O Reiki é uma terapia alternativa e atua em todas as dimensões do ser humano: Físico, Emocional, Mental e Espiritual. A terapia não tem nenhum cunho religioso, e qualquer pessoa pode ser um Reikiano, desde que iniciado por um Mestre qualificado.
Com o objetivo de contribuir para o bem-estar e qualidade de vida do paciente, o Ambulatório de Reiki (“energia vital universal”) não possui nenhuma contra-indicação. O método é realizado com o contato das mãos. O Ambulatório teve início em 04 de setembro e, a princípio, os atendimentos seriam realizados as segundas-feiras. Porém, com o aumento da procura, foram abertas novas agendas. A equipe é composta pelo Vice-diretor do HCA Cel Med Henrique Lourenço Filho, Ten Cel Med Vânia da Silva e Souza, Sgtº Marcelo Gomes David e pelos voluntários Cláudia Gonçalves Saboya e Antônio Fernando Martins Galvão.
A técnica auxilia na recuperação da energia vital e bem-estar através do alinhamento energético dos chakras (pontos do nosso corpo onde a energia vital converge e se redistribui) e traz benefícios como redução da ansiedade e estresse, dor, fadiga, náusea, insônia, melhoria na circulação sanguínea, auxílio na cura de doenças e recuperação de lesões, aumento no controle e equilíbrio emocional, entre outros.
Segundo o Cel Med Henrique Lourenço Filho, “É um importante processo de conscientização da necessidade do uso de Terapias Complementares aliadas à medicina tradicional, essa prática complementa o tratamento e ajuda na parte emocional, são outras formas de cuidar baseadas na humanização, no acolhimento. Não é necessário estar doente para desfrutá-los e, como em qualquer forma de medicina, serão mais eficazes quando usados de forma preventiva”.
Vários hospitais e unidades do SUS (Sistema Único de Saúde), já disponibilizam a terapia para seus pacientes, em vários Estados do País.
O Reiki é um método de terapia alternativa reconhecido pelo Ministério da Saúde, na portaria MS/MG Nº 849, de 27 de Março de 2017, como integrante da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, junto com a Yoga, Musicoterapia, Meditação, entre outras.
O atendimento é realizado na Unidade de Geriatria e Gerontologia do HCA. As marcações devem ser feitas diretamente no setor ou através do telefone 3501-3193.
Redes Sociais