Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HCA Promove Curso de Primeiros Socorros e Transporte Pré-Hospitalar
Início do conteúdo da página

No dia 20/02 ocorreu no Posto Médico do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) um minicurso sobre “Segurança no Transporte Pré-Hospitalar e Noções Básicas em Primeiros Socorros”. 

O evento foi promovido pelas chefias médica e de enfermagem do DECEA, Cap Med Schutz e 1° Ten Enf Jessica Bernardes, respectivamente, com o objetivo de atualizar e capacitar tecnicamente os militares da unidade para um melhor atendimento de saúde durante os transportes de ambulância e em casos de emergências clínicas. 

Como instrutores, contamos com a participação do 3° Sgt Rafael Duarte, da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Central da Aeronáutica e do enfermeiro Joelson da Silva Gomes, instrutor do Instituto Centro de Especialização, Capacitação e Atendimento ao Trauma e Emergências (CECATI), que possui ampla formação e atuação nas áreas de Emergência Pré-Hospitalar, Salvamento, Resgate e Suporte Básico e Avançado de vida.

Alguns dos temas abordados foram: “Segurança no Transporte de Pacientes, Tipos de Ambulância, Rotinas de Segurança, Bioproteção, Atuação em Emergências Clínicas: Mal Súbito, Convulsão, Hipotensão E Hipertensão Arterial, Hipo E Hiperglicemias, Desmaios, Fraturas e Entorses”. 

Atualmente, a gestão operacional do Posto de Saúde do DECEA está vinculada ao HCA, e a realização de ações de ensino e instrução aos militares fazem parte do planejamento estratégico para a organização. 

 

Fim do conteúdo da página