corpo clínico do HCA especialmente para a Jornada, de alta qualidade, que foram expostos durante o evento no formato digital e que serão publicados na revista da DIRSA. A equipe se empenhou sobremaneira, foi criativa e dedicada. Mas com certeza o apoio da nossa Diretora, Coronel Médica Carla Lyrio Martins, foi o que possibilitou o evento, pois ela estimulou, ajudou e abriu portas para sua execução de maneira tão excelente” , ressaltou o Tenente Coronel Médico Antonio Augusto Junqueira.

Fim do conteúdo da página