Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Musicoterapia no HCA
Início do conteúdo da página

No dia 05 de agosto os pacientes internados e os profissionais de saúde do Hospital Central da Aeronáutica receberam uma visita especial. O Suboficial Músico Rogério dos Santos Silva, que foi mestre da Banda da Base Aérea de Santa Cruz, por 4 (quatro) anos, encantou os pacientes com seu Projeto Som e Paz.

Há 5 meses, o SO Rogério decidiu dedicar seu tempo e talento para ajudar pacientes internados, com seu saxofone e sua caixa de som, o músico também levou alegria e inúmeros benefícios ao nosso efetivo e demais pacientes.

Podemos citar alguns benefícios da Musicoterapia, como diminuição do nível de ansiedade, redução da frequência cardíaca, redução de pressão arterial e da frequência respiratória, diminuição de dor, de sintomas depressivos e muito mais.

" O som da música ecoava pelas alas do HCA, o qual pude ouvir enquanto trabalhava na Enfermaria de Psiquiatria, e acredito que inúmeras pessoas no HCA foram agraciadas pela música da mesma forma, sejam profissionais de saúde ou pacientes; inclusive, a enfermagem de nosso setor, pessoas com os quais tenho privilégio de trabalhar, levou os pacientes da nossa enfermaria para assisti-lo tocar, tomando os devidos cuidados referentes ao COVID-19. Cabe ressaltar a importância do gesto do SO Rogério ao nos proporcionar esse momento, pois é sabido que a musicoterapia tem implicações profundas na nossa forma de interagir com o mundo, proporcionando melhor integração intra e interpessoal, aprimorando a relação entre o profissional de saúde e o paciente, reduzindo níveis de estresse pessoal e ambiental, com consequências diretas na prevenção, reabilitação e tratamento de doenças, melhorando assim a qualidade de vida dos pacientes e dos profissionais de saúde” enfatizou a residente em psiquiatria Luiza Alves Oliveira.

 

A partir de agora, todas as quartas-feiras, no período da tarde, seremos presenteados com as incursões no pátio interno do HCA.

Fim do conteúdo da página