Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HCA na Missão Xavante
Início do conteúdo da página

Em 27 de Julho de 2020, os oficiais do corpo de saúde Tenente Coronel Médico Marco Antônio de Farias, 1° Tenente Enfermeira Marcela Novello Serpa e 1° Tenente Médica Lione da Silva do Hospital Central da Aeronáutica embarcaram para o pantanal Mato-grossense (Barra do Garças - MT) para integrar a primeira fase da missão Xavante em combate à pandemia da COVID-19. Trata-se de uma operação interministerial envolvendo os Ministérios da Defesa e Saúde, com o objetivo de levar assistência médica, educação em saúde e insumos para auxiliar a população indígena de etnia Xavante. Foram convocados profissionais de saúde das forças armadas, entre eles médicos clínicos gerais, ginecologistas obstetras, infectologistas, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem oriundos de diversos estados como Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília que reforçaram o atendimento médico local realizado pelas equipes multidisciplinares de saúde indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante.


A Tenente Enfermeira Marcela Novello Serpa, de forma emocionada, enfatizou “Sem palavras para descrever essa experiência incrível que vivenciei! Agradeço a Deus, aos meus comandantes e ao Ministério da Defesa pela oportunidade de participar da Operação Xavante atendendo ao povo Indígena.


Foram dias exaustivos, mas compensatórios, começávamos com a alvorada às 5 horas, ida às aldeias de helicóptero com duração de 1 hora a 1h30 min, trilhas na selva com travessia em rios e troncos de árvores, sol de 40 graus, atendimentos com auxílio de tradutores, e retorno ao batalhão, início da noite durante 7 dias. Formamos um grupo coeso que enfrentou todas as dificuldades e bradou as vitórias juntos.  Levarei para sempre em minha memória essa missão que foi extremamente gratificante, e que ao final me sinto muito abençoada por poder servir o povo Brasileiro, o povo de Deus!”

 

Fim do conteúdo da página