Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do HCA
Início do conteúdo da página

Em 1997 foi criada a primeira turma de residência médica em ginecologia e obstetrícia no Hospital Central da Aeronáutica. Hoje, são mais de 20 anos que a ginecologia do HCA participa intensamente na formação de vários especialistas da área.

Em 2014 foi a vez da criação da residência médica em Videoendoscopia ginecológica, onde os residentes realizam cirurgias laparoscópicas, histeroscópicas e exames de videohisteroscopia.

O primeiro ano do programa de residência é voltado à formação obstétrica, desenvolvendo uma atuação intensa em Obstetrícia, em particular em pré-natal de baixo risco, pronto atendimento obstétrico, centro obstétrico, neonatalogia, alojamento conjunto, ambulatório de revisão puerperal e iniciação a ultrassonografia.

O segundo ano, a formação contempla mais a área de ginecologia, com atuação em ambulatórios especializados (patologia do trato genital inferior, climatério, colposcopia, vídeo histeroscopia, pronto atendimento ginecológico e atividades cirúrgicas de Ginecologia com porte diferenciado de cirurgias). Na área obstétrica o residente de segundo ano atua em pré-natal de alto risco, pré-natal de adolescentes e no Centro Obstétrico. Inicia também sua formação em Oncologia Ginecológica, frequentando ambulatórios de patologia cervical, de patologia mamária, oncologia ginecológica e centro cirúrgico. Continuará seu aperfeiçoamento em ultrassonografia.

O terceiro ano, o residente continua a atuar na área de gravidez de alto risco, participar de ambulatórios especializados de obstetrícia, frequentar centro obstétrico e ambulatórios de mastologia e oncologia pélvica, ter aprendizado em endoscopia ginecológica e complementar sua formação em todos os ambulatórios especializados de ginecologia.

Os três anos de formação são compostos por treinamentos, formação teórica, aulas expositivas e reuniões.

 

Fim do conteúdo da página