O Hospital Central da Aeronáutica participou de missão para atendimento médico da população indígena no Amazonas. A missão coordenada pelos Ministérios da Saúde e Defesa, foi realizada na região do Vale do Javari, segunda maior área indígena do Brasil, com uma população de mais de 7 mil indígenas. A operação teve duração de 7 dias e iniciou no dia 16 de junho. Foram 23 profissionais de saúde dos Hospitais das Forças Armadas, dentre eles 2 profissionais do HCA, o Tenente Coronel Médico Dalton Muniz Santos, cirurgião geral e o Sargento Everson Soares Amaro, técnico em enfermagem.
A primeira parada foi no Primeiro Pelotão Especial de Fronteira (1° PEF), onde foram atendidas cerca de 60 pessoas, todos testados para a COVID-19 sem nenhum resultado positivo depois na aldeia indígena Cruzeirinho. Já na Atalaia do Norte, cerca de 10 minutos de helicóptero de Itabatinga foram atendidas aproximadamente 900 pessoas, com 50 resultados positivos para Coronavírus, em um total de 200 testes realizados.
Cerca de 70 mil itens de proteção individual e insumos médicos foram distribuídos para a assistência à saúde na região, objetivando o enfrentamento à COVID-19 nas aldeias no Vale do Javari.
A equipe reforçou, com várias especialidades médicas, o atendimento dos indígenas da região contribuindo com os profissionais de saúde que já atendem a população local.
“Esta foi, sem sombra de dúvida, uma das maiores experiências que tive em 22 anos de carreira na Força Aérea Brasileira. No último dia da missão foi realizada evacuação aeromédica onde a paciente apresentava gravidez tubária, correndo risco de morte, pela área de difícil acesso. Sem a operação, seria preciso 2 horas de deslocamento de lancha para fazer o procedimento, mas graças a agilidade da operação que utilizou um helicóptero, foi possível chegar ao local apropriado em 10 minutos, e mais uma vida foi salva”, ressaltou o Tenente Coronel Dalton.
Redes Sociais