Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Videoconferência - “Experiência do HCA no atendimento dos pacientes com COVID-19”
Início do conteúdo da página

Na manhã do dia 19 de maio, em reunião científica semanal, o Capitão Infectologista Luiggi Miguez Dantas, Chefe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Hospital Central da Aeronáutica, abordou sobre o tema “Experiência do HCA no atendimento dos pacientes com COVID-19”.

A palestra contou com a presença da Diretora do HCA, a Coronel Médica Carla Lyrio Martins, do Tenente Coronel Eduardo Wanderley Estanislau da Costa, chefe da clínica Cabeça e Pescoço e do corpo clínico diretamente envolvidos na coordenação das atividades de enfrentamento ao COVID-19 no HCA. O Diretor de Saúde, Major Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel e o Subdiretor Técnico e de Perícias Médicas, Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves foram os coordenadores da sessão.

Transmitida por videoconferência, a palestra teve quórum nacional, onde as OSAs do Sistema de Saúde da Aeronáutica trocaram experiências relacionadas ao manejo clínico dos pacientes com COVID-19. No HCA, o efetivo assistiu ao evento no auditório, com presença da Vice-Diretora, Coronel Médica Carmem Heloisa Pereira Lima, dos chefes de Divisão e demais membros do efetivo.

Na ocasião, o Cap Dantas apresentou breve introdução, onde abordou as características clínico-epidemiológicas da doença, e na sequência apresentou as estratégias adotadas pela Direção do HCA para triagem, criação de emergência específica para pacientes com sintomas respiratórios, protocolos clínicos utilizados para pacientes com COVID-19, time de intubação orotraqueal rápida, andar de internação com equipe específica e treinada para tratamento da doença. Foram apresentadas também estatísticas do HCA que corroboram o sucesso das medidas até então adotadas.

“O Hospital se preparou para o enfrentamento do novo coronavírus. Houve adequação da estrutura hospitalar e redimensionamento do efetivo, nosso principal objetivo é oferecer melhor assistência ao usuário do Sistema de Saúde da Aeronáutica durante a pandemia” ressaltou o Cap Dantas.

 

Fim do conteúdo da página