Há aproximadamente dois anos, no dia mundial da Osteoporose, o Hospital Central da Aeronáutica vem desenvolvendo em parceria com a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) a aplicação do teste de risco de um minuto para a avaliação de risco da osteoporose. A IOF é a maior fundação sem fins lucrativos do mundo dedicada à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento da osteoporose e das doenças musculoesqueléticas correlatas.
O Teste Minuto da IOF é composto de 19 perguntas muito simples, com respostas objetivas, que vão ajudar a verificar se o paciente se enquadra em fatores de risco para desenvolver a osteoporose. Além das perguntas, é feito o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), parte integrante do teste. Seu objetivo é conscientizar a população acerca dos fatores de risco para desenvolver a doença e incentivá-la a procurar orientação médica.
A equipe do HCA recebeu esse mês o aceite para apresentação do trabalho na ENDO2018, maior Congresso Mundial de Endocrinologia, a ser realizado de 17 a 20 de março de 2018 na cidade americana de Chicago. O tema “One Minute Test: Osteoporosis Risk Factors in Brazilian Population”, será apresentado pela Maj Med Renata Francioni Lopes Zappala, coordenadora do trabalho realizado em conjunto com toda a equipe do serviço de Endocrinologia e seus residentes.
Redes Sociais