Testes de acompanhamento (Outcome Measures)
(Fonte: https://www.physio-pedia.com/Outcome_Measures)
Um Teste de Acompanhamento é o resultado de uma avaliação objetiva para determinar a função-base que o paciente possui no inicio de um tratamento. Uma vez iniciado o tratamento o mesmo teste poderá ser usado para acompanhar o progresso do paciente naquela função, bem como para determinar a eficácia do tratamento. À medida que a fisioterapia caminha para a Prática Baseada em Evidência estas medidas de acompanhamento nos fornecem uma justificativa segura para determinado tratamento. Devem ser aplicados quando o tempo de avaliação e a condição do paciente permitirem.
Confiabilidade, validade e capacidade de resposta
O Teste de Acompanhamento deve ter demonstrado para medir o aspecto particular da função que é pretendido testar (validade) e os resultados devem ser os mesmos (ou similares), independentemente de quem administra o teste ou quando é administrado (confiabilidade). Finalmente, o teste ou escala deve realmente ser capaz de testar a mudança ao longo do tempo em tudo o que está sendo testado (capacidade de resposta). (...) as medidas de resultado padronizadas devem ser usadas rotineiramente na prática normal:
"Tendo em conta os problemas do paciente, um Teste de Acompanhamento publicado, padronizado, válido, confiável e responsivo é usado para avaliar a mudança no estado de saúde do paciente" (Padrões fundamentais da prática de fisioterapia, 2005)."
Análise estatística
Alguns Testes de Acompanhamento foram testados estatisticamente para determinar a validade e a confiabilidade reais e é preciso notar que alguns são mais válidos e confiáveis do que outros. A análise também deve ser realizada para determinar se a mudança na pontuação no teste é resultado da intervenção (tratamento), ou não.
Existe uma quantidade significativa de testes para fisioterapia que podem ser facilmente encontrados na web. Nosso objetivo não é relacioná-los aqui, mas apenas informar que alguns são mais específicos que outros, ou que alguns são mais confiáveis que outros; também é preciso se certificar que o teste tenha sido validado para utilização no Brasil, e você encontra muitas destas validações pesquisando pelos indicadores apropriados nas bases de dados. Segue abaixo os Testes de Acompanhamento mais utilizados no nosso setor de fisioterapia.
Links para pesquisas:
http://www.orthopaedicscore.com/
http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/tabelas/tabela_de_referencia_fangulares.htm
https://www.physio-pedia.com/Category:Outcome_Measures
http://www.rehabmeasures.org/rehabweb/allmeasures.aspx?PageView=Shared
Redes Sociais