Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HCA no combate contra o COVID-19
Início do conteúdo da página

O Hospital Central da Aeronáutica estabeleceu, a partir de 17 de março, um posto de triagem localizado na entrada da Unidade de Pacientes Externos (UPE). A medida tem como objetivo avaliar o estado de saúde de todos as pessoas que entram no hospital, detectar os casos suspeitos da COVID -19, facilitando o monitoramento e evitando o contágio dos demais usuários e efetivo.

A equipe da área de saúde faz algumas perguntas quanto aos sintomas provenientes da infecção provocada pelo Coronavírus. Todas as pessoas que ingressarem no hospital precisam passar pela equipe de triagem e recebem uma etiqueta de identificação sinalizando que este passou pela triagem. Os pacientes que apresentarem suspeita ou manifestação dos sintomas serão encaminhados, imediatamente, para a emergência.

Além disso as consultas, exames e cirurgias eletivas foram canceladas, a partir do dia 17/03/20, liberando os recursos para o atendimento emergencial. Os pacientes graves e críticos além da clínica de obstetrícia e de psiquiatria terão a continuidade dos seus atendimentos.

Estão sendo realizadas reuniões para discutir ações de prevenção, treinamento, atuação das equipes quanto aos experimentos e possíveis alternativas de tratamento ao combate do Coronavírus. Os sintomas mais comuns são: Febre, Tosse e Dificuldade para respirar.

Afastamento imediato do militar do efetivo sintomático e confirmação de diagnóstico o mais breve possível a fim de identificar os possíveis contaminados no efetivo ou seu retorno às atividades o mais breve possível.

Preparo logístico das áreas a serem utilizadas para as crianças e grávidas que contraírem o vírus e necessitarem de internação, visto que o HCA é referência para essas 2 (duas) categorias de infectados.

Obtenção de todos os recursos necessários para o atendimento adequado aos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU), dentro do preconizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Por fim, iniciamos a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe no dia 24 de março, conforme cronograma e antecipação solicitado pelo Ministério da Saúde, a primeira fase contemplará os Idosos (Acima de 60 anos) e os trabalhadores da saúde, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. Para evitar o contato dos pacientes acima mencionados, com os demais pacientes, a vacinação está sendo realizada na Capela do Hospital.

Fim do conteúdo da página